Qual a Forma Mais Rápida de Mover um Motor?

guincho hidráulico

Qual o melhor jeito de retirar um motor do cofre e move-lo sem danificar a carroceria ou o próprio reparador?

A vida em uma oficina mecânica não é nada fácil sem as ferramentas corretas. Há várias formas de desapertar uma porca mas como seria possível sem a chave do número correto?

Aquela chave 10 ou a 13 que sempre somem para tirar aqueles parafusos mais complicados de alcançar.

Claro que um bom jogo de chaves é essencial para o funcionamento de uma oficina. Jogo de chaves sextavada, também conhecido como hexagonal ou allen facilita a vida na hora de sacar um cabeçote ou um bom conjunto de chaves combinadas e de soquete.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina

Mas além do básico de uma oficina, para conseguir ganhar tempo, há ferramentas que permitem o mecânico trabalhar sozinho e há quem prefira isso.

Para quem está começando pode parecer um investimento alto mas pense, retirar um motor para retífica pode ser uma tarefa bem complicada sem a ajuda de um guincho hidráulico.

Veja Também:

Retificar ou Trocar o motor? O que é melhor?

4 dicas para detectar a hora certa de fazer a retífica do seu motor!

Um motor quatro cilindros básico como vemos no vídeo abaixo, chega a pesar 140 kg montado completo. Desmontando algumas peças como cabeçote, carter, aliviamos alguns quilos porém ainda é desajeitado de retirar.

Veja no vídeo a seguir como retirar o motor de um carro sem as ferramentas adequadas

Além de problemas para retirar o bloco do carro sem danificar outras peças em volta ou a carroceria, qualquer movimento brusco pode causar uma grave lesão muscular, te colocando de cama por vários dias.

Por conta disso há algumas ferramentas pesadas que foram pensadas para facilitar a vida do mecânico como o guincho hidráulico.

A construção do guincho, também conhecido como “girafa”, consiste em duas barras paralelas horizontais com rodas ou roletes em suas pontas, unidas por outra barra com sustentação ao centro dela para o sistema hidráulico na parte superior com braço articulado. É um sistema simples mas que na hora de retirar algo com mais de 100 kg do lugar, vai facilitar a vida e muitas vezes é mais barato que um ajudante.

Guincho hidraulico Bovenau
Guincho hidraulico Bovenau Guincho hidráulico Bovenau para 2 ton. (foto: divulgação Bovenau)

A capacidade de um guincho simples começa em 500 kg, já possibilita a remoção da maioria dos motores, se não, todos os motores movidos à gasolina, etanol ou gnv.

Para motores para trabalho pesado: diesel ou carvão; há girafas com extensor e capacidade de até 2.000 kg.

Veja abaixo a forma correta de se trabalhar usando o guincho hidráulico

O extensor é também um reforço para o braço hidráulico, quando está encolhido, ele aumenta a capacidade de carga, quando estendido, a capacidade diminui. Confira sempre a capacidade de carga do guincho hidráulico antes de içar um motor, em sua lateral, há uma etiqueta com instruções da utilização correta da ferramenta.

Confira as dicas para desmontar, retificar e montar motores!

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica