O câmbio AL4 é utilizado há muito tempo na linha Peugeot e Citroën. Dado como um item de manutenção complicada, separamos algumas dicas de como fazer a manutenção desse componente.
O câmbio AL4 é muito comum entre o No Peugeot 206, 207, Renault Duster, Citroën C3, dentre outros. O número de veículos fabricados com esse câmbio, facilita na hora da busca por mão de obra e peças de reposição, porém não é um câmbio automático fácil de ser reparado.
Um mito que já foi desvendado sobre este e diversos outros casos é o da troca de óleo, que no início, não era feito por indicação do próprio fabricante, pois tecnicamente o fluído do câmbio era para durar tanto quanto o próprio carro.
Veja a seguir Mitos e Verdades sobre o câmbio AL4 segundo a oficina Technic, especializada em franceses
O ideal é conferir a vazão das eletroválvulas e substituir quando a pressão está na faixa de 2.0 e 2.3 bar. O câmbio trabalha com alta pressão e as eletroválvulas são responsáveis pelo trabalho.
Substitua juntas, teflon da tampa, retentores, pistões e cintas do câmbio.
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As cintas velhas costumam abrir fissuras e precisam ser substituídas. O tambor também sofre desgaste e pode ser feita a retífica ou substituição. Pode ser feita a regulagem no êmbulo ou parafuso de regulagem para que seja reaproveitado o tambor.
Veja a seguir a montagem do câmbio AL4 com o canal Leomatic, especializado em câmbios automáticos. Confira as dicas para regulagem
Créditos da foto de capa: Pinterest
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