O câmbio AL4 da Citroën apresenta alguns problemas crônicos. Confira a seguir como resolver um destes problemas que impede a troca de marchas.
O câmbio AL4, desenvolvido pelo grupo PSA, é um câmbio automático que tem como principal característica a detecção da relação entre a rotação do motor e velocidade do veículo, efetuando as trocas de marcha no momento ideal.
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Mas nem tudo são flores! Apesar de sua tecnologia inovadora, este câmbio é muito conhecido pelos seus inúmeros defeitos que acabaram desapontando os proprietários.
Um dos defeitos mais comuns que este câmbio apresenta é justamente a impossibilidade de engate das marchas.
Sintomas
- Tranco na troca da primeira para a segunda marcha
- Terceira marcha engatada constantemente (não ocorre o desacoplamento)
- Dificuldade de engate da marcha ré
- Ruídos acima do normal
Causas
Uma das causas deste problema ocorre na cinta de frenagem.
O desgaste desta peça impossibilita o sincronismo do conjunto do redutor planetário, não permitindo o engate da ré.
Com isto, o câmbio trabalha acima do seu limite causando o desgaste prematuro dos componentes.
Solução
Neste caso, a troca da cinta pode resolver o problema, porém nem sempre é necessário realizar a troca do redutor planetário. Portanto, verifique mecanicamente e metricamente o componente, para assim deduzir uma troca.
Devido o desgaste prematuro, é necessária a troca dos cilindros do eixo principal, assim como o óleo e o filtro, garantindo a manutenção correta do câmbio.
Caixa de câmbio automática AL4 do canal Mecânica do Beto
Créditos da foto de capa: Pinterest
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