- Rafael Micheski
- junho 16, 2021
- 1:50 pm
- No Comments
A SKF é uma multinacional sueca, que atua no Brasil há mais de 100 anos. A frente na tecnologia de produtos para o setor automotivo, petroquímico e de mineração, hoje, possui ações ativas para se comunicar com distribuidores, varejistas e reparadores.
Com mais de 110 anos de história, a SKF está presente em 130 países, com mais de 100 locais de fabricação. Desde a fundação, concentra-se na qualidade e desenvolvimento técnico de seus produtos. No Brasil desde 1916, a fabricante conhece como ninguém a cadeia de consumo e por meio de ações abrangem desde fornecedores, distribuidores e varejistas, também está presente no dia a dia do reparador do século XXI. Para falar das ações da SKF no Brasil, conversamos com Daniel Leite, Diretor Comercial da SKF na América Latina.
Daniel Chimello Pereira Leite está na SKF desde sua época de faculdade, é sua única empresa profissional. Formado em Engenharia Mecatrônica, pós-graduado em Estatística e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, ele atua na área automotiva há 16 anos e nos últimos 4 anos, se tornou responsável pelo aftermarket da SKF no Brasil e desde 2019, também pela América Latina.
A SKF é reconhecida mundialmente pela qualidade em seus produtos nos mercados: industrial, mineração, petroquímico e automotivo. Daniel destaca o sucesso da fabricante inclusive em aplicações aeroespaciais, com a utilização de componentes nas sondas modelo rover, enviadas a Marte pela NASA “até em Marte os produtos SKF ajudam a colher materiais para pesquisa, os produtos SKF são aplicados das mais diversas formas, no setor automotivo é onde a SKF tem focado seus investimentos, não só para montadoras, mas principalmente no mercado de reposição, onde tem grande expressão, se conectando a distribuidores nacionais e regionais, estando entre as primeiras marcas em relação a volume de negócios”.
“os estudos mostram a evolução ano a ano da frota nacional, é fato que temos potencial para melhorar a economia do país”
O setor automotivo representa uma fatia de mais de 20% do PIB industrial e sua influência sobre a economia está ligada também a outros setores industriais, e neste ponto, a SKF está otimista com a projeção dos próximos meses “o Brasil na minha opinião é privilegiado com mais de 65 milhões de veículos em circulação, para mim é fato de que temos potencial para melhorar a economia do país e atender a demanda de reparação” relata Daniel “apesar das dificuldades de readaptar a oferta e demanda do mercado, estamos com foco nas pessoas e nos negócios, não separando os dois”, relata Daniel.
Utilizando de sua experiência, a SKF se preparou para enfrentar da melhor forma o período de pandemia, desde 2020, quando foram formados comitês que ajudaram a organizar a contensão de custo e parcerias de negócios, colaborando para minimizar os problemas, mirando a retomada do crescimento “essa crise trouxe muitos desafios e afetou de diversas maneiras os negócios, foi importante a velocidade de adaptação, gerando experiência não só nas fábricas mas também em toda cadeia de consumo. Para mim é nítido que o mercado de autopeças vem enfrentando esse momento de crise de uma forma melhor que muitos mercados”, relata Daniel.
Estruturada, a SKF se adequou à realidade do mercado em 2021 e enfrentou os problemas de abastecimento. Apesar do desafio, a fabricante está a todo vapor para atender a demanda “os estudos mostram a evolução ano a ano da frota nacional e na minha opinião, é fato que temos potencial para melhorar a economia do país. Acredito que este ano será muito melhor que 2020”, completa Daniel.
“até o final do ano, 30% da nossa comercialização será representada por novos produtos”
Na ponta da cadeia de consumo, a SKF está diretamente ligada aos reparadores, que conhecem a fabricante e a qualidade dos produtos do mercado de reposição, sobretudo rolamentos, mas Daniel também destaca outros produtos “a SKF é líder mundial em rolamentos automotivos, que representa 40% dos negócios e são mais 14 linhas de produtos somando mais de 5 mil itens. Até o final do ano, 30% da nossa comercialização será representada por novos produtos em linha de homocinéticas, rolamento para caixas de direção, kit de correntes sincronizadoras, componentes hidráulicos de embreagem e bomba d’água elétrica.
Veja também:
Confira o que pode estragar os rolamentos das rodas
Entenda tudo sobre junta homocinética
Fazendo parte da transformação digital da cadeia de consumo, desde distribuidores, varejistas até os reparadores e consumidores finais, a SKF se movimenta de forma ativa para se comunicar e fortalecer a parceria com seus clientes “devido a pandemia, aceleramos as iniciativas dos canais digitais e hoje, com um propósito muito grande de escalar a nossa influência através de soluções digitais para toda a cadeia da reparação automotiva, temos o marketplace http://www.compreskf.com.br direcionado ao consumidor, nosso catálogo digital que agora possui uma evolução onde é possível ter acesso aos dados do veículo com a digitação da placa para uma aplicação mais assertiva e Portal da Qualidade SKF foi desenvolvido para proporcionar um canal de comunicação com os clientes. Nós temos também, um plano de fidelidade chamado Mestres do Varejo para se conectar com os varejistas de forma digital, dando suporte e premiações para evoluir em seu negócio e hoje, temos um novo portal B2B http://www.skfconecta.com.br para um autoatendimento dos nossos distribuidores”, destaca Daniel Leite.
Adquira produtos SKF. Clique aqui
Com um carinho especial pelos reparadores, a SKF desenvolveu o SKF College onde oferece cursos de especialização EAD e presenciais, onde são abordados vários tópicos do dia a dia da oficina, como diagnóstico e análise de rolamentos, sistema de distribuição, sincronismo de motores, sistema de arrefecimento, além de podcasts e boletins.
Para quem possui uma oficina mecânica, outra ação da fabricante é sua rede credenciada, o SKF Car Center, especializadas na aplicação de produtos SKF, que foi criada para levar a qualidade e confiança da fabricante “o SKF Car Center é uma das formas onde conseguimos nos conectar e nos aproximar dos reparadores do Brasil”, comenta Daniel Leite. O SKF Car Center oferece formação e assistência técnica contínua ao reparador, maior capacidade na compra de produtos SKF, consultoria e auxílio à gestão da oficina, além de indicadores de performance. Para fazer parte da rede de oficinas, acesse https://skfcenter.com.br e preencha o formulário com os dados de sua oficina.
Confira linha de montagem de rolamentos de 3ª geração da SKF Brasil
Finalizando, Daniel Leite está otimista com os próximos passos da SKF e deixa uma mensagem para nossos leitores “ao nosso querido leitor da Revista Digital do Canal da Peça, acreditem no Brasil, estamos em um país maravilhoso com mercado de reposição automotivo com potencial enorme. A SKF já é um negócio centenário e para continuar prosperando por muito mais, a SKF acredita e trabalha com a economia sustentável, com foco na economia circular para melhor aproveitamento dos recursos naturais e economia social para contribuir para uma sociedade igualitária com papel muito importante auxiliando toda a cadeia produtiva, desde fornecedores, até clientes, reparadores e donos de veículos. O futuro existe e teremos prosperidade para toda a comunidade”.
Foto de capa: divulgação SKF
Compre SKF:
Homocinéticas & Semieixos
Braços & Terminais
Bomba d’Água
Barra Estabilizadora & Bieletas
SKF College