Sensores que fazem a leitura da pista e regulam o amortecedor antes do veículo cair no buraco, essa tecnologia promete muito para os carros!
Já imaginou um sistema de suspensão com detector de buracos? Isso é possível nos EUA e pode trazer muito conforto para o motorista.
A Ford Motor Company, lançou no Fusion Sport V6 fabricado no EUA, a tecnologia chamada CCD (Continously Controlled Damping), podendo ser traduzida como Controle Contínuo dos Amortecedores.
Com 12 sensores de alta precisão, uma central eletrônica recebe a leitura dos sensores, interpreta e envia sinais para atuadores localizados nos 4 amortecedores do veículo.
Tudo isso a cada 2 milissegundos.
Veja mais:
Problema Crônico na Suspensão do Celta?
Teste da Suspensão ao Extremo! Confira!
A consequência de toda essa eletrônica embarcada é que os amortecedores já se adéquam e mantém o melhor balanço e rigidez da suspensão antes mesmo dele “cair” num buraco.
Resultando em viagens mais confortáveis e seguras, evitando o fim de curso dos amortecedores e solavancos muito fortes a ponto de perder o controle do veículo.
Lembrando que, a tecnologia age sobre os amortecedores, ou seja, buchas, molas e batentes de amortecedor, continuam convencionais e absorvem boa parte das irregularidades da pista.
Mas será que a suspensão com detector de buracos funcionaria no Brasil?
Suspensão inteligente do Ford Fusion do canal Manufacturing.NET
Crédito da foto de capa do Blog: divulgação Ford
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores