Os motores EA-211 TSi utilizados no grupo VW (Audi, Volkswagen e Skoda) com turbocompressor precisam de cuidados na hora da troca da sua bomba d’água.
Quando se fala em motores turboalimentados, mesmo os de construção mais antigas como o EA-111 aplicado no VW Gol 1000 Turbo no começo dos anos 2000, Fiat Uno Turbo, Audi A3 Turbo, a manutenção possui particularidades, seja o tratamento de peças como pistões com revestimento cerâmico, comandos de válvulas, mas também a manutenção comum como a troca de uma bomba d’água, merece atenção.
O motor EA-211 1.4 16v Turbo, é amplamente utilizado no VW Golf, Polo, Virtus, Tiguan, T-Cross, Audi A3 e Q3. Sua construção que também possui versões de três cilindros é compacta e para isso, componentes são estrategicamente desenhados para o melhor aproveitamento de espaço.
No caso da bomba d’água do motor EA-211, sua carcaça original possui duas válvulas termostáticas para controlar de forma independente a temperatura do cabeçote e do bloco do motor. No mercado de reposição, há quem forneça a carcaça separada das válvulas termostáticas, porém o reparador Norival Silva recomenda a troca do conjunto completo, evitando um novo reparo em pouco tempo.
Confira os locais onde a bomba d’água costuma vazar com a Capricho Auto Peças e Ferramentas
Desmontagem
1. Desmonte o tubo de pressurização do lado direito da tampa de válvulas e o tubo do respiro do motor para liberar o espaço para trabalhar.
2. Com uma chave Torx 30, solte os parafusos da capa da correia da bomba, localizada logo abaixo da tampa de válvulas do lado direito.
Dica: preste atenção na posição das abraçadeiras das duas mangueiras, de preferência faça uma marcação para colocá-las na mesma posição.
3. Prossiga com a retirada da capa da correia para ter acesso ao suporte da mangueira e continue a desmontagem do suporte da mangueira, utilizando a ferramenta específica para troca.
4. Solte a mangueira do tubo d’água e solte as mangueiras do radiador (inferior e superior) e também as mangueiras do ar quente.
5. A bomba é fixa por seis parafusos Torx 30, prossiga com a desmontagem deles para a retirada da bomba d’água e da correia.
Dica: A correia tem vida útil próxima da bomba d’água, cerca de 60 mil quilômetros, portanto se a última manutenção no conjunto já possui algo próximo dessa quilometragem, providencie a troca da correia.
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Montagem
1. Com a bomba d’água nova fora do carro, instale a correia e tencione-a com 20 Nm.
2. Limpe o local de onde a bomba d’água é instalada e faça a lubrificação da lateral da bomba d’água com vaselina antes da montagem.
3. Ao colocar a bomba d’água no local, instale um parafuso guia, a correia e encaixe os outros parafusos.
4. Confira a montagem da correia e o torque de 20 Nm. Comece a apertar os parafusos da bomba de forma cruzada.
5. Com a bomba fixa, comece a montagem do suporte das mangueiras e depois encaixe as mangueiras: inferior, superior, do tubo d’água.
6. Mantenha a mangueira de retorno livre para retirada do ar no sistema e comece a abastecer o reservatório de expansão com aditivo recomendado pelo fabricante. Se utilizar aditivo concentrado, a proporção é metade em aditivo e metade em água desmineralizada.
7. Conforme for abastecendo o líquido, confira a mangueira de retorno, quando ela soltar o líquido, recoloque-a no lugar.
8. Monte o tubo de pressurização e ligue o motor para checar o nível de arrefecimento.
Dica: faça a checagem da temperatura do veículo com o aparelho de diagnóstico após a ventoinha ligar duas ou três vezes.
Confira as dicas da troca da bomba d’gua do EA-211 com a oficina Garage 545
Foto de capa: Carnews