Troller: O Último Grande Carro Brasileiro?

Troller

Se pedirmos para um fã de automobilismo falar em fábricas brasileiras, o primeiro pensamento vai ser as grandes fábricas da Chevrolet, da Volkswagen e da Ford no ABC paulista. Se pedimos que ele dê mais exemplos, vai se lembrar das fábricas da Toyota, Hyundai e Honda no interior paulista – e até vai se lembrar das novas fábricas que a Mercedes e a BMW estão construindo em território nacional.

O sul e sudeste estão cheio de exemplos de montadoras que criam modelos para o Brasil e outros mercados.

Mas, se você pedir para que ele se lembre de uma montadora com o DNA 100% brasileiro, poucos vão imaginar que, na região metropolitana de Fortaleza, vive aquela que ainda hoje é a única fábrica nascida com as cores verde-e-amarela. Desde 1997, a Troller é a joia do Ceará que conquistou o Brasil.

Horizonte, 1997: Troller veículos especiais S.A.

É um jipe vermelho, bonito, descendo uma pedra em alguma praia cearense. Essa é a foto promocional do primeiro modelo da Troller, em 1997. Chamado de RF Sport, o tinha o motor 1.8 à gasolina (sendo trocado por um 2.0 de 110 cv em 1998).

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A empresa começou a criação de veículos ainda em 94, com as primeiras unidades experimentais compradas por equipes de rally – a estética do RF, com ampla grade e linhas retas, já dava a entender que o todo-terreno seria a razão de ser da marca.

Dakar, 2000: Areia pra todo o lado

A edição do rali Paris- Dakar de 2000 foi histórica por diversos motivos: pela primeira vez, a prova se estenderia até a cidade de Cairo, no Egito.

E também, pela primeira vez, a marca brasileira enviou jipes para competir naquela que foi considerada a mais tradicional e difícil prova em todo o planeta.

Hoje a ação da empresa é quase uma unanimidade em competições de todo o terreno nacionais, como o Rali dos Sertões e a Copa Troller, que já se tornou uma das mais concorridas provas de rali no país. Isso se deve ao modelo que nasceu em 2001 e que até hoje se mantém como a estrela da empresa.

Sobre o T4

O T4 é muito parecido com o RF, só que sua carroceria é fechada, o que o torna muito mais versátil até para cidades. Concorrendo com jipes pequenos como os Suzuki Vitara e Jimny, além do Mitsubishi Pajero Mini, o brasileiro se saiu muito bem. Outro modelo que a empresa lançou nessa “época de ouro” foi a picape Pantanal, que não teve o mesmo sucesso

Brasília, 2007: a ajuda do tio Sam

Apesar de genuinamente brasileira, a Troller hoje não opera com capital totalmente nacional. Essa mudança ocorreu em junho de 2007, quando o presidente da Ford América do Sul anunciou a compra da montadora brasileira.

O valor é desconhecido, mas sabe-se que tal incorporação fez parte de um pacote de investimentos de R$2,2 bilhões no país.

Hoje a empresa continua produzindo carros em sua fábrica, às margens do Km 37 da BR-116, em Horizonte (CE). A parte administrativa se mudou para São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.

Seja onde for, a Troller permanece como uma bem sucedida produção nacional no mercado. E os seus modelos, reconhecidos mundo afora, são lembrados como símbolos de resistência para a cidade e para o campo.

Confira este vídeo que separamos para você.

Troller T4 Stage 2 260cv do canal UsadosBR.com

Crédito da foto de capa do Blog: Guia Off Road

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