Veja Como Funciona a Tração 4X4

Tração 4X4

Entenda tudo o que você precisa saber sobre a tração 4×4! Conheça mais sobre este tipo de transmissão e suas duas únicas vertentes.

Quando dizemos que um veículo possui tração 4X4, imaginamos que esta função é apenas tracionar as quatro rodas ao mesmo tempo.

Mas a verdade é que o conceito de 4X4 vai além disso, por exemplo, em uma curva o diferencial ajusta a velocidade da roda que está no lado de fora.

Veja Também:

Veja Como Funciona a Tração 4×4

Você Sabe o Que é o Bloqueio de Diferencial?

Isso porque a roda de fora faz um percurso maior em relação a roda que está para o lado de dentro da curva, permitindo mais estabilidade no trajeto.

Significado de 4×4:

O primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras, neste caso o veículo possui tração nas 4 rodas.

É possível Encontrar Diferencial na Parte Dianteira e Traseira - Tração 4x4
É possível Encontrar Diferencial na Parte Dianteira e Traseira – Tração 4×4

Fonte: Rolo 4X4

A roda motora é a roda responsável por receber toda rotação e torque de saída do câmbio e transmitir para o solo.

Os veículos 4×4 possuem duas vertentes, os que possuem tração AWD (All Wheel Drive) e o que possuem tração 4WD (Four Wheel Drive) apresentados a seguir:

  • AWD: AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 4 ou 2 rodas motoras.
  • 4WD: A tração 4WD é abreviação de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes, esta configuração permite que o condutor escolha se deseja apenas tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas a partir do acionamento de um botão.
  • Reduzida: Sistema presente em carros 4×4 alguns veículos possuem um conjunto de câmbio Hi (High – Alto) e Lo (Low – Baixo), na qual o Hi corresponde ao câmbio normal para ser usado no dia a dia, já o Lo ou reduzida é utilizado em situações específicas, normalmente é usado em trilhas.

Transmissão 4×4 do canal meucarangotv

Crédito da foto de capa: Pinterest

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Cabos de Acionamentos
Anéis sincronizados
Coxins
Juntas & retentores da transmissão
Homocinéticas
Semieixos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica