Conheça a história e o passo a passo do funcionamento dessa tecnologia! Aprenda a instalar o turbocompressor em seu motor
Os primeiros estudos a respeito do turbocompressor aconteceram no início do século XX na Suíça, com a aplicação dos conhecimentos do Engenheiro Alfred Büchi sobre dinâmica dos fluidos.
Em 1909 Alfred Büchi juntou-se a Sulzer Brothers Ltd. e continuou seus estudos, iniciados em 1905, para a aplicação do turbo charge em motores diesel de aplicação marítima.
Fonte: Motorsport XXL
Em 1911 a empresa abre uma planta experimental para o desenvolvimento de turbos charges e graças a este investimento o primeiro protótipo surge em 1915.
Este estudo estava a frente do seu tempo, considerado avançado para a época, só foi retomado em meados dos anos 1930 e 1940 com intuito de solucionar os problemas das pesquisas do engenheiro.
Veja Também:
Como Evitar Problemas com a Turbina de um Motor
Veja Como são Produzidos os Turbocompressores
O novo estudo tinha como objetivo, tornar a produção de turbocompressores uma economia de escala, iniciando primeiramente na Europa e depois nos Estados Unidos.
Da Engenharia Naval para as demais Engenharias
Na Segunda Guerra Mundial o sistema de turbocompressores foi aplicado em motores de aviões militares, esta adaptação foi desenvolvida pela General Eletric.
Com essa nova aplicação e as novas tecnologias, seu processo de fabricação tornou-se mais rápido e barato, alavancando esta tecnologia.
Fonte: Auto Sina
Atualmente seu emprego é amplo e enquadra nas áreas navais, aeroespaciais, automotivas e energéticas.
O uso de sistemas de sobrealimentação é comumente empregado na engenharia automobilística devido ao aumento do rendimento dos motores. Porém no início, o ponto fraco dos turbocompressores era seu rendimento em baixas rotações.
Hoje, existem sistemas para solução desse e de outros problemas, como o caso do anti-lag.
Vantagens do Turbo Compressor
O sistema turbocompressor aumenta o rendimento volumétrico do motor por consequência o rendimento global do mesmo.
Este ganho significativo de eficiência é suficiente para aumentar a potência do motor, tornado o uso desta tecnologia muito comum entre preparadores e amantes por velocidade.
Fonte: 65 Engines
Apesar do aumento de potência, o torque tende a sofrer uma queda mínima se comparado ao torque máximo obtido pelo motor sem o sistema. Porém, o sistema eleva o torque disponível em todos os regimes.
Como funciona e como é instalado o Turbocompressor
O sistema é dividido em duas partes: quente e fria, como apresentado na imagem a baixo.
Fonte: Wikipédia
Parte quente do turbocompressor
A parte quente corresponde a turbina. Ela é responsável por transformar a energia (gases a alta temperatura e pressão) presente no fluido de escape em energia mecânica, rotacionando a turbina.
O eixo que liga a turbina ao compressor transmite essa energia para o compressor, comprimindo o ar de admissão, fazendo com que um maior volume de ar seja admitido pelo motor.
Veja Também:
Carro turbinado x aspirado: entenda as diferenças
Como são produzidos os turbocompressores da Master Power
Parte fria do Turbocompressor
A parte fria corresponde ao compressor. Ele é responsável pela compressão do ar admitido, para isso, aproveita a energia dos gases de escape coletada pela turbina e fornece esta energia para os gases de admissão.
Fonte: Mega Arquivo
Essa compressão promove a admissão da maior quantidade de ar para a combustão, comparado ao um motor sem o sistema turbocompressor, aumentando o seu rendimento devido a otimização da mistura para a combustão e aproveitamento da energia presente nos gases de escape.
Como funciona o turbocompressor do canal flexofenix .com.br
Como montar um kit turbo em apenas 20 minutos do canal LORETTO MOTORES
Para que serve o intercooler e aftercooler?
O intercooler é localizado antes da turbina, enquanto o aftercooler encontra-se posicionado entre a turbina e o coletor de admissão, a função de ambos é diminuir a temperatura do ar de admissão em pelo menos 20°C.
Fonte: Fullteck
Aconselha-se o uso de inter/aftercooler para motores com pressão maior que 0,8 bar, devido a alta temperatura que o ar de admissão pode chegar.
Intercooler: Como funciona do canal ALTARPM
Válvulas Wastegate
Fonte: Fullteck
Essa válvula é responsável por controlar a pressão da turbina, ela é acionada quando a pressão tende a passar da pressão estabelecida pelo projeto.
Veja Também:
Veja as Diferenças Entre um Honda Civic SI Turbo e um Aspirado!
Veja Dicas para Não Cometer Erros na Preparação de um Motor
Para isso os gases de escape são direcionados para fora sem passar pela turbina, reduzindo assim a pressão e velocidade de rotação da mesma.
Válvula Wastegate: Como funciona do canal ALTARPM
Blow off
Fonte: Fullteck
A válvula blow off tem o objetivo de aliviar as peças que possivelmente seriam solicitadas devido a alta compressão.
A borboleta quando é fechada, o compressor continua comprimindo o ar para a admissão do motor devido a inércia do movimento, nesta hora o blow off atua, liberando o ar comprimido evitando danos aos componentes.
Válvula de Prioridade
Fonte: Fullteck
Com a mesma função do blow off, porém com som característico, esta válvula é instalada na tampa de pressurização e possui a função de aliviar os componentes mais solicitados com a compressão.
Esta válvula é muito conhecida por produzir o barulho semelhante a um “espirro”.
Como funciona a válvula de prioridade do canal ALTARPM
Válvula Pop Off
Fonte: Fullteck
Assim como a wastegate, a válvula pop off também alivia pressão do sistema, porém limita a pressão da turbina, aumentando a eficiência do sistema.
Confira o vídeo a seguir que apresenta o funcionamento de um turbocompressor com o sistema de válvula wastegate.
Teste da válvula Pop-Off do canal Angelo Bonalume
Crédito de foto de capa: Autoevolution
Crédito de matéria: SPA Turbo