Conheça o processo de fabricação do componente responsável pelo sincronismo do motor! Entenda como é usinado um virabrequim
O virabrequim ou eixo de manivela é responsável por transformar o movimento linear dos pistões em movimento de rotação. É também a peça responsável por sincronizar todo motor, é a partir dele que a corrente ou correia que traciona o comando de válvulas para a referência e movimentação das válvulas do motor.
Veja Também:
Virabrequim: O Que é? Como Funciona?
Veja Como É Fabricado Pistões, Bielas e Virabrequins Forjados
Este componente do motor pode ser fabricado de diversas maneiras, as duas mais comuns são: forjamento ou usinagem. Nesta matéria abordaremos o processo de fabricação de um virabrequim usinado.
Fonte: Stevies Crazy Garage
Para se usinar o virabrequim é necessário tornos especiais que permitem a usinagem da geometria correta, desta forma listamos os principais passos para o processo de fabricação desta peça.
Processo de Fabricação do Virabrequim Usinado
- Faceamento do blank (tarugo de metal)
- Remoção do sobremetal
- Usinagem dos assentos do mancal
- Usinagem dos contrapesos do virabrequim
- Usinagem dos assentos da biela
- Remoção do material em excesso para redução de peso
- Usinagem dos furos para a fixação do volante
- Passe de acabamento
Confira no vídeo o processo de fabricação de um virabrequim usinado.
Sabe a diferença entre um virabrequim flat plane e cross plane? Veja a seguir com o canal Alta RPM
Créditos da foto de capa do blog: Hegenscheidt MFD
Créditos da matéria: Alex Perry
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Eixo Árvore
Bronzinas do Eixo Árvore
Capa do Mancal
Engrenagem do Eixo Árvore
Arruelas de Encosto