- Rafael Micheski
- julho 27, 2021
- 5:00 pm
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Como todo negócio, a oficina mecânica e auto center precisa de lucro para continuar a caminhada. Veja algumas dicas básicas de como investir e ter retorno com mais receita e clientes
Lucro é o principal termômetro para saber se o negócio vai bem, mas no dia a dia da oficina, os problemas técnicos com o serviço dos carros acaba tomando o tempo de preparar e planejar o funcionamento administrativo, marketing e contabilidade.
Afinal, hoje com o acesso à informação, está cada vez mais difícil lidar com a concorrência e a oficina precisa se destacar, não só no serviço de qualidade, más também em tudo que envolve o cliente.
Redes sociais
Faça parte das redes sociais para atingir novos clientes e passar a imagem de sua oficina. O marketing digital pode parecer complicado no início, porém com um único celular, você pode treinar gravando alguns vídeos curtos de procedimentos, por exemplo.
O básico é iniciar com o Instagram e Facebook que possuem um alcance grande e são utilizados pela maioria das pessoas. Além da divulgação, vocês terão um canal aberto para esses clientes tirarem dúvidas e também a oficina pode compartilhar campanhas de promoções. Veja um exemplo da Auto Mecânica RL no Instagram.
Promoções
Falando em promoções, um dos serviços que ocupam menor tempo hábil na oficina e rendem lucro, são revisões básicas.
Desconto em serviços ou oferecendo um pacote de revisão pode ser a oportunidade que você estava procurando para atrair novos clientes. Sem comprometer o seu lucro, muitas vezes há como combinar com um fornecedor parceiro as peças que fazem parte do pacote, como discos e pastilhas de freio, ou troca de óleo e filtro. Uma dica é utilizar o histórico de manutenções mais corriqueiras de seus clientes para saber onde trabalhar da melhor forma.
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Parcerias
Como falamos acima, parcerias podem ser úteis na hora de criar promoções, mas também podem ser utilizadas na outra ponta do negócio. Frotistas, empresas da região e taxistas podem ser um público de alta relevância para você.
Além de criar um bom relacionamento com estas empresas e grupos de motoristas, a divulgação boca a boca do seu trabalho acaba sendo natural quando o serviço é bem-feito.
Diversificação
Confira se na sua oficina falta algum serviço que esteja em alta no momento. Confira quantos clientes você acaba dispensando por não prestar um determinado serviço e veja se é válido investir na diversificação da oficina.
Equipamentos
A parte mais cara é o investimento em equipamentos, porém, muitas vezes para oferecer diversificação dos serviços, não há como fugir de novos equipamentos e capacitação dos colaboradores.
Toda oficina consegue executar serviços, porém avalie quais trabalhos terceirizados podem ser absorvidos por sua estrutura a ponto de trazer lucro, mesmo que a médio prazo.
Ambiente
Se os clientes possuem hábito de esperar a realização do serviço, não há como deixar de lado o ambiente e a boa apresentação.
A limpeza e organização acabam notados, um uniforme padronizado, mesmo que seja apenas uma camiseta, também deixa o visual do ambiente mais organizado.
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Fotos: Creative Commons / Informações: Ultracar