Relé automotivo: um guia completo com os tipos e utilização

relé como funcionam

Confira os tipos e aplicações mais importantes do relé, componente eletromecânico muito presente nos automóveis

Definição Básica

Relé é um dispositivo que abre a fecha um circuito elétrico, permitindo ou bloqueando o fluxo de corrente elétrica.

É semelhante a um interruptor de luz, com diferença de que o relé não é ligado ou desligado por uma ação manual humana, mas sim eletricamente por meio da bobina.

Há inúmeras aplicações para os relés, mas focaremos nos relés usados na área automotiva.

Principais Características

Aprenda a seguir quais são as principais unidades de medidas utilizadas:

  • Tensão Elétrica: É diferença de potencial elétrica necessária para movimentar uma carga elétrica entre dois pontos.
  • Corrente Elétrica: Deslocamento de cargas elétricas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
  • Resistência Elétrica: A”dificuldade” encontrada pela passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada diferença de potencial elétrico.
  • Potência Elétrica: Quantidade de energia para realizar um trabalho, em uma determinada fração de tempo.

Resumo das Grandezas Básicas no Relé

  • Tensão elétrica (V): O valor da diferença de potencial elétrico para o funcionamento do relé. A tensão nominal dos relés automotivos são: 12V para carros e motos e 24V para ônibus e caminhões.
  • Corrente elétrica (A): É a corrente que passa pelos condutores (bobinas, terminais e contatos).
  • Resistência elétrica (Ω): Resistência da bobina do relé e entre os terminais de ligações.
  • Potência elétrica (W): Quantidade de energia térmica que passa em um condutor durante um determinado tempo.

Tipos de Relés Automotivo

Os relés automotivos são divididos em duas categorias:

  1. Relés Auxiliares
  2. Relés Eletrônicos

1) Relés Auxiliares

Também conhecidos como relés eletromecânicos.

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Eles auxiliam na ligação de diversos componentes automotivos, como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto, etc.

Sua estrutura é constituída basicamente dos componentes: bobinas, contatos e terminais.

Versões do Relé Auxiliar

Ele pode ser encontrado geralmente em quatro configurações:

  1. Relé Normalmente Aberto (NA)
  2. Relé Normalmente Fechado (NF)
  3. Relé Reversor (REV)
  4. Relé Duplo Normalmente Aberto (Duplo NA)
  • Relé Normalmente Aberto (NA)

Usado geralmente na ligação de algum dispositivo. Quando a sua bobina é energizada ele fecha os contatos e liga a carga.

  • Relé Normalmente Fechado (NF)

Usado geralmente no desligamento de algum dispositivo. Quando a sua bobina é energizada ele abre os contatos e desliga a carga.

  • Relé Reversor (REV)

Seria a junção dos dois tipos anteriores (NA e NF). Quando sua bobina é energizada ele fecha o contato NA e abre ao contato NF, ou seja, ele liga um dispositivo e desliga o outro.

  • Relé Duplo Normalmente Aberto (Duplo NA)

Semelhante ao NA, porém com uma saída adicional NA no lugar da saída NF. Usado para energizar dois dispositivos distintos. Quando a sua bobina é energizada ele fecha os contatos e liga as cargas.

Pinagem e ligação (Auxiliar)

A pinagem mais comum dos relês auxiliares segundo a norma DIN são:

  • 30 – Positivo da Bateria +12V ou +24V
  • 85 – Negativo da Bobina do Relé
  • 86 – Positivo da Bobina do Relé
  • 87 – Saída Contato Normalmente Aberto
  • 87a – Saída Contato Normalmente Fechado

Tensão Reversa no Relé

No momento em que um relé é desligado, as linhas de força do intenso campo magnético gerado pela bobina que se encontravam em seu estado de expansão máxima se contraem.

Nessa contração, as espiras da bobina são “cortadas pelo campo magnético”, realiza a indução de uma tensão elétrica nos terminais da bobina.

Essa tensão tem polaridade oposta àquela que criou o campo e pode atingir valores muito altos (em média cerca de dez vezes).

O problema é que essa tensão reversa pode danificar os componentes que podem estar ligados no mesmo circuito em que está ligada a bobina.

Há duas formas de contornar esse problema: utilizando em paralelo com a bobina um resistor que diminui a tensão reversa em até 2/3 ou usando um diodo polarizado inversamente em relação a tensão de acionamento que diminui a tensão reversa em 90%.

relé como funciona
Relé – Foto: Wikipédia (Common Copyright)

2) Relés Eletrônicos

São relés que contém um circuito eletrônico ligado a um relé eletromecânico em seu interior.

Eles são divididos em dois grupos:

  1. Relés Pisca
  2. Relés Temporizadores
  • Relés Pisca

Tem como funcionalidade principal o acendimento da luz indicadora de direção e a luz de pisca-alerta em determinada frequência.

Alguns tem a função de aviso de queima de lâmpada.

Pinagem e Ligação (Pisca)

A pinagem mais comum dos relês pisca segundo a norma DIN são:

31 – Negativo da Bateria

49 – Entrada Positiva +12 ou +24

49a – Saída para Lâmpada Pisca

K1 – Lâmpada Piloto

  • Relés Temporizadores

São relés que temporizam o acionamento ou desacionamento de algum dispositivo. Geralmente existem diversos tipos e cada um com uma função diferente.

Pinagem e Ligação (Temporizadores)

A pinagem mais comum dos relês temporizadores segundo a norma DIN são:

15 – Pós Chave de Ignição +12V ou +24V

30 – Direto da Bateria +12V ou +24V

31 – Negativo da Bateria

87 – Saída Contato Normalmente Aberto

Efeitos que Podem Gerar Problemas

Os relés quando usados de forma incorreta ou fora de suas especificações técnicas poderão gerar diversos problemas de funcionamento, não irão funcionar, terão sua vida útil reduzida, estragar componentes onde estão ligados e até poderão se queimar.

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Por isso é muito importante que o relé seja usado dentro dos parâmetros técnicos especificados e na sua devida função.

Seguem os principais efeitos que podem gerar defeitos no relés.

Tipos de Relé

  • Temporizadores
  • Direcionais
  • Auxiliares
  • Injeção
  • Ar Condicionado
  • Vidros Elétricos
  • Airbag entre outras aplicações

Durabilidade do relé

A média de duração de um relé eletromagnético comum é de 1 milhão de acionamentos.

Para saber como identificar cada tipo de relé, devemos observar os pinos ou terminais, segue o link com a relação dos códigos de cada pino: CLIQUE AQUI!

Algumas versões de veículos utilizam até 30 relês, devido ao número de opcionais elétricos.

Como funciona o relé do canal All Electronics

Fonte da matéria: Ricardo Barijan (A Importância dos Diodos nos Solenóides e Relês das Máquinas de Pinball Taito)

Crédito foto de capa do Blog: NewBranch
Capa do Facebook: Wikipedia (common copyright)

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