8 defeitos mais comuns nas velas de ignição

Velas de ignição

Confira a seguir os principais motivos dos problemas das velas de ignição.

Quem tem carro sabe que algumas peças só são lembradas quando dão problema, quer saber uma delas? Velas de ignição, muitas vezes só lembrada quando o problema é crítico. O ideal é que sejam checadas a cada 10.000 km rodados, aproximadamente e, trocadas quando necessário.

Veja Também:

Você sabe qual vela de ignição usar em um motor preparado?

Veja como é fabricada a vela de ignição

Tudo o que você precisa saber sobre velas de ignição

As velas de ignição são responsáveis pela geração da faísca que inflamará a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão.

Tal explosão impulsiona os pistões, que conferem movimento ao motor. É importante, dar-lhe atenção especial, uma vez que seu desempenho está diretamente ligado ao rendimento do motor.

Vela de ignição carbonizada
Vela de ignição carbonizada (foto: pixbay)

Quando ela não vai bem, o carro dá seus sinais: dificuldade na partida, solavancos e perda de potência do motor. Esses são alguns indícios de que passou da hora de se lembrar da vela de ignição.

Desgaste em excesso das velas de ignição

As velas são uma das peças mais exigidas na ignição do motor, ao longo do tempo de uso constante, cria-se erosão do eletrodo central, consequentemente, a tensão fornecida pela bobina se torna insuficiente para gerar faísca.

O resultado é a demora para o motor pegar e, principalmente em subidas e durante a aceleração, ele dá solavancos.

Corrosão dos eletrodos

Aditivos de combustível também podem causar problemas com as velas, alguns são corrosivos, portanto, é imprescindível o uso de combustível aditivado de procedência na hora de abastecer. A corrosão é facilmente confundida com derretimento dos eletrodos por superaquecimento.

Além da corrosão do eletrodo da vela, o uso de combustível de má qualidade por tempo prolongado, acarretando no acúmulo de resíduos que influenciam no fluxo de gases de escapamento devido a queima ineficiente.

Carbonização seca

Fuligem preta e seca sobre os eletrodos e a cabeça da vela, se dá por vários motivos, tais como:

Filtro de ar sujo,

– Combustível de má qualidade

– Afogador com mal funcionamento ou acionado por muito tempo

– Carburador ou injeção desregulados

– Faísca atrasada na ignição

– Motor em baixa rotação por tempo prolongado

– Uso de velas de ignição inadequadas, provavelmente, muito frias.

Verifique o estado das velas de ignição
Verifique o estado das velas de ignição (foto: Shutterstock)

O problema pode ser identificado quando é difícil dar partida com o motor frio e quando ele falha em rotação de marcha lenta.

Se a questão for combustível de má qualidade e você já tiver reabastecido com uma boa gasolina, imprima uma rotação alta em primeira ou segunda marcha por alguns instantes para que as impurezas acumuladas na ponta da vela sejam eliminadas.

Ainda assim, é fundamental fazer uma revisão dos filtros e da regulagem.

Veja também matérias de outros blogs:

Qual a vida útil das velas do motor?

Você sabia que é possível ligar um carro usando um galho na ignição?

How do spark plugs work?

Carbonização oleosa

Nesse caso, os mesmos efeitos descritos acima são observados durante a partida e quando a marcha é lenta, contudo, a sujeira que cobre os eletrodos é preta e oleosa.

Isso indica que uma quantidade excessiva de óleo passando do motor para a câmara de combustão, por desgaste ou defeito nos anéis de pistão ou nas guias de válvula. Esse problema é mais grave e, provavelmente, atinge o cabeçote do motor, sendo muitas vezes necessária sua retífica.

Resíduo de chumbo

Um dos rastros deixados pelos combustíveis de péssima qualidade, é a formação de manchas amareladas em volta do isolador cerâmico.

Esses resíduos se tornam condutores elétricos quando submetidos à alta temperatura da câmara de combustão, comprometendo o funcionamento das velas e provocando falhas na faísca, especialmente quando o carro está em alta velocidade.

Veja Também:

Como saber se o problema está na bobina ou cabo de vela?

Você já viu a nova vela com 5 eletrodos?

Como as velas de ignição funcionam?

Esses resíduos se tornam condutores elétricos quando submetidos à alta temperatura da câmara de combustão, comprometendo o funcionamento da vela e provocando falhas na faísca, especialmente quando o carro está em alta velocidade.

Velas: ponta do eletrodo indica estado real, onde podem ser detectados problemas de injeção e ignição
Utilize sempre ferramentas corretas para a substituição (foto: Pixbay)

A simples limpeza não deverá ser suficiente, uma vez que o chumbo tende a vitrificar-se na superfície.

Outros tipos de resíduos e impurezas presentes no combustível ruim, podem ser encontrados nas velas, em pistões, válvulas e cabeçote, uma vez que estes resíduos não são queimados junto com a gasolina, podendo causar perda da potência do motor e outros danos.

Ao contrário do que acontece com o chumbo, limpeza e regulagem do motor deverão solucionar o problema.

Superaquecimento das velas de ignição

O derretimento parcial do eletrodo central por alta temperatura pode se dar por vários motivos, tais como:

  • Uso inapropriado de velas muito quentes
  • Sujeira na câmara de combustão
  • Defeito nas válvulas
  • Ponto de ignição adiantado
  • Velas mal instaladas ou muito apertadas, entre outros.

Como consequência, podem ocorrer danos ao motor, além de falhas na faísca.

Eletrodos central e lateral fundidos

A elevação extrema da temperatura na câmara de combustão devido ao uso prolongado de combustíveis e velas inadequados pode chegar a fundir os eletrodos central e lateral.

Quando a situação atinge esse nível, o combustível passa a ser queimado não pela faísca, mas por incandescência, podendo culminar na quebra do motor.

Verifique sempre o estado de conservação e se há óleo nas velas (foto: Shutterstock)
Verifique sempre o estado de conservação e se há óleo nas velas (foto: Shutterstock)

Quebra da base do isolador

Quebras e trincas no pé do isolador podem ser causadas por um eletrodo central danificado.

Dê muita importância ao trabalho de um bom mecânico, que faça as manutenções com ferramentas adequadas e consiga identificar corretamente o problema, já que problemas diferentes podem ter sintomas muito parecidos.

Algo comum de acontecer é o uso de ferramentas inadequadas na hora de fazer a manutenção das velas, principalmente ao regular a folga entre os eletrodos, o que pode causar rachaduras no isolamento.

O defeito no isolamento provoca faíscas na carcaça da vela, invés de passar pelo eletrodo-massa, fazendo com que o motor apresente falhas e dificuldade para pegar.

Além disso, cada modelo de vela requer um torque de aperto específico.

É importante seguir as recomendações de substituição, já que uma vez danificada, dificilmente a vela voltará a funcionar.

Uma vela de ignição em perfeita condição resulta em uma boa saúde para seu motor e economia de combustível.

Agora você já sabe sobre os defeitos mais comuns nas velas de ignição, veja este vídeo da TuningParts que mostra como realizar a troca das velas de ignição!

Crédito foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Vela de ignição
Cabo de ignição
Bobina de ignição
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Cabeçote

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica