Entenda tudo sobre a história, funcionamento e a importância do airbag! Entenda seu conceito inicial e como a tecnologia auxiliou para ser item obrigatório!
O airbag é um mecanismo de segurança essencial para os veículos – tanto que passará a ser item obrigatório para todos os carros produzidos a partir deste ano.
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Esse equipamento é, como o próprio nome em inglês indica, uma bolsa de ar localizada no painel e nas portas que infla em fração de segundos quando o automóvel sofre um forte impacto, amortecendo assim o choque para os seus ocupantes.
Fonte: Sobre Tudo
De acordo com a legislação brasileira, serão exigidos dois airbags frontais: um para o motorista e outro para o carona.
A bolsa de ar que protege o condutor é instalada no interior da parte central do volante e a que protege o passageiro fica abrigada dentro do painel, logo à frente do banco.
Ambas são indicadas por um símbolo característico.
Um pouco de história
O primeiro modelo de airbag nos moldes atuais foi instalado em 1980, no modelo Classe S (também conhecido como W126) da marca alemã Mercedes.
O desenvolvimento da tecnologia, anteriormente propulsionado pelo mercado norte-americano, fora deixado de lado nos anos 1970, mas a empresa germânica continuou a aprimorar suas pesquisas.
Fonte: Sobre Tudo
Até hoje, o Classe S é o símbolo de tecnologia de ponta nos carros.
O equipamento era apresentado de maneira unitária, na parte frontal do carro.
A partir de 1992, a empresa também passou a oferecer uma bolsa adicional, do lado do motorista, como padrão em todos seus modelos produzidos.
Como funcionam
O airbag é composto por três partes: o módulo de abertura, os sensores de batida e uma unidade de diagnóstico. Esses sensores captam a desaceleração do veículo e são acionados quando acontece uma forte colisão frontal.
A velocidade de acionamento é variável de acordo com a espécie de desaceleração e do abalroamento, e é por isso que as bolsas de ar não inflam aleatoriamente quando ocorre uma frenagem brusca ou durante a condução por estradas de pisos irregulares.
Fonte: Easy Carros
Os sensores são interligados por cabos de energia aos módulos de abertura.
Após o impacto do carro, a corrente elétrica ativa uma massa química formada por gases, aquecendo um composto químico chamado azida de sódio (NaN3), que até então permanecera guardado em um pequeno compartimento.
A alta temperatura faz o material se decompor em sódio metálico (Na) e em nitrogênio molecular (N2), o qual é libertado como um gás e rapidamente enche a bolsa, em torno de 25 milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olhos.
Para evitar o asfixiamento dos passageiros, o mecanismo vai perdendo pressão após seu acionamento.
A unidade de diagnóstico serve para aferir o funcionamento do sistema de airbag.
Assim que o motorista liga o veículo, se houver algum problema com o mecanismo, uma luz de alerta é acesa no painel do carro, indicando a necessidade de se examinar os itens do sistema.
A importância do Airbag
Explicar a importância de um airbag é algo tão simples e fácil que preferimos fazer diferente: no vídeo abaixo, dois carros da Chevrolet são testados: um Malibu 2009 e um Bel-air de 1959.
A diferença de 50 anos vai além do estilo de cada carro, mas chega neste peça principal. Veja só o que acontece.
O resultado é bastante diferente: enquanto o Mailbu bate sem maiores complicações para o motorista, o Bel-Air, sem airbag, causa um dano muito perigoso ao motorista: a coluna de direção empurra o volante em direção ao motorista, o que pode causar traumatismos e mesmo a morte do piloto.
Fonte: Marcofiat
Claro, outros itens ajudam muito na proteção (os vidros do mais novo não estilhaçam; o para-choque não se deforma e comprime o motor, peças dos faróis e da carroceria não se soltam, entre outros), mas a bolsa de ar representa uma proteção fundamental aos ocupantes do carro.
É importante ressaltar, porém, que esse sistema de proteção é complementar ao cinto de segurança.
Somente com o uso simultâneo do cinto serão efetivamente reduzidas as chances de lesões graves geradas por batidas da cabeça ou do tronco na cabine do veículo.
Tudo sobre airbag – Mecânica Fácil do canal Dispemec
crédito da foto de capa: Voltage Control
Crédito da matéria: Dispemec
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