Na década de 60, a Ford lançou seu pony car, o Mustang. Para não ficar atrás, a carta na manga da Chevrolet foi o Camaro e até hoje, são concorrentes diretos no mundo automotivo.
O termo pony car de classificação dos carros nos Estados Unidos foi feito para designar carros esportivos compactos, comercializados naquele país a preços relativamente acessíveis.
Muitos, no entanto, colocam o Camaro no topo dos modelos esportivos intermediários. Isso o inclui na categoria dos muscle cars (veículos possantes e de grande porte).
O automóvel compartilhava o mesmo projeto de plataforma F- Body da GM (uma plataforma compacta para carros de tração traseira) e os principais componentes do Pontiac Firebird, também produzido em 1967.
Os pesquisadores da GM teriam encontrado o nome Camaro em um dicionário francês, como gíria para “amigo” ou “companheiro”.
Veja Também:
Veja o processo de montagem do motor W12 da Bentley
Você conhece o motor sem pistão e biela?
Porém, há outras referências sobre a origem do nome, e o tema é polêmico.
O carro nunca foi o principal modelo da Chevrolet.
Apesar de sempre aparecer nas revistas de entusiastas de automóveis e ser um dos mais populares para modificação e tunning na história automotiva.
Quatro gerações distintas do Camaro foram desenvolvidas antes de sua produção chegar ao fim, em 2002 e retomada em 2009.
Primeira geração: 1967-1969
Como tudo começou
Os executivos da GM perceberam que o seu carro esportivo compacto da época, o Corvair, não seria capaz de gerar o mesmo volume de vendas devido às suas características de motorização e design.
A fim de mudar esse cenário, foi desenvolvido o Camaro, um carro que apresentava tração traseira convencional e diferente do Corvair, utilizava motor dianteiro.
Sua primeira série estreou em setembro de 1966 com o modelo ano 1967 e continuou a ser produzido até 1969.
Estava disponível como um cupê de 2 portas ou conversível de 2+2 lugares.
Chevrolet Camaro SS 350 1967 do canal samspace81
Segunda geração: 1970-1981
Introduzida em fevereiro de 1970, a segunda geração apresentou alterações estéticas feitas em 1974 e 1978, tornando o modelo um pouco maior, mas ainda baseado na plataforma F-body.
Veja Também:
12 passoas para a troca da água do radiador
Permaneceram o subchassi dianteiro, a suspensão frontal A-arm e o feixe de molas para controlar o sólido eixo traseiro.
Pela primeira vez, o carro passou a vender mais que o Ford Mustang.
Chevrolet Camaro 1975 do canal Gofret Studio
Terceira geração: 1982-1992
Esses foram os primeiros Camaros a oferecer a moderna injeção de combustível e o câmbio Turbo-Hydramatic 700R4 de quatro velocidades, além de rodas de 15 ou 16 polegadas, motor de 4 cilindros standard.
Os carros ficaram pelo menos 220 kg mais leves do que os a geração anterior.
Diferentes versões foram montadas para uso esportivo, corridas de rua e Stock Racing nos Estados Unidos e Canadá.
Chevrolet Camaro Z28 do canal autoedit
Quarta geração: 1993-2002
Uma plataforma F-Body atualizada foi desenvolvida para a nova série, mantendo a ideia de um cupê com 2+2 lugares ou conversível, tração traseira e motores V6 ou V8.
Vários opcionais, como o controle de tração com transmissão manual, passaram a ser oferecidos.
Freios ABS foram padronizados de fábrica.
O Camaro permaneceu em produção até 2002, marcando 35 anos de produção contínua. A Chevrolet também trouxe uma edição de aniversário para o modelo de 2002.
Mas a produção da plataforma F-body acabou interrompida devido à desaceleração das vendas no mercado de cupês esportivos.
O Mustang em sua quinta geração, baseado em um design retrô, obteve resultados animadores de venda.
A Chevrolet tomou o mesmo caminho e voltou a produzir o Camaro em 2009.
Chevrolet Camaro 1993 do canal Nicholas Zaborski
Quinta geração: 2009 até o presente
O Camaro recebeu uma reformulação completa e uma nova plataforma para o ano 2009/2010, evoluindo para sua quinta geração e retornando à produção em março de 2009.
Esse novo conceito é uma releitura dos modelos iniciais da primeira geração, mesclado com o Camaro Concept de 2006 e com o Camaro Convertible Concept de 2007, passando a apresentar um desenho mais futurista e agressivo.
Em 1º de abril de 2010, o Camaro foi escolhido o projeto de carro do ano no World Car of the Year Awards.
Confira esse vídeo do canal Webmotors mostrando em detalhes o Camaro!
Crédito foto de capa: Blog Camp
Foto das redes sociais: Wikipedia
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Bicos injetores
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Bloco do motor
Intercooler