Lada Laika tão mito quanto um Fiat Uno com escada no teto!

O Uno com escada no teto já faz parte do folclore mas e o Laika?

Já diria o filósofo “zoeira never ends”, estamos aqui falando de um ícone da indústria automobilística russa, o Lada Laika. Alguns dizem que o carro é tão resistente quanto baratas em um caso de acidente nuclear, tão rápido como uma flecha ou mesmo, tão mítico quanto um Fiat Uno com escada no teto.

Lada Laika vs Mercedes SLS

Acontece que o Laika tem um grau de parentesco com o Uno e poucos sabem. A Lada foi fundada em 1966 na antiga URSS e quatro anos depois, começava a produção do sedã Zhiguli o Laika de primeira geração, que nada mais é que um Fiat 124 produzido sob licença da marca com outra roupagem. O Fiat 124 seria como o sedã médio da Fiat na época enquanto o equivalente ao uno era o Fiat 850 e Fiat 127. A Fiat teve inclusive participação na construção da fábrica da Lada.

Veja Também:

Confira qual óleo é o melhor para utilizar em seu carro

Fumaça azul saindo do motor? Confira como resolver

A Lada chegou no Brasil com o Laika, Niva e Samara em 1990, o Laika possuía motores 1.5 e 1.6L carburados que geravam 75 e 78 cavalos. Seu principal chamariz era o preço, menor que de um Mille, ser um sedã de quatro portas com espaço apesar do acabamento pobre.

Não tão racing, talvez falte a escada no teto

Mas vamos falar de desempenho. Apesar de seu motor 1.6 leva-lo de 0-100 km/h em tediosos 20 segundos, o Laika possuía de certa forma um DNA favorável, como o baixo peso, cerca de 1 ton., tração traseira e até chave de ignição do lado esquerdo, como nos porsches que eram usados para ter acesso mais fácil à ignição no início de corridas onde o piloto largava fora do carro.

O Lada Laika foi produzido até o ano de 2012 sem grandes modificações (foto: Art Konovalov/Shutterstock

Não são grandes números aqui no Brasil mas la fora, o Laika chegou a ter outras motorizações durante sua vida (1966-2012!), como o motor 1.7 e pasmem, um motor Wankel 1.3 de dois rotores desenvolvido para uso da polícia, serviço secreto (KGB) e ministros do governo, com 142 cv chegava a 180 km/h de velocidade final e aceleração de 0-100 km/h em 9 segundos. Ainda sua versão de rally possuía 160 cv a 7.000 rpm e usava portas de alumínio.

Veja o motor Wankel do Lada Laika em funcionamento

Infelizmente não tivemos a oportunidade de andar neste Laika com motor Wankel, a história da Lada no Brasil teve fim após o reajuste de alícota de importação nos anos 90 passar de 20% para 70%, dando fim às importações do Samara e Laika, porém o Niva ainda continuou por um período.

Motivos para se ter um lada segundo o Zueiras Automotivas

Na Rússia, apesar da modernização da linha da Lada, o Niva continua em produção, apenas remodelado, com o nome de Bronto. O motor é um 1.7 cv de 83 cv e tem desempenho razoável para carregar os 1285 kg, com 137 km/h de velocidade final e 18 segundos para chegar de zero à 100 km/h.

 

Encontre lojas que entregam peças para seu carro de uso:

Amortecedores
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica