- Canal da Peça
- julho 2, 2021
- 6:07 pm
- No Comments
A Mobil está expandindo tanto em tecnologia como atuação no mercado Brasileiro. Sob a tutela da Moove, a Mobil pretende ganhar market share alcançando desde distribuidores até consumidores finais.

“Se tem movimento, tem Mobil”, com mais de 100 anos de história, a Mobil está presente no céu, terra e mar, com produtos de alta performance e tecnologias que atendem a todas as exigências do mercado. Para entender mais sobre o momento atual da Mobil, suas ações junto a cadeia de consumo e próximos passos, conversamos com Roberta Maia, gerente responsável pela marca Mobil.
Roberta é graduada em Administração de Empresas pela FAAP e pós-graduada em Gestão de Vendas pela ESPM. Sua experiência no setor automotivo data de seu início na Mobil™ e completará 7 anos em breve. Dentro da Moove, Roberta foi responsável pela criação da área de Trade Marketing, e posteriormente, pela reformulação das áreas de Marketing B2C e B2B. Antes da Moove, atuou por mais de 10 anos nas áreas Comercial e Trade Marketing em bens de consumo.
as fórmulas exclusivas dos lubrificantes Mobil são desenvolvidas para que nossos produtos tenham performance superior do que se espera dos lubrificantes convencionais
A Moove é responsável pela produção e distribuição dos produtos Mobil no Brasil, que atua não só em território nacional mas representa a Mobil em outros 9 países “além do Brasil, a Moove atua com a produção e distribuição dos lubrificantes Mobil em mais outros 9 países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Reino Unido. Sim, a expansão dos nossos negócios é um dos nossos pilares estratégicos e estamos constantemente buscando oportunidades para ampliar nossa atuação mundialmente”, relata Roberta.
Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), existem mais de 200 empresas atuando no mercado de lubrificantes no país. Frente a essa grande concorrência, a Mobil apresenta seu diferencial para se destacar no mercado “O desenvolvimento de novos produtos e a busca por novas tecnologias, que promovam melhor performance e proteção para os motores de todos os tipos de veículos, faz parte do DNA e da diferenciação dos lubrificantes Mobil. Nosso time de tecnologia está constantemente buscando fórmulas e soluções adequadas às necessidades de cada uma das montadoras que atuam no Brasil, dessa forma oferecemos produtos com performance superior”, afirma a gerente da Mobil.

Roberta ainda garante que as fórmulas exclusivas dos produtos desenvolvidos pela Mobil, são atestadas por profissionais do setor e consumidores “as fórmulas exclusivas dos lubrificantes Mobil são desenvolvidas para que nossos produtos tenham performance superior do que se espera dos lubrificantes convencionais, permitindo que o motor tenha o melhor desempenho desde a partida, protegendo as peças-chave e proporcionando uma redução no consumo de lubrificante (através do aumento do intervalo entre as trocas de óleo) e de combustível”.
Por meio dessa qualidade apresentada a profissionais e consumidores, o market share da Mobil vem aumentando ano a ano “Essa performance superior é reconhecida pelos profissionais do setor e pelos consumidores, que passam a recomendar e a escolher cada vez mais os lubrificantes Mobil, nos garantindo um crescimento de mais de 10% de Market Share nos últimos 5 anos”, afirma Roberta Maia.
Estamos sempre atentos às mudanças, ouvindo e entendendo as recomendações dos consumidores e dos pontos de vendas para oferecer as melhores soluções e tecnologias
A Mobil aumenta seu portfólio constantemente, atendendo a demanda do mercado. Com produtos para linha leve, pesada e motocicletas, as atualizações de produtos estão alinhadas com os lançamentos da indústria automotiva “Estamos sempre atentos às mudanças, ouvindo e entendendo as recomendações dos consumidores e dos pontos de vendas para oferecer as melhores soluções e tecnologias”, afirma Roberta, ela ainda comenta os lançamentos tanto para a linha de motocicletas “em motos, lançamos um lubrificante semissintético desenvolvido exclusivamente para Scooters, categoria que vem crescendo acima da média no Brasil. O novo Mobil Super Moto™ Scooter 10w30 atende a classificação JASO MB, que caracteriza um melhor desempenho e performance em motocicletas com embreagem seca ou sistema CVT, como no caso das Scooters, e conta com a especificação de desempenho API SL. Também tivemos o lançamento do Mobil Super Moto 20W-50 Authentic, um produto Mineral com o selo de recomendação da Honda, maior fabricante de motos do Brasil. O produto é indicado para todas as motos Honda produzidas antes de 2010”.

Além dos lançamentos para motos, há novos produtos para linha leve de carros “Já na categoria de carros, tivemos a reformulação em três de nossos produtos, que passaram a contar com as mais novas aprovações do mercado de lubrificantes, a API SP e ILSAC GF-6. Os produtos Mobil Super 10W-40 Semissintético, Mobil Super 5W-30 Sintético D1 e o Mobil Super 0W-20 Sintético superam as expectativas das novas regulamentações do setor que buscam cada vez mais menos emissão de poluentes, além de outros benefícios.
Para a linha do agronegócio, a Mobil também traz novidades “Além disso, relançamos a nossa linha de produtos Mobilfluid™. Para uma melhor adaptação às recentes demandas do mercado de lubrificantes multifuncionais do agronegócio, lançamos o Mobilfluid™ 428, um lubrificante de alto desempenho, formulado para atingir ou exceder os requisitos para os sistemas de transmissão e hidráulico dos equipamentos agrícolas, também de construção, mineração e pedreiras. O produto é recomendado pelas principais fabricantes, possuindo as aprovações Massey Ferguson M-1145, CNH MAT 3540, John Deere J20C, entre outras. Temos também outros lançamentos previstos para o 2º semestre deste ano, para as categorias de carros e caminhões.”
Não só na linha de lubrificantes a Mobil está ativa, mas também há uma linha completa de produtos para transmissões, graxas, dentre outros “A oferta de produtos Mobil é bastante extensa e vai além dos lubrificantes para motores. Temos uma linha completa de lubrificantes para transmissões manual e automática, graxas, fluidos de freio e coolants. Além disso, para motocicletas oferecemos uma linha completa de produtos auxiliares, como o Mobil Super Moto Lubrificante de Correntes, Mobil Super Moto Fluido de Garfos (fork oil) e o Mobil Super Moto Fluído de Freios. E quando olhamos para o segmento agrícola, temos a família Mobilfluid, uma linha completa de lubrificantes multipropósitos para proteger e lubrificar os equipamentos agrícolas”, afirma Roberta.
No dia a dia do consumidor, a Mobil esteve presente durante o período de pandemia, “estamos na Ilha do Governador no Rio de Janeiro há mais de 100 anos, por isso, direcionamos todos os esforços com ações sociais para atender a comunidade local que vive no entorno da fábrica”.
Precisa de lubrificantes Mobil? Clique aqui
![]() | ![]() | ![]() |
As ações se estenderam também a estrutura de saúde do município “Realizamos ações em postos de saúde que atendem os moradores da Ilha do Governador. O Posto de Saúde Necker Pinto, foi abastecido com equipamentos de proteção individual para as equipes de atendimento, como máscaras, luvas e álcool gel. Já o Hospital Evandro Freire, contou com o nosso apoio para a ampliação da estrutura de atendimento para triagem de pacientes e doação de álcool e equipamentos de proteção”.
Além da participação junto com os consumidores e a comunidade em torno da fábrica, a Mobil desenvolveu uma série de conferências virtuais com grandes nomes da indústria para discutir soluções sobre o período.
Para os distribuidores, varejistas e reparadores que fazem parte do Clube Canal da Peça, a Mobil destaca os principais meios de encontrar seus produtos e revendê-los “Através do portal www.moovelub.com na aba “Seja um revendedor”, as revendas interessadas podem consultar qual é o Distribuidor da sua respectiva região para solicitar um contato e maiores informações para ser uma revenda oficial Mobil™. Temos também uma plataforma exclusiva para revendas, o Clube Mobil, que é um portal aberto para toda e qualquer revenda que queira se cadastrar, nele disponibilizamos notícias do segmento, dicas sobre lubrificação e serviços como tabela de lubrificação e encontre o óleo ideal, informações sobre os produtos reforçando a importância da utilização dos produtos corretos e de qualidade”, relata Roberta.
O investimento da fabricante também está na capacitação do reparador. Recentemente, a Mobil lançou um curso para mecânicos sobre tecnologias de lubrificação (Normas ILSAC GF-6 e API-SP), com um feedback muito positivo “Estamos tendo ótimos resultados, já são mais de 540 matrículas e a quantidade de inscritos só tem aumentado. Fizemos uma pesquisa com os mecânicos para entender melhor os assuntos que eles mais se interessam e gostariam de aprender, a partir disso elaboramos o curso que, nesse ano, compreenderá 4 módulos com diferentes conteúdos relacionados a mecânica automobilística”, comenta Roberta.

Os próximos módulos estarão disponíveis durante o ano e vão completar a série “o Módulo 2, que está previsto para ser lançado em julho deste ano, será sobre os motores a diesel. O conteúdo apresentará explicações sobre as diferenças entre motores à gasolina e a diesel, e seu funcionamento, os benefícios desse modelo, as principais normas e aprovações, e produto indicado. Além de mostrar quais são os principais carros com esse tipo de motor que vem crescendo bastante, principalmente com a proliferação dos SUVs no mercado brasileiro, onde a grande maioria possuí uma versão com motor a diesel a venda. Já os temas dos módulos 3 e 4, serão divulgados em breve.
Veja Também:
Tire todas as suas dúvidas sobre óleo lubrificante
Luz de Óleo Acesa? Nem Sempre Significa Nível Baixo do Lubrificante!
Finalizando, Roberta Maia destaca o posicionamento da marca e há uma previsão de diversas ações para o segundo semestre do ano “nosso posicionamento de marca é “Se tem movimento, tem Mobil”. Estamos em constante movimento para garantir que nossos consumidores e clientes também estejam, e assim se aproximem cada vez mais de suas conquistas.”
O plano de investimento inclui ações junto a mecânicos, caminhoneiros e motociclistas “seguimos com nosso plano de investimentos no segundo semestre e temos uma série de ações previstas. Em nossas redes sociais, produzimos conteúdos especialmente desenvolvidos para apoiar cada um dos nossos públicos, caminhoneiros, mecânicos, motociclistas, donos de carros e revendedores. Esses conteúdos trazem dicas e conhecimento relevante para o dia a dia de cada profissional. Além disso, a série ‘Histórias em Movimento’, apresentará novos personagens reais a cada mês, essas histórias retratam como cada uma dessas pessoas se movimentaram e atingiram suas conquistas e qual o papel dos lubrificantes Mobil nessa jornada”.
Confira a ação Histórias em Movimento, desenvolvida pela Mobil
Além do investimento em conteúdo para seus consumidores, a Mobil investirá na capacitação de mecânicos “soma-se a isso, o lançamento de 3 novos módulos de capacitação para mecânicos e todas as ações voltadas para os pontos de venda, como capacitações, programas de incentivos e ambientação dos pontos de venda”, finaliza Roberta Maia.
Fotos: divulgação
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Óleo Lubrificante de Motor
Filtro de Óleo Lubrificante
Bomba de Óleo Lubrificante
Varetas do Óleo Lubrificante
Graxas




