Fique por dentro dos dois principais sistemas de redução de emissões de poluente que equipam os motores Diesel atuais.
A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) realiza o controle dos gases poluentes que são gerados a partir da combustão interna dos motores Diesel.
Ela realiza a recirculação de uma parte dos gases de escape que retornam para dentro da câmara de combustão do motor.
Fonte: Regicar Auto Peças
As principais características do sistema EGR são:
- Não requer reagentes químicos
- Realiza a recirculação de parte dos gases de escapamento até a câmara de combustão, para redução dos gases NOx
- Utiliza o mesmo sistema de arrefecimento do motor
- É mais sensível ao teor de enxofre presente no Diesel
O EGR conta com o sistema DOC (Diesel Oxidation Catalyst ou Oxidação Catalítica do Diesel) que tem como principal função elevar a temperatura dentro do filtro de particulado, afim de queimar o excesso de particulado que foi acumulado dentro do filtro.
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Após a temperatura ser elevada o excesso de particulado que foi queimado pela elevação de temperatura é expelido em forma de gás pelo cano de escape.
Ele possui materiais nobres em seu interior que são o principal agente oxidante, sendo utilizado para remover grandes quantidades de hidrocarbonetos e CO.
Como o sistema EGR se utiliza do líquido de arrefecimento do motor para arrefecer o gás de escape, há a necessidade de ser muito bem dimensionado o radiador deste motor para evitar superaquecimento.
Já o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) converte óxidos de nitrogênio (NOx) em nitrogênio diatômico (N2) mais água.
O reagente Arla 32 é adicionado na trajetória dos gases de escape e absorvido pelo catalisador, sendo o facilitador da reação química.
As principais característica do sistema SCR são:
- Sistema robusto
- Utiliza o reagente químico Arla 32
- Possui um tanque para o Arla 32
- Utiliza Central Eletrõnica
- Possui bico de injeeção de Arla 32 na tubulação do escapamento
- Não compartilha o sistema de arrefecimento do motor
- Não necessita de modificações mecânicas
O Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) tem como função reduzir quimicamente as emissões de NOx nos veículos equipados com motores Diesel.
O produto não é tóxico, inflamável e nem nocivo à saúde ou ao meio ambiente.
Fonte: Operaction
Confira mais informações no vídeo abaixo que selecionamos para você.
EGR e SCR: Duas soluções para um ar mais limpo do canal O Mecânico
Crédito da foto de capa do Blog: American Legal News
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