Alfatest: pioneira em diagnóstico no Brasil, mira em tecnologia e relacionamento com o reparador

alfatest

Clovis Pedroni Jr, CEO da Alfatest destaca ao Canal da Peça, as principais ações, os próximos passos em tecnologia, inovação e lançamentos, abrangendo toda a frota nacional e indústrias de autopeças, mas também com foco no suporte ao reparador.

A Alfatest iniciou suas atividades em 1984 e como pioneira no segmento de equipamentos e sistemas para diagnóstico e reparação no Brasil, investe constantemente em tecnologia, oferecendo sempre o que há de mais moderno em seus produtos e banco de dados.

Clovis Pedroni Jr - CEO da Alfatest
Clovis Pedroni Jr – CEO da Alfatest

Visando amparar toda a frota nacional e também exportando seus produtos, não deixou de lado o relacionamento com o reparador, oferecendo sempre o suporte necessário para cobrir toda a cadeia de consumo. Para falar mais sobre os principais pontos que tornaram a Alfatest Top of Mind e os próximos passos da fabricante, conversamos com Clovis Pedroni Jr, CEO da Alfatest.

Clovis é formado em Engenharia Eletrônica pela UNICAMP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em marketing pela Trevisan Escola de Negócios. Desde 1985 na Alfatest, Clovis passou por diversos cargos de direção e em 2007, assumiu a presidência da empresa e se tornou membro do conselho de administração.

Fábrica Alfatest
A Alfatest está no mercado desde 1984

A Alfatest foi fundada em 1984 e é líder no segmento de equipamentos e sistemas de diagnóstico para automóveis. Quais foram os principais pontos de destaque da Alfatest para chegar a este patamar?

Desde a sua fundação, a Alfatest sempre investiu muito em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e inovação. Sempre tivemos como meta a busca constante de excelência nos nossos produtos e no atendimento aos nossos clientes. Podemos destacar alguns pontos relevantes na nossa história, como o lançamento, em 1991, do primeiro scanner para diagnóstico automotivo no Brasil, o ST 4000, que foi desenvolvido para a Autolatina, que era uma joint venture Volkswagen – Ford no Brasil. Em 1993, lançamos o primeiro scanner multimarcas no Brasil, o Kaptor 2000, para o mercado de reparação independente, e também a primeira máquina para teste e limpeza de injetores. Ao longo dos últimos 30 anos, temos uma extensa lista de produtos e serviços inovadores que oferecemos ao mercado de reparação automotiva no Brasil e no exterior.

A Alfatest foi premiada em dois anos consecutivos pelo Sindirepa SP. Quais são as principais estratégias da Alfatest para ser uma das empresas mais relevantes de equipamentos de diagnóstico entre os reparadores?

Nossa estratégia é orientada por nossa filosofia de atuação baseada em inovação, ética, qualidade e atendimento de alto nível aos nossos clientes. Os nossos produtos e serviços, além de inovadores e de alta qualidade, devem ser de alta relevância e utilidade para os nossos clientes. Com isso, ao longo dos anos de atuação no mercado automotivo, criamos uma relação de muita confiança e parceria. Acredito que esses são pontos vitais para o nosso sucesso e para o fato de sermos uma empresa tão premiada.

O mercado de equipamentos para diagnósticos está em constante crescimento, quais as vantagens dos produtos Alfatest frente a concorrência?

Sempre que começamos o desenvolvimento de um novo produto, analisamos alguns pontos fundamentais que o produto deve apresentar, tais como: alta utilidade para o cliente, inovação através de novos conceitos e utilidades que, muitas vezes, o cliente nunca pensou, facilidade de operação, atendimento de novas necessidades futuras, visto que o mercado está em constante crescimento e alteração. Com isso, acredito que temos conseguido oferecer ao mercado, produtos que atendem às necessidades dos clientes, fáceis e agradáveis de usar e que acompanham as mudanças do mercado.

“Temos a certeza de que, ao aliarmos produtos e serviços de alta qualidade e utilidade aos clientes, temos uma empresa diferenciada e inovadora”

Também é muito importante salientar o nosso serviço de atendimento ao cliente no pós-venda. Temos um serviço de suporte prestado por técnicos especializados, treinados e capacitados a ajudar os nossos clientes em relação às dúvidas de operação e uso dos nossos produtos. Temos a certeza de que, ao aliarmos produtos e serviços de alta qualidade e utilidade aos clientes, temos uma empresa diferenciada e inovadora. O nosso objetivo é sermos sempre um forte parceiro para o sucesso dos nossos clientes.

Veja Também:

Como Funciona o Sensor Lambda

Como Funciona o Sensor de Detonação

Hoje, qual a abrangência da Alfatest na frota nacional? Os carros híbridos e elétricos estão na pauta da empresa?

A Alfatest vem investindo intensamente em tecnologia e inovação para oferecer o que há de melhor e mais moderno aos clientes, dando todo o suporte necessário para os veículos da frota nacional, que são repletos de eletrônica embarcada. A nossa estratégia é de sempre oferecer o diagnóstico dos novos veículos que são lançados no mercado nacional, tanto fabricados localmente como importados. Atualmente, os nossos diagnósticos abrangem uma altíssima cobertura de teste, chegando perto de 100% da frota nacional circulante fora da garantia, de forma a atender às necessidades do mercado da reparação independente.

Alfatest BMW I3
Na vanguarda em tecnologia para diagnóstico, a Alfatest desenvolveu produtos pensados em carros híbridos e elétricos

Quanto aos veículos híbridos e elétricos puros, esse é um mercado que temos prestado muita atenção. Ele está em franco crescimento em função da necessidade de conter a poluição e o aquecimento global. No dia 14 de julho último, a União Europeia apresentou um plano com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e conter o aquecimento global. Entre outros pontos, esse plano prevê proibir a fabricação de automóveis movidas a combustão a partir de 2035. E existem várias outras ações nesse sentido pelo mundo. Isso chegará ao Brasil e poderá ser mais rápido do que imaginamos, principalmente com os veículos elétricos híbridos. Os veículos elétricos estão totalmente na nossa pauta. Tanto isso é verdade que lançamos, em 2019, na feira Automec, o primeiro scanner nacional com diagnóstico de um veículo 100% elétrico, o modelo BMW i3.

Hoje quais são os produtos Best Sellers da Alfatest?

Nossos produtos Best Sellers são os scanners automotivos, com dois modelos inovadores, o Kaptor V4 e o Kaptor Pad 2. São produtos para os reparadores que buscam um scanner moderno e de alta tecnologia, que precisam de autonomia e flexibilidade dentro da oficina, que têm a necessidade de efetuar diagnósticos rápidos e precisos, além da possibilidade de compartilhar rapidamente soluções com clientes e equipe de trabalho.

Kaptor V4 e Pad 2 são os grandes destaques da Alfatest para o diagnóstico preciso e versátil
Kaptor V4 e Pad 2 são os grandes destaques da Alfatest para o diagnóstico preciso e versátil

Os nossos scanners possuem alguns grandes diferenciais e prestações de alta utilidade, entre os quais, podemos destacar o SmartAssist, que é um assistente inteligente para facilitar e tornar mais rápido os serviços de reparação automotiva, o software Diag 4, que permite a operação do scanner através de dispositivos externos Android e Windows (smartphones, computadores e tablets) via conexão sem fio Bluetooth, a função OBD II Genérico para o diagnóstico de injeção de qualquer modelo de veículo padrão OBD II, a busca automática de sistemas embarcados nos veículos.

Conheça o SmartAssist o assistente inteligente da Alfatest

A segunda linha mais importante da Alfatest é a Linha Multijet para teste e limpeza de injetores, com destaque para a máquina Multijet GDI para teste de injetores GDI, com retrolavagem, para 4 e 6 injetores. Temos os modelos Multijet Pro R, com retrolavagem, também para 4 e 6 injetores, e a Multijet Moto para teste e limpeza de injetores de motos. Todos os modelos da família Multijet contam com um sistema de limpeza de alta eficiência e rapidez, com o uso de canhão de ultrassom. Temos a melhor limpeza de injetores do mercado, fazendo os serviços de limpeza de forma muito mais rápida e segura.

Multijet GDI para teste de injetores GDI, com retrolavagem, para 4 e 6 injetores.
Multijet GDI realiza teste de injetores GDI, com retrolavagem, para 4 e 6 injetores.

Um outro produto de destaque é a Recicladora de Ar Condicionado Automotivo AC 180, que apresenta uma excelente relação custo-benefício. Ela opera com sistemas de ar condicionado com gás R134a, e recupera e recarrega o gás refrigerante e o óleo do compressor.

Temos ainda o Testador Digital de Baterias BT 521 com impressora integrada. É um testador de alta precisão e completo para baterias de 6V e 12V, que utiliza a tecnologia patenteada Single Load Dynamic Resistance Technology (tecnologia de resistência dinâmica de carga única).

Osciloscópio Automotivo Scope X5 e Testador Digital de Baterias BT 521

Também podemos destacar o Osciloscópio Automotivo Scope X5 de 5 canais – 3 canais de entrada e 2 de saída –, onde podem ser efetuados testes de sensores e atuadores em veículos leves e diesel, e a Linha Oxijet para higienização com ozônio.

Além de equipamentos de diagnóstico a Alfatest possui uma gama com outros produtos, como máquinas de limpeza de bicos injetores, análise de gases, osciloscópio e higienização por ozônio. Quais serão os próximos lançamentos da Alfatest? Há intenção de aumentar a gama de produtos?

Na Alfatest, o desenvolvimento de novos produtos é constante e contínuo. Nós nunca paramos e estamos sempre trabalhando para aumentar a gama de produtos e prestações, de forma a atender às necessidades do mercado. A Alfatest possui uma equipe de engenharia de alto nível profissional, que trabalha diariamente para manter a nossa empresa alinhada com o que existe de mais moderno no mercado de diagnóstico automotivo, estando plenamente preparada para atender às novas tecnologias que já temos na frota nacional e também para enfrentar os desafios das novas tecnologias que virão embarcadas nos automóveis a serem lançados futuramente.

“Em breve, chegaremos com muita força no segmento de diagnóstico de veículos diesel pesados, com novas versões dos nossos softwares de diagnóstico”

Posso adiantar algumas novidades. Em breve, chegaremos com muita força no segmento de diagnóstico de veículos diesel pesados, com novas versões dos nossos softwares de diagnóstico, temos investido muito em soluções com inteligência artificial e novidades envolvendo soluções de Big Data.

O principal mercado da Alfatest são as oficinas de reparação independentes. Para os mecânicos e oficinas que fazem parte do nosso Clube Canal da Peça, quais são as formas que a Alfatest disponibiliza informações e treinamento de equipamentos?

Hoje, os mecânicos podem nos encontrar nos principais canais digitais. Estamos sempre online em nosso instagram @alfatestdiagnóstico com quase 11 mil seguidores, compartilhando conteúdos exclusivos e sempre atendendo as mensagens e comentários que chegam. A mesma coisa em nossa página do Facebook @alfatestdiagnóstico e em nosso canal do Youtube /alfatestdiagnostico com vídeos técnicos e explicativos.

Em nosso site, os clientes encontram o contato de todos os departamentos da empresa com link direto para atendimento instantâneo via WhatsApp, ainda no nosso site disponibilizamos conteúdos, manuais para download e nossa tabela de cobertura de teste, que é atualizada constantemente. Aos que se interessarem, também podem solicitar treinamento dos nossos produtos presencialmente ou online, basta consultar a disponibilidade com nosso time do Suporte Técnico.

Veja Também:

Como Funciona o Scanner OBD II Via Bluetooth?

Scanner automotivo: Análise da sonda lambda com osciloscópio

 

A cadeia de consumo está cada vez mais digital. Quais as ações da Alfatest para participar desse processo de transformação digital?

Nossos produtos já podem ser encontrados nos principais players digitais do segmento de diagnóstico automotivo e, dentro da nossa estratégia, trabalhamos diariamente para aumentar a nossa presença nessa transformação digital. Hoje, o cliente que quiser pode comprar qualquer produto Alfatest via WhatsApp, por exemplo, e efetuar o pagamento de forma segura e com condições especiais via QR Code ou link de pagamento. Nossos investimentos em mídia off-line reduziram muito nos últimos anos e, na contramão disso, o investimento em mídia online cresce a cada dia, com resultados muito significativos.

Conheça os produtos de destaque da Alfatest para linha leve, diesel e motos

Quais as suas expectativas para o setor de aftermarket automotivo no segundo semestre de 2021 e os próximos passos da Alfatest?

Acreditamos muito na retomada da economia no segundo semestre de 2021, após superarmos essa pandemia sem precedentes. Acreditamos nos investimentos que temos feito na empresa e nas excelentes possibilidades que temos em nosso mercado. Vamos lançar novos produtos que acreditamos alcançar um grande sucesso.

Próximos passos? Bem, o nosso projeto de telemetria veicular está avançando com tudo. Isso mesmo, a Alfatest apresenta a sua Linha Veion de Telemetria Veicular Inteligente, seguindo uma tendência mundial de veículos conectados. Temos uma linha completa de produtos para telemetria de veículos leves, comerciais leves e veículos pesados. Tudo com tecnologia própria da Alfatest, o que garante qualidade, confiabilidade e atendimento de novas necessidades e veículos.

Linha Veion de Telemetria Veicular Inteligente – tecnologia para veículos conectados

Estamos trabalhando em um grande banco de dados de diagnósticos automotivos, o Big Data Alfatest. Esse é um outro passo que já estamos dando. Uma solução com uma grande riqueza e quantidade de dados, que podem ser utilizados em várias aplicações estratégicas para a tomada de decisões por grandes indústrias de autopeças, por exemplo.

Com o Big Data Alfatest, poderão ser acessadas diversas informações de diagnóstico, tais como: estatísticas de montadoras, modelos de veículos testados, ano dos veículos, odômetro, sistemas eletrônicos embarcados, falhas encontradas nos veículos, dicas de reparação, localização do reparador do veículo.

“o Big Data Alfatest é uma solução com grande riqueza e quantidade de dados, que podem ser utilizados em várias aplicações estratégicas para a tomada de decisões por grandes indústrias de autopeças”

Com os dados do nosso Big Data, podem ser implementadas diversas aplicações relacionadas aos diagnósticos e defeitos dos veículos. Imagine ter acesso a milhões de informações de diagnósticos registradas diariamente e saber por região quantos “VW Gol” apresentaram defeito no corpo de borboleta e, com essa informação, por exemplo, cruzar suas vendas na região do mesmo item.

É a Alfatest avançando com tudo em uma nova era de um mundo totalmente conectado, com o uso de inteligência artificial, big data, telemetria e as mais modernas tecnologias do mundo.

Foto de capa: Divulgação

Encontre produtos e peças relacionadas a matéria:

Eletroventiladores
Reguladores de voltagem
Bobinas de ignição
Módulos eletrônicos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica