Amortecedores pressurizados: veja as principais características

Amortecedores pressurizados veja as principais características

O avanço do desenvolvimento das suspensões automotivas, levou a indústria a experimentar formas de manter a estabilidade, mesmo em pisos irregulares. Parte importante desse desenvolvimento, são os amortecedores pressurizados

Protagonistas do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis por conter e controlar os movimentos da mola, mantendo a carroceria equilibrada e o pneu em contato com o solo. Os amortecedores pressurizados, embora trabalhem com fluido hidráulico como os convencionais, usam gás nitrogênio pressurizado à baixa pressão.

Amortecedores convencionais possuem apenas fluído. A movimentação rápida (3 e 4) pode provocar cavitação e perda da eficiência do amortecedor (fonte: Wikipedia)

Função do gás nitrogênio – O consultor de serviços da Nakata, Jair Silva, explica que o gás nitrogênio consegue diminuir a temperatura interna do fluido  para manter as cargas de tração e compressão elevadas . “Isso porque,  quando o carro é submetido as imperfeições de solo que geram alta frequência de trabalho a tendência seria de altas temperaturas dos componentes internos do amortecedor, incluindo o fluido no entanto o gás nitrogênio evita que esse aumento de temperatura ocorra.

O gás nitrogênio também auxilia a manter o tubo de pressão sempre preenchido de óleo, eliminando possíveis vazios de acionamento.

Os amortecedores pressurizados, possuem em seu interior, gás nitrogênio, auxiliando a manter a temperatura do fluído e seu funcionamento pleno (Fonte: Extreme Shox)

Stop hidráulico – Alguns  modelos de amortecedor pressurizado contam também com o stop hidráulico, pistão especial que fica na haste do amortecedor e um afunilamento do final do tubo de pressão que evita impactos, principalmente, em condições de acionamento rápido, como em lombadas ou depressões, além de outros fatores que levam conforto aos ocupantes do veículo e também durabilidade ao componente. “O stop hidráulico freia o movimento de tração, reduzindo a tendência de gerar a pancada de final de curso, suavizando os impactos especialmente, ao trafegar por lombadas, depressões ou vias esburacadas”, comenta  Silva.

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Silva explica que ao passar por ondulações, após a mola se expandir, a haste do amortecedor alcança o final do curso. É o stop hidráulico que ajuda a eliminar a pancada por meio da câmara hidráulica. “Existe um pistão especial na haste do amortecedor, que ao entrar na câmara hidráulica, cria uma frenagem, reduzindo a velocidade da haste no momento de tração”, esclarece.

Nataka HG é a linha de amortecedores pressurizados da fabricante

Vedação reforçada – O sistema de vedação do amortecedor pressurizado HG conta com selo de borracha de baixo atrito e alta resistência ao desgaste e à variação de temperatura, evitando vazamento de óleo/gás e a contaminação pela entrada de poluentes.

O óleo possui agentes antiespumantes e viscosidade controlada para diferentes faixas de temperatura de acordo com as condições de trabalho.


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Durabilidade – A guia da haste do amortecedor pressurizado HG, fixada na região superior do tubo e pressão, possui ajuste deslizante, evitando o desgaste prematuro. A haste é revestida de cromo duro, protegendo contra corrosão, e polida com baixa rugosidade para evitar desgaste prematuro do sistema de vedação.

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Crédito: Nakata

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