Cabos de velas: manutenção primordial

Cabo de Vela

Os cabos de velas são indispensáveis para o funcionamento do motor. Eles são responsáveis por levar a corrente elétrica das bobinas e do distribuidor para as velas de ignição sem fuga de energia para que haja uma combustão perfeita.

Um bom cabo de vela deve ter proteção contra interferências eletromagnéticas, suportar altas temperaturas, flexibilidade e atender a aplicação para carros a gasolina, etanol e GNV, além de características condizentes com a condução de energia para a queima de combustível.

Cabos de vela Delphi
Cabos originais garantem a qualidade da queima de combustível – Foto: divulgação

Manutenção preventiva da peça

Como o cabo de vela é uma peça com tantas funções importantes, é preciso estar de olho em sua manutenção para não ter surpresas desagradáveis nas ruas ou em viagens com a família, por isso é necessário conferir a condição do cabo de vela periodicamente.

A inspeção dos cabos deve ser feita sempre junto com a inspeção das velas. Fique atento para a indicação do manual do condutor.
Dica: reduza o intervalo de conferência do estado dos cabos de acordo com o uso do veículo. Carros que passam muito tempo em condições de trânsito pesado e calor, tendem a se desgastar mais rapidamente. Confira qual a recomendação da montadora quanto à troca da peça.

Problemas comuns

Encaixe deficiente: a oxidação dos plugues de velas e a manutenção repetida do sistema de ignição, pode ocasionar o afrouxamento do cachimbo de encaixe, ocasionando falhas no funcionamento do carro.

Ressecamento: devido a exposição às altas temperaturas do motor, com o tempo, a borracha dos cabos resseca e isso traz outros problemas.

Rachaduras: provocadas pelo ressecamento, podem trazer fuga na corrente, reduzindo a eficácia da faísca da ignição feita pelas velas.

Não são só as velas que sofrem com o uso de combustível de procedência duvidosa mas os cabos também. Sendo este, uma das causas de superaquecimento dos cabos, consequentemente comprometendo seu funcionamento e conservação, muitas vezes, carbonizando seus eletrodos.



Veja também:

Defeitos comuns à velas de ignição

Como funciona a bobina de ignição

Além disso, engasgos constantes e dificuldades para dar partida podem ser sinais de desgaste nos cabos. Um defeito comum é devido a falta de manutenção das velas, ocorrer a centelha fora da câmara de combustão, sendo nesse caso necessária a troca de cabos e velas. A possível má qualidade dos materiais utilizados para a fabricação de cabos, acentuam os defeitos citados acima, e são indícios de que seja a hora para procurar uma oficina e conferir se está tudo bem embaixo do capô do carro.

Fique de olho também no consumo de combustível. Se ele estiver muito alto, corra para a oficina, porque também pode ser sinal de algum desgaste!

Cabos de vela Delphi
Confira sempre os cabos e velas em conjunto – Foto: shutterstock

Benefícios de se realizar a troca da peça

Cuidar do estado do veículo depende muito do proprietário. É sempre importante que o proprietário do veículo fique de olho no estado dos cabos de velas para, quando a peça precisar de manutenção, ela seja substituída.

É importante também sempre preferir trocar a peça do que tentar consertá-la: quem está com problemas no cabo de vela vai sentir uma grande diferença no veículo ao realizar sua troca.

Até o bolso vai sentir os efeitos, porque sua troca trará de volta o consumo de combustível a níveis normais.

O desempenho do carro também aponta as vantagens de trocar a peça, que garantem a ignição perfeita e a mistura certa de eletricidade, ar e combustível, o cabo de vela também garante ao motor uma boa performance.

Por mais que não seja um item sempre lembrado pelos donos de automóveis na hora da revisão, o cabo de vela merece atenção: quando sua manutenção não é feita, o veículo pode correr alguns riscos, como problemas nas partes elétricas — que podem acabar em perigosos curtos-circuitos, tendo em vista que o carro é movido a líquidos inflamáveis.

Além disso, um sistema de vela com problemas também pode gerar furos na cabeça do pistão, o que também pode causar problemas no carro.

Confira a dica no canal do Daniel Oliveira sobre cabos de velas

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Vela de ignição
Cabo de ignição
Bobina de ignição
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Cabeçote

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica