Confira a solução do problema que causa a paralização do câmbio I-Motion que equipou diversos modelos da Volkswagen
O câmbio I-Motion possui sistema automatizado e foi desenvolvido pela Volkswagen para equipar seus veículos de entrada.
Assim como o câmbio manual, o câmbio automatizado conta com um sistema de caixa de transmissão e acoplamento, porém todo o sistema é acionado por atuadores eletro-hidráulicos.
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É muito comum este tipo de câmbio apresentar defeitos após os 100.000 km devido desgaste nos componentes mecânicos, e isso não é diferente para o I-Motion.
Sintomas
- Câmbio travando;
- Tranco acima do normal durante as trocas de marcha;
- Dificuldade de troca de marcha;
- Ruído elevado durante o trabalho.
Características da Falha
- Presença elevada de limalha no apanhador;
- Dentes de engrenagem desgastados;
- Quebra dos dentes das engrenagens.
Causa
Todo o problema se inicia a partir dos garfos de seleção de marcha.
Na parte superior deste componente existe um pino de fixação dos garfos que é travado por dois anéis elásticos.
O problema se inicia quando um deles se solta.
O anel elástico, quando solto, se desloca diretamente para a área que se encontram as engrenagens e ao entrar em contato acaba provocando a fratura dessas engrenagens e diversos componentes mecânicos presentes no conjunto.
Além deste problema imediato, o garfo perde sua função e não permite mais o acoplamento das marchas por meio das engrenagens, muito menos o desacoplamento, travando o câmbio por inteiro.
Fonte: YouTube
Reparo
Neste caso é possível aproveitar a carcaça da caixa do câmbio, porém os componentes internos devem ser substituídos.
Caso algum deles esteja em bom estado quando inspecionado visualmente, recomenda-se a avaliação metalográfica e metrológica da peça.
Câmbio I-Motion desdentado do canal TEOMAVE CÂMBIO AUTOMÁTICO
Crédito da foto de capa: Max Carro
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