Defeitos Crônicos no Câmbio DSG

Câmbio DSG

Confira nessa matéria os principais defeitos crônicos que o câmbio DSG da Volkswagen pode apresentar durante sua vida útil.

O câmbio DSG (Direct Shift Gearbox – Câmbio de Troca Direta) é um dos componentes do sistema de transmissão. Projetado pela Volkswagen, esse câmbio automatizado conta com um sistema de dupla embreagem, que tem como objetivo diminuir o tempo de troca das marchas e diminuir o tranco que ocorre na hora da troca de marcha.

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Óleo do câmbio

Em novembro de 2013 anunciou-se um recall de mais de 1,6 milhão de unidades que contavam com este câmbio entre eles, carros das marcas: Skoda, Seat, Audi e Volksawgen. O objetivo era a troca do óleo sintético, que vinha de fábrica, por um óleo mineral.

Segundo o porta-voz da companhia, o óleo sintético era capaz de ocasionar defeitos elétricos no câmbio principalmente em locais onde climas quentes e úmidos são comuns (locais onde o nível de óleo diminui rapidamente).

Troca do Fluido Lubrificante do Câmbio DSG
Troca do Fluido Lubrificante do Câmbio DSG

Fonte: Oficina Brasil

Caixa do acumulador

Com sintomas associados a perda de potência, sinais de alerta no painel e ruídos no veículo, a caixa do acumulador é a grande vilã.

Em alguns casos pode ocorrer a fratura da fixação da caixa do acumulador e pode acarretar em vazamento de óleo e assim o sistema perde pressão, falhando nas trocas de marcha, entregando menos potência do motor as rodas e até mesmo comprometendo as demais peças devido a falta de lubrificação.

Fratura da Fixação da Caixa do Acumulador do Câmbio DSG
Fratura da Fixação da Caixa do Acumulador do Câmbio DSG

Fonte: Preparação Automotiva

Vedação

Muitos câmbios apresentam uma redução significativa no volume de óleo e isso pode ser decorrente de problemas com a vedação, aconselha-se abrir o câmbio, drenar o óleo antigo, e na hora de fixar, trocar a junta das tampas com o corpo metálico do câmbio.

Junta Dos Componentes Externos do Câmbio
Junta Dos Componentes Externos do Câmbio

Fonte: Speed Hunters

Programação do câmbio

Em muitos casos, o câmbio DSG apresenta a perda da programação.

Isso provoca a troca de marcha em rotações erradas, elevando o consumo de combustível, alta da solicitação do sistema hidráulico de acionamento das marchas e fadiga dos componentes mecânicos.

É necessário a atualização do sistema de mapeamento ou mesmo a troca do hardware. Confira no vídeo abaixo tudo sobre o câmbio DSG.

Hardwade de Comando do Câmbio DSG
Hardwade de Comando do Câmbio DSG

Fonte: Speed Hunters

 

Câmbios DSG do canal SUN Tube

Créditos da foto de capa: Speedhunters

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