Combustível aditivado limpa mesmo o motor?

gasolina comum aditivada

Mitos e verdades circulam entre motoristas e reparadores, mas afinal, o aditivo é realmente milagroso?

Não é de hoje, ou de 20, 30 anos atrás que a indústria de combustíveis utiliza aditivos. A história começa durante a Primeira Guerra Mundial, onde foram iniciadas as pesquisas para misturar ao combustível os aditivos necessários para evitar detonação aumentando a octanagem.

Diferente do que foi feito na época, onde a aditivação era feita para aumento da octanagem, a gasolina comum possui hoje um padrão de octanagem e o que difere a gasolina comum da aditivada são os químicos adicionados de acordo com cada distribuidora, dentre eles: dispersantes, antioxidantes, anticorrosivos e detergentes.

Gasolina comum

O novo padrão da gasolina comum, foi estabelecido pena ANP para que, tanto a gasolina produzida no Brasil pela Petrobras, quanto a gasolina importada que hoje é cerca de 13% do produto comercializado no Brasil, segundo a Abicom tivessem as mesmas características básicas.

Hoje, é necessário que seja emitido um boletim de conformidade dos resultados físico-químicos da gasolina antes que seja comercializada e esse boletim precisa ser aprovado pela ANP, dessa forma, emitindo um certificado de qualidade.

Com os novos valores definidos para densidade da gasolina que são hoje de 715 kg/m3, gerando mais energia na queima, também foi estabelecido que a octanagem da gasolina comum, fosse aumentada de 92, para 93 RON, enquanto a gasolina premium possui 97 RON, ideal para utilização em carros com maior taxa de compressão.

Filtro de combustível com depósito de carbono (Foto: reprodução MecaManiacos)

Apesar de estabelecidos estes padrões, que incluem níveis máximos para chumbo, fósforo, enxofre, dentre outros componentes, os carros abastecidos com gasolina comum são passíveis de acúmulo de resíduos no sistema de combustível (bomba, filtro, tanque, bicos, carburador, etc).

Nos carros abastecidos apenas com gasolina comum, é necessário o acompanhamento das manutenções do sistema de injeção e carburação com mais frequência. Sobretudo acúmulo de resíduos no filtro de combustível, bicos de injeção, giglês e cuba do carburador. Além disso, as velas também precisam de uma atenção especial.

Gasolina aditivada

A gasolina aditivada, segue as mesmas especificações da gasolina comum no que diz respeito às normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo), porém, além de respeitar a densidade, octanagem e os limites de composição para elementos químicos e porcentagem de álcool, a gasolina aditivada também possui elementos para limpar os resíduos de carbono que ficam depositados no sistema.

Porém, há mitos sobre a gasolina aditivada, como o derretimento de partes internas de bicos, ressecamento de vedações, dentre outras histórias que falamos a seguir.

Combustível aditivado entope os bicos e carburador?

Há um mito, de que se o veículo é abastecido durante um longo período com combustível comum, ele não pode receber o aditivado, pois este soltaria toda a sujeira formada ao longo dos anos, entupindo o sistema.

Combustível aditivado, seja a gasolina ou etanol não entope injetores e carburador, pelo contrário. Geralmente problemas de entupimento é causado por combustível adulterado, resíduos acumulados no carburador, bicos, bomba de combustível ou filtro de combustível e também o entupimento pode ser provocado por combustível contaminado com óleo do motor.

Como possui detergentes para limpeza, apesar dessa propriedade descolar a sujeira da linha de combustível e tanque, o combustível aditivado também possui dispersantes para que a sujeira seja reduzida a pequenas partículas e não obstrua a linha de combustível.

Quais as diferenças entre a gasolina comum e a aditivada? Confira com o canal Doutor Automóvel

Alguns combustíveis também possuem redutor de atrito, que possui propriedades para facilitar a movimentação dos pistões dentro dos cilindros.

Quais os cuidados para abastecer com combustível aditivado?

Apesar da composição do combustível aditivado possuir dispersantes e detergentes, isso não exclui a manutenção do sistema de injeção e carburação. Caso deseje iniciar o uso do combustível aditivado após anos utilizando apenas gasolina e álcool comum, esteja atento se a manutenção do veículo está em dia. Independente do início do uso do combustível aditivado, essa verificação é necessária de acordo com o manual do proprietário ou siga as recomendações do reparador.

Caso o veículo esteja com as manutenções em dia, abastecê-lo com combustível aditivado trará uma vida útil maior aos componentes do sistema.

Injeção Eletrônica

Nos carros com injeção eletrônica, verifique o período de troca do filtro de combustível, das velas e se possível, faça uma avaliação dos bicos injetores (vedações e vazão).

Carburador

Nos carros carburados, fique atento ao período de troca do filtro de combustível e também ao período em que foi feita uma limpeza do carburador. Fique atento aos gigles de marcha lenta e cuba do carburador, onde normalmente há maior acúmulo de resíduos. Não deixe de realizar a verificação das velas de acordo com a manutenção do veículo.

Combustível aditivado Dura mais que o combustível comum?

Na teoria, não. Tanto a gasolina comum, quanto a aditivada, possuem prazo de validade oficial de 3 meses, porém na prática, o antioxidante adicionado na gasolina aditivada, pode aumentar a validade do combustível, porém como não há padronização pela ANP esse aumento na validade pode variar.

Já a gasolina premium de alta octanagem (Ipiranga Octapro, Petrobras Podium ou Shel V-Power Racing), tem validade de 6 meses. No caso do álcool, o aditivado e o comum, possuem prazo de validade próximo de 1 ano.

Uso constante

O combustível aditivado possui antioxidantes e anticorrosivos. O anticorrosivo é benéfico para manter conexões de metal e tanque de combustível em bom estado de conservação. A médio prazo, reduz o custo de manutenção pois preserva o sistema de ignição e injeção.

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Gasolina aditivada junto com etanol?

Nos carros flex, o uso da gasolina aditivada misturada com o álcool não possui consequências para o motor, sendo a injeção eletrônica responsável por adaptar a ingestão da mistura estequiométrica adequada e os aditivos continuam fazendo sua parte, limpando e mantendo o sistema.

Mais potência?

Não, o combustível aditivado não deixa o carro mais potente. Apenas a gasolina de alta octanagem em veículos com grande taxa de compressão aumenta a potência do veículo pois central eletrônica muda o tempo e o volume de injeção.

Postos diferentes, gasolinas diferentes.

Apesar da especificação da ANP para gasolina ser padronizada entre os postos de combustível, a proporção dos aditivos fica a cargo de cada distribuidora.

Gasolina aditivada limpa o motor?

Via regra geral, a gasolina e o etanol aditivados mantém por mais tempo peças do veículo sem acúmulo de resíduos e carbono, porém não fará milagres. Por conter detergentes, dispersantes e antioxidantes, ela reduz os depósitos de sujeira e prolonga a revisão de velas, bicos e carburador, porém não exclui a manutenção do dia a dia. Mantenha o veículo com as trocas de filtros e troca de óleo em dia para evitar carbonização e obstrução do sistema.

Veja o que o pessoal do Guia Automotivo acha sobre o uso de combustível aditivado

Foto de capa: Wikipedia / Fontes: Petrobras | AB | 4machines | ANP

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