Quando realizamos upgrades no motor de qualquer que seja o carro, é sempre bom verificar se o sistema de frenagem vai estar adequado com a nova potência. Confira nesta matéria como realizar isto!
O Fusca é um dos carros mais populares do mundo e apesar do seu motor não ter grande apelo para o uso de preparações para ganho de potência, ainda existem fãs da marca que adoram dar uma “apimentada” no famoso Boxer que equipa o “besouro”.
Um dos problemas mais comuns que encontrarmos, são carros com um grande potencial de motor em contraste com um péssimo sistema de frenagem.
É um perigo direto para a segurança de qualquer motorista, independente se o condutor esta guiando o carro em uma rodovia ou em um track-day.
Ele coloca em risco a vida de quem guia e de terceiros, que podem sofrer uma consequência devido a ocorrência da fadiga do freio.
Veja mais:
Como é feito o Procedimento de Teste de um Freio de Fórmula 1?
Tutorial: Como Adaptar o Freios a Disco Traseiros nos Modelos “Quadrados da VW”
O Fusca é um dos carros que mais sofrem com o problema de fadiga do sistema de freio, mesmo sem os upgrades do motor, pois a tecnologia empregada na época, não existia recursos como a engenharia atual.

Fonte: Del Rey
Uma das soluções utilizadas para acabar com o problema de fadiga, neste caso, é a troca de sistema a tambor para o o sistema a discos.
É bem comum este tipo de procedimento e de fácil adaptação.
Com este upgrade o comportamento de frenagem passa a ser bem mais rápido e preciso, além disso pode ser utilizado com maior demanda sem correr o risco do fadigamento.
Confira neste vídeo do canal Marcelo Tonella como fazer por completo a transgressão de um sistema a tambor para discos!
Crédito de foto do blog: Del Rey
Crédito de matéria: Canal da Peça
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento