A substituição da correia dentada e o sincronismo do motor Renault K4M merecem atenção e ferramentas específicas. Veja como realizá-la.
Uma das manutenções periódicas de maior importância para o veículo é a troca da correia dentada confira a seguir o procedimento de substituição da correia sincronizadora do motor Renault K4M 1.6 16v que equipa o Clio.
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A correia dentada liga o eixo árvore (virabrequim) com os eixos de comando de válvulas do motor, ou seja, realiza o sincronismo de acionamento das válvulas com os pistões do motor.
Procedimento para a substituição da correia dentada do motor Renault K4M
- Retire o filtro de ar;
- Remova a flauta;
- Remova as proteções de plástico dos eixos de comando de válvulas;
- Desconecte os plugues do chicote elétrico
- Remova o parafuso de proteção do sistema de localização do PMS (ponto morto superior);
- Coloque o primeiro pistão em ponto morto superior (PMS);
- Solte a porca de fixação das polias do eixo de comando de válvulas;
- Realize o sincronismo do comando de válvulas com as polias soltas;
- Instale a correia sincronizadora no motor;
- Finalize realizando a montagem dos componentes com o procedimento inverso.
Aconselha-se a troca do conjunto usando o kit de troca original Renault, nele encontra-se a correia dentada, tensionador principal, rolamento auxiliar, parafuso de fixação da polia do virabrequim e as duas tampas de proteção.
Confira no vídeo abaixo como realizar o procedimento de troca da correia dentada do motor Renault K4M.
Troca da correia dentada dos motores K4M Renault do Canal High Torque
Crédito da foto de capa: Renault-BG