Defeitos comuns do motor VW TSi

Defeitos comuns do motor VW TSi

Carros com injeção direta precisam de cuidados na manutenção. Veja a seguir alguns defeitos que costumam aparecer no motor VW TSi. Veja algumas características apresentadas pelo motor VW TSi.

O motor EA211 da VW é hoje utilizado tanto na versão aspirada (como no VW Saveiro e Voyage), e também é utilizado com turbo, na versão TSi, nos modelos: Up!, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross. Nos motores 2.0, o motor utilizado é o EA888. O sistema TSi (Turbocharge Stratified Injection) apenas identifica o sistema de injeção do veículo que utiliza turbocompressor e injeção direta.

A versão TSi apresenta três ou quatro cilindros é mais compacto que seu antecessor e como em motores a diesel, possuem injeção direta. Os motores com injeção direta possuem problemas de carbonização das válvulas por trabalharem secas, sem a lubrificação do combustível, além disso, trabalham com a mistura pobre em relação aos motores de injeção indireta.

Veja também:

Sincronismo Motor TSI 2.0 16V

Luz EPC acesa? Veja como resolver

A mistura de ar/combustível dos veículos com injeção direta feita com mais partes de ar para combustível do que no sistema indireto, rende economia de combustível ao veículo, mesmo este produzindo muito mais potência. Por outro lado, qualquer alteração na qualidade do combustível pode ser fatal para o motor.

Veja a seguir algumas características gerais do motor TSi e alguns problemas apresentados

Uma das características do motor VW TSi é o consumo de óleo. O que pode ser feito para minimizar é a utilização do óleo específico do manual do proprietário, seguindo a diretriz da VW. Cada modelo possui uma especificação em seu manual. O modelo de especificação podem ser os seguintes: VW 504.00, VW 507.00, VW 508.88, VW 509.99, etc.

Na hora da troca, confira se no rótulo do óleo escolhido, consta a homologação para uso no modelo. Em caso de uso severo do veículo na cidade, onde ele não chega a esquentar por completo e é utilizado no trânsito, antecipe as trocas de óleo.

Veja as dicas de troca de óleo com a Panda Garage: tempo de troca de óleo, troca por gravidade ou sucção, dentre outras

A lubrificação ineficaz dos motores TSi podem provocar desgaste acentuado em bronzinas de biela e comando de válvulas. Folga no eixo da turbina também é um problema que este motor pode apresentar e provoca alto consumo de óleo.

Carbonização é um dos problemas crônicos do motor VW TSi

A carbonização pode ser conferida nos dutos de admissão do veículo que ficam com fuligem preta excessiva. A formação de fuligem em excesso acontece devido o uso no dia a dia da cidade e pode ser potencializada por combustível e óleo de baixa qualidade. Não realize apenas a descarbonização sem verificar bicos injetores. Verifique se estão equalizados e limpos.

No caso do Up! TSi, possui 3 cilindros com volume 1.0 e 12 válvulas. Até o ano 2015, houve muitos problemas de bicos injetores, onde era caracterizado pela vibração excessiva ou dificuldade na partida, isso é sintoma de bicos injetores gotejando.

Defeitos comuns do motor VW TSi 3

Na hora da manutenção, verifique também a correia da bomba d’água que fica na lateral do bloco, ela funciona de forma independente da corrente de válvulas do motor e também não funciona em conjunto com a correia de acessórios como nos outros veículos.

Defeitos comuns do motor VW TSi 6

No caso do motor EA888 a carcaça da bomba d’água pode apresentar problemas. Há relato nas junções da bomba com o bloco, nas conexões com o ar-quente do veículo e também na conexão do trocador de calor. Mesmo utilizando a carcaça de alumínio que é uma solução do mercado de reposição, há relatos de vazamentos. Dutos e mangueiras também são motivos de problemas.

Confira a seguir os locais mais comuns onde as bombas de água dos motores TSi vazam com o pessoal da Kajota Garage

Óleo muito quente pode significar problemas no trocador de calor. O problema comum é a parte de arrefecimento entupir. É possível desentupir, porém não é indicado por especialistas, sendo necessária a troca do componente.

Trocador de calor do motor TSi tem conserto? Veja a seguir

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Bicos injetores
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica