Freio a disco traseiro: solucione os ruídos!

barulho na traseira pode ser freio!

Nem todos os barulhos provém de suspensão e coxins. Muitas vezes um pequeno problema no freio traseiro pode trazer dor de cabeça mas é fácil de resolver, confira!

O sistema de freios é um dos principais motivos de busca por manutenção em oficinas. O uso severo de discos e pastilhas, contribui para a necessidade de revisão antecipada. A verificação do sistema é recomendada a cada 10 mil quilômetros, porém não há indicação de substituição com antecedência, desde que sejam respeitados os limites de materiais.

Utilização da ferramenta de calibre

Verificação do desgaste da pastilha de freio. Pode ser usado uma ferramenta de calibre como o Tramontina PRO 44061/102 (foto: divulgação Tramontina)

A inspeção visual já dará uma ideia ao reparador se é necessária a substituição de algum componente, porém, utilizando um cálibre de lâminas, há o indício correto do tempo de vida que ainda existe nos componentes.

Veja Também:

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Pinça de Freio

Freios ABS: Tudo o Que Você Precisa Saber

Porém, nem sempre o ruído significa desgaste de pastilhas ou discos, que é caracterizado por um som metálico. Muitas vezes um ruído parecido com algo solto no veículo pode ser um problema que vem do sistema traseiro do veículo.

Veja a seguir a explicação do Lucas da Kajota Garage indicando na prática de onde pode ser o barulho e como realizar a montagem e desmontagem de forma segura

Na hora da revisão das pastilhas, discos e montagem do cavalete, sempre utilize a ferramenta correta para volta do êmbolo da pinça do freio. O êmbolo da pinça utiliza pressão e tentar voltá-lo para a posição original sem a ferramenta correta danificará o sistema. Alguns veículos possuem essa regulagem por meio do programa de diagnóstico, porém nem sempre ele chega a ficar na posição necessária para montagem.

Sempre verifique o tamanho e aplicação da ferramenta para retorno do êmbolo do freio (foto: divulgação Tramontina Pro)

Confira os principais motivos que levam o freio a emitir ruídos.

  • Superfície do disco de freio irregular
  • Material da pastilha de freio muito duro
  • Flutuação da pastilha com a pinça de freio
  • Contato irregular entre a pastilha e o disco de freio

Após a manutenção do sistema, nos primeiros 500 quilômetros rodados, é recomendado o uso moderado do freio para que seja feito o correto assentamento das pastilhas.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Pastilha de Freio
Disco de Freio
Pinça de Freio
Cilindros de Roda & Cilindro Mestre

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica