Lâmpadas de Xênon: veja como funciona. É possível regularizar?

Lâmpada xênon

O que são lâmpadas xênon? Entenda como funciona, suas diferenças em relação a outras lâmpadas e porque há leis para regulamentá-las

O xenônio foi descoberto no final do século XIX, é um elemento químico representado pela tabela periódica como “Xe”. As lâmpadas de xenônio são utilizadas desde os anos 50 para reprodução de filmes em cinemas, equipando os projetores mais fortes. A lâmpada possui o gás de xenônio em seu interior e ao ser eletrificada, emite luz.

No início, as lâmpadas automotivas do elemento foram utilizadas em carros de luxo, porém se tornaram comuns no mercado de reposição, sendo utilizadas não só para veículos com lâmpadas originais.

A troca das lâmpadas halógenas por xenôn começou a ficar comum, porém, em 2011, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a utilização das Lâmpadas xênon em todo o país.

Como funciona o xênon?

Em 1988, William Ramsay e Morris Travers foram os responsáveis pela sua descoberta. A utilização principal desse gás é feita na fabricação de dispositivos emissores de luz. Conhecido como um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0), o xênon é inodoro e incolor.

Lâmpada de Vapor de Mercúrio de Alta Pressão

Lâmpada de Vapor de Mercúrio de Alta Pressão

Fonte: Slideplayer

É possível destacar como exemplo: as lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

O High Intensity Discharge (HID), que significa Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade, é um sistema de iluminação automotiva que é produzido à base de reatores, starters e lâmpadas de gás xênon.

Esse sistema aprisiona o gás no interior de uma lâmpada especial que, por meio de impulsos elétricos oriundos de um reator especifico, é responsável por fazer o gás se inflamar e gerar luz de uma intensidade muito alta.

Veja Também:

OSRAM lança lâmpadas de LED multicor para uso automotivo

Defeito na luz de freio é sempre lâmpada queimada?

As principais diferenças entre as lâmpadas comuns e as xênon estão relacionadas à emissão de luz e a durabilidade.

Enquanto aquela emite uma luz amarela e tem uma vida útil de aproximadamente dois anos, esta dura cerca de 6 anos e emite uma luz branca.

Conheça, a seguir, qual foi o principal motivo que levou o Contran a determinar sua proibição.

Por que as lâmpadas xênon sofreram ação das leis?

A resolução 384, que foi publicada em junho de 2011, apontou que a segurança foi o principal motivo para a proibição das lâmpadas xênon.

Farol de Xênon
Farol de Xênon

Fonte: Culturamix

Esse tipo de lâmpada tem o poder de gerar uma iluminação até três vezes maior que as lâmpadas convencionais. Isso é muito perigoso, porque pode ofuscar a visão dos condutores que estão no sentido contrário da pista. A luz pode, inclusive, ser a principal responsável por alguns acidentes.

Tudo começa pelo projeto de iluminação dos veículos. Os veículos são produzidos com faróis que utilizam o sistema de refletor e o de projetor.

xenon_projetor_refletor
Na esquerda, a lâmpada de xenônio aplicada a um farol com refletor. À direita, o xenônio aplicado a um farol com projetor

O sistema de projetor foi utilizado em larga escala para a lâmpada de xenônio, pois consegue um foco muito mais preciso para a iluminação mais forte. No caso do farol com projetor, a luz se dispersa e pode ofuscar a visão dos outros condutores. Outra questão, nos sistemas originais com iluminação de xenon, possuem sensor de ofuscamento e nivelam o facho de luz de acordo com a pista onde está sendo utilizado.

Veja Também:

Relé automotivo: um guia completo com os tipos e utilização

Qual o significado de todas as luzes do painel do carro?  

Equipamento irregular

Xenon instalado fora da fábrica pode gerar multa Fonte: Audiomotive

Agora, ela pode render uma multa no valor de R$195,23 e condutor ainda perde cinco pontos na carteira de habitação (infração grave). O Contran destaca, também, que os acessórios que geralmente são conhecidos como “mascaras de farol” no mundo do automobilismo, também estão proibidos pela resolução 384.

Existe alguma solução?

Apenas os veículos que possuem o dispositivo como opcional original da fabricante, estão autorizados a utilizar o sistema com lâmpadas xênon. O Contran autorizou a utilização desse tipo de lâmpada em carros que já possuem os dispositivos em seus projetos originais.

Há como modificar?

A regularização do Xenon e LED poderia ser feita até o início de janeiro de 2021 com o pedido junto ao Detran para modificação do sistema de iluminação do veículo, sendo necessária uma vistoria pelo Inmetro, porém a partir de 27/01/2021 alguns destes tópicos mudaram.

A partir de 27/01/21 as leis mudaram

Quando o veículo possui o Certificado de Segurança Veicular (CSV) emitido até 2 de junho de 2011, também podem instalar lampadas xênon em seu carro.

Veja neste vídeo do canal AUTO ESCOLA VIEIRA ITAPETININGA a diferença entre uma lâmpada comum e uma de xênon!

Crédito foto de capa: LSC Automóveis

Crédito de matéria: Chemistry Explained, Doutor Multas e Eletron Car

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Lâmpadas
Motor
Relês de vidro elétrico
Fusíveis e Chicotes
Atuadores e Sensores
Vela de Ignição e Cabos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica