Com mais de 60 anos de mercado, a MTE-THOMSON firmou-se como um dos mais importantes fabricantes de autopeças para o aftermarket do Brasil e não para de crescer.
Sem se intimidar com os problemas atuais que a pandemia de Coronavírus impôs ao mercado, a MTE-THOMSON continua investindo e aumentando seu portfólio de produtos que conta com uma linha completa de componentes para injeção eletrônica e arrefecimento, abrangendo tanto o mercado de automóveis leves como também diesel e motos.
Para falar um pouco dos avanços da MTE, a superação dos problemas da pandemia e os próximos passos para 2021, conversamos com Alfredo Bastos Jr, Diretor de Vendas e Marketing da MTE-THOMSON.
Canal da Peça – Quais foram os principais impactos para a MTE-THOMSON no primeiro semestre de 2020 por conta da pandemia de Coronavírus?
Obviamente todos nós levamos um susto, foi completamente inesperado, mas contornamos diminuindo jornada, parando a fábrica por quase um mês, mas com mais de 60 anos no mercado, a experiência nos lembra que já passamos e superamos tantas adversidades que colocamos na nossa lista como mais uma crise a ser enfrentada com bastante resiliência, que é uma característica muito forte nossa. E assim permanecemos e seguimos.
Canal da Peça – Houve mudança na atuação da MTE no mercado nacional e nas exportações por conta da pandemia?
Sempre exportamos 50% de nossa produção, conforme o mercado foi sendo retomado aqui, nos demais países foi da mesma forma. Estamos focados na reposição, então não podemos afirmar que precisamos lidar com nenhuma mudança efetiva em nossa atuação. Apenas seguimos o fluxo mundial do mercado.
Canal da Peça – Com a retomada do mercado, como a MTE ajustou a produção e abastecimento de distribuidores e varejistas?
Nossa produção é baseada no sistema Just in Time e suas ferramentas de gestão, onde a recuperação de produção é rápida. Obviamente a parada foi necessária devido a pandemia mas a recuperação é a mais lenta de toda a cadeia, pois dependemos de alguns insumos que estão em falta e o consequente aumento dos preços.
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Nosso histórico de entrega é de 98% dos pedidos, chegamos a 90% no pico da demanda, não achamos ruim. Nossa demanda é técnica, portanto temos que tomar cuidado com essa recuperação além do normal. Temos, sem dúvida um “eco de demanda”, mas temos certeza que logo será recuperado.
Canal da Peça – Mesmo antes da pandemia, a MTE já atuava no comércio eletrônico de peças com o portal www.compremte.com.br. Houve um aumento na busca por este meio de aquisição de peças em 2020?
Procuramos atuar no eletrônico há mais de 10 anos e sim, ocorreu aumento tanto no compre MTE como também em todos os Marketplaces que atuamos! Não foi na proporção de outros segmentos, mas a consciência do nosso Canal de autopeças em aumentar a presença on-line mudou muito.
Conheça a linha de produtos MTE-THOMSON
Canal da Peça – O hábito de compras pela internet deve se intensificar em 2021, como a MTE está se preparando para essa mudança?
Acreditamos que seja um caminho sem volta. Da nossa parte estamos muito preparados para isso, com toda a disponibilidade de conteúdo e informação eletrônica sobre a aplicação das peças, fotos, atendimento, etc. Tudo pronto, mas como já disse, precisamos que os nossos parceiros estejam empenhados nisso também.
Canal da Peça – Mês a mês, a empresa tem aumentado seu portfólio de peças de reposição. Quais serão os próximos lançamentos da MTE?
Essa sim é uma busca constante nossa, de completar nosso portfólio. As peças são muito diferentes ano após ano de um mesmo modelo de veículo. Somos o primeiro fabricante de Sonda Lambda no Brasil e logo vamos lançar a quinta geração deste importante produto da injeção eletrônica. Muita tecnologia envolvida e nós somos os únicos que disponibilizamos ao mercado brasileiro essas 5 tecnologias.
Canal da Peça – De forma geral, quais são as expectativas e os próximos passos da MTE para 2021?
Acreditamos que esse ano haverá uma acomodação e o mercado vai se estabilizar nas entregas e também nos custos de aquisição. Isso é bom.
Vamos lembrar sempre que nossa demanda é técnica e ela não mudou devido a pandemia, tanto que as oficinas não fecharam, foram consideradas serviço essencial para que todos os veículos pudessem continuar sendo consertados e o país não parasse em definitivo, afinal é através dos veículos funcionando que temos comida, socorro, resgate e vários outros serviços que dependem essencialmente dos veículos.
Canal da Peça – A MTE-Thomson sempre foi muito próxima ao reparador, oferecendo cursos e manuais técnicos através do programa Oficina do Saber. Quais foram as implementações do programa em 2020 com as limitações da pandemia?
Lançamos quase um curso por mês e a adesão foi total, implementamos o certificado digital para evitar o contato. A informação é cada vez mais ampla buscando tirar as dores da reparação, seguimos tentando ajudar o setor como podemos, fazendo o nosso melhor. Teremos também muitas novidades para 2021. Acompanhem!
Canal da MTE-THOMSON trata sobre conceitos técnicos e é voltado aos profissionais de reparação
Foto de capa: divulgação / Texto: Rafael Micheski/MTE-Thomson
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