Mobensani dá a volta por cima e projeta crescimento em 2021

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Batendo de frente com as limitações que a Pandemia de Covid-19 impôs ao mercado, a Mobensani, uma das maiores empresas de autopeças em metal-borracha para o setor de reposição, projeta crescimento em 2021.

Atuando em todo o Brasil e também no exterior, a Mobensani – especializada na fabricação de produtos em metal-borracha – por meio de uma estratégia sólida superou o momento de maior crise de 2020 e mira em seu crescimento em 2021. Para falar sobre os próximos passos da fabricante, conversamos com Simone de Azevedo, Diretora Comercial da Mobensani.

Canal da Peça: Fale um pouco sobre a Mobensani, como tudo começou?

Simone de Azevedo: A Mobensani não era do segmento automotivo quando foi fundada em 1.966, era especializada em fabricação de borrachas para segmentos diversos, ela foi adquirida em 1985 e iniciou suas atividades no segmento automotivo sob o comando do Sr. Amir (Presidente da empresa) que sempre trabalhou no segmento e no fornecimento para montadoras, portanto, seguir com a fabricação de autopeças, foi um caminho natural.

Poucos anos depois eu e a minha irmã entramos para a empresa, uma focada no desenvolvimento comercial e projetos e a outra no administrativo e financeiro. Iniciamos em um prédio alugado com um pouco mais de 1.000M2, hoje estamos em sede própria em uma área de 30.000M2, a maior empresa de metal-borracha de reposição do Brasil.

CDP: A Mobensani atua tanto no Brasil como no exterior. Quais foram as principais conquistas para a fabricante nos últimos anos?

Simone de Azevedo - Diretora Comercial da Mobensani
Simone de Azevedo – Diretora Comercial da Mobensani

SA: A maior conquista, com certeza, foi a credibilidade internacional da marca, pois a Mobensani atua e participa na exportação a mais de 26 anos e sempre independente do cenário mundial ou do dólar, então houve consistência e participação da Mobensani em todas as feiras e eventos, isso fortaleceu os alicerces e aumentou a confiança na marca.

CDP: 2020 pegou todos de surpresa. É possível realizar uma divisão da dinâmica do mercado entre o primeiro e o segundo semestre?

SA: Sim há, tivemos 2 anos diferentes em apenas 2 semestres, aprendizados de 10 anos de administração em apenas alguns meses, fomos mais disruptivos que o Presidente JK com seu plano de 50 anos em 5.
No primeiro semestre, em especial março, abril e maio foi de
interrupção praticamente total das vendas, incertezas e todos em rumo ao desconhecido, após este primeiro impacto brutal, em poucos meses, tivemos a aceleração e recuperação do mercado, na maior velocidade que já se teve na história do mercado de reposição, a dinâmica foi então, ilustrando e em alusão ao nosso mercado de 0 a 100 em 2,4 segundos.

CDP: Como foi a reação e a adaptação da Mobensani aos impactos da Pandemia?

SA: A reação da Mobensani foi muito rápida, e isso muito se deve a própria cultura da empresa, é natural na Mobensani as mudanças e alterações de rotas, tudo em prol de realizamos um trabalho extraordinário para os clientes e colaboradores. Temos a fábrica “na mão”, com dados e informações em tempo real, então alinhar o novo trajeto foi rápido, pois realizamos muitos cenários e nos adiantamos aos nossos fornecedores e clientes.

Tantos aprendizados vieram deste forte impacto chamado ano de 2020, entendemos que as informações precisam estar ainda mais claras e precisas das aplicações das peças, para que nossos clientes possam estar mais preparados para o mundo digital, com novos meios e modelos para se divulgar a marca e contactar os clientes, constatamos que as feiras já não terão o mesmo propósito que tinham e será necessário uma mudança de conceitos e valores adaptados ao novo mundo.

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CDP: A Mobensani está presente no dia a dia dos reparadores. Quais são os esforços para comunicar-se com os reparadores e garantir disponibilidade de peças e produtos?

SA: Tínhamos as feiras regionais e o projeto de palestras do T.E.M. (Treinamento Especializado Mobensani) que nos aproximava muito dos reparadores, então, para continuar presentes ao lado dos reparadores, realizamos lives com alguns temas de aplicação de peças, da mesma forma que fazemos no T.E.M e ainda remodelamos o programa de treinamento para um tamanho menor e dentro dos protocolos de seguranças da OMS.

Depois de setembro, reativamos o Projeto “Experimente Mobensani – A Experiência” onde trazemos alguns clientes para visitar a fábrica e entender todo processo de fabricação, intensificamos estas visitas, e claro, tudo dentro dos protocolos de segurança.

CDP: Você poderia nos indicar quais são os produtos best-sellers da Mobensani?

SA: No caso, entendemos por Best Sellers, não apenas itens de curva A, mas itens que tem uma tecnologia inovadora e/ou uma disponibilidade exclusiva no mercado pela Mobensani, como o item MB753 – Suporte Dianteiro do motor lado direito (hidráulico) Corolla 02/08, o item MB756 – Suporte Traseiro do motor lado direito (transmissão automática) Corolla 02/08 ou kits de amortecedor com rolamento original como o MB4187 – Kit do amortecedor da suspensão dianteira completo – Cruze 12/16.

Conheça os produtos Mobensani

Mobensani_MB753
Suporte Dianteiro do motor lado direito (hidráulico) Corolla 02/08
Mobensani_MB756
Suporte Traseiro do motor lado direito (câmbio automático) Corolla 02/08
mobensani-borrachas-automotivas
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CDP: O Sindipeças fez uma projeção de crescimento do setor de autopeças brasileiro em 2021. Você está otimista com a reação do mercado? Quais estratégias serão adotadas pela Mobensani?

SA: Sim, estamos bem otimistas, o número eu ainda tenho dúvida, pois há um real crescimento do mercado automotivo de reposição pelo novo modo de deslocamento das pessoas nas cidades e nas viagens, e há uma parte também que é uma “bolha”, pela falta de peças. Nossas estratégias estão sempre voltadas ao aumento da produtividade, em 2020 por exemplo, recebemos 3 novas injetoras vindas de Taiwan, e assim a Mobensani seguirá aumentando o volume de produção e paralelamente implementará um novo projeto para estar mais próxima dos reparadores, em 2021 divulgaremos, aguardem!

CDP: Quais as suas considerações finais?

SA: O mercado de reposição brasileiro é único no mundo, não é comparável a nenhum País, primeiro porque a base econômica do Brasil teve muita influência por parte da indústria automobilística nas décadas de 60 e 70 e por consequência um desenvolvimento rodoviário muito maior e mais eficiente que marítimo ou ferroviário para a locomoção dentro de um País com dimensões continentais.

No Brasil automóvel ainda é “patrimônio e investimento” para muitas famílias, e a pandemia só veio reforçar a importância do automóvel no Brasil, justamente pelo deficit de transporte público e falta de trens de passageiros. Há muitas variações e inovações para a locomoção de pessoas mundo afora, mas eu ainda aposto que o mercado de reposição automotivo brasileiro tem fortes e longos anos de existência, como disse uma vez o economista Pérsio Arida “certas coisas são iguais a jabuticaba, só acontecem no Brasil”.

Mobensani comercializa produtos originais Getoflex

Fotos: divulgação Mobensani /  Texto Mobensani/Rafael Micheski

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