Jeep Compass híbrido promete 25,4 km/L

Jeep Compass híbrido

Stellantis, grupo detentor da Jeep acaba de anunciar o Compass 4xe. Apesar de 1.900 kg, o híbrido promete autonomia de mais de 25 km/L de combustível

O Jeep Compass é um dos líderes do mercado de SUVs, que também conta com o Jeep Renegade no leque de opções para o consumidor final. O Compass foi um dos primeiros veículos do grupo Stellantis a receber o motor T270 turbo, de quatro cilindros, 16v e 180 cv.

Segundo a fabricante, no lançamento do Compass com o motor T270, a média de autonomia chegava a 10,3 Km/L na cidade e 11,9 Km/L quando abastecido com gasolina. Números impressionantes e que na prática, dificilmente conseguem ser repetidos, porém, a Jeep está lançando uma atualização importante para o Compass, sua versão híbrida promete duplicar sua autonomia unindo o T270 a um motor elétrico.

Jeep Compass híbrido

Segundo a Jeep, seus motores unidos, permitem uma potência combinada de 240 cv, com 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, consumo urbano de 25,4 km/l e autonomia próxima de 50 km de forma 100% elétrica, utilizando uma carga de duas horas.

A estratégia da Jeep é aumentar suas opções de híbridos e elétricos no Brasil e neste caso, sem abrir mão de performance e capacidade off-road, neste caso, o motor a combustão funciona no eixo dianteiro, enquanto o motor elétrico está acoplado às rodas traseiras, funcionando em modo 4×4.

Jeep Compass híbrido

O Compass 4xe será oferecido na versão Série S, que vem completa com todos os opcionais “A venda e pós-venda dos modelos eletrificados são únicos e trabalhamos em parceria com nossa rede para que o cliente tenha uma ampla assistência desde seu primeiro contato com o novo Compass 4xe híbrido plug-in. Nossos clientes, inclusive, poderão recarregar gratuitamente seu veículo nas concessionárias. Nossa rede investiu em capacitação e equipamentos, atendendo à rigorosa legislação em torno da manutenção de veículos eletrificados. Além de contar com uma ampla rede de apoio, nossos clientes também terão a segurança da garantia exclusiva de cinco anos para a bateria de tração (bateria de alta tensão e sistemas elétricos do modo híbrido), que complementa a proteção completa de três anos oferecida em todos os modelos Jeep”, afirma Everton Kurdejak, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Design

O novo Compass 4xe será oferecido em quatro cores exclusivas: Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade. A cor azul também está presente em torno dos emblemas “Jeep” e “Compass” no capô, portas dianteiras e porta-malas. Na traseira também fica o logotipo “4xe”, que tem a última letra pintada também em azul para reforçar a presença da tecnologia híbrida plug-in no modelo. O Compass 4xe também oferece faróis com design exclusivo full LED.

Jeep Compass híbrido

No interior, o Compass recebeu costuras exclusivas, e possui quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, com sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Outra diferença no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista, exclusivos para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe híbrido plug-in.

Além dos botões adicionais, o Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, com luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria. Outra novidade são as rodas de liga-leve de 19 polegadas e teto-solar panorâmico.

Motores

O Compass 4xe usa o já motor T270 turbo, que nessa configuração é movido a gasolina e alcança 180 cv de potência e 27.5 kgfm de torque. O motor a combustão é auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.

No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cv e 25,4 kgfm de torque, disponíveis em qualquer rotação e permite que o Compass 4xe mantenha a tração nas quatro rodas ao mesmo sem a necessidade do eixo cardã. A gestão eletrônica garante que o veículo tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, o que assegura o máximo de performance e aderência em qualquer circunstância.

Jeep Compass híbrido

A bateria possui tensão de 400 Volts e 11,4 kWh e ocupa a parte inferior do veículo e também é acomodada sob os bancos traseiros, com proteção metálica, refrigeração e inversor de corrente integrados, a autonomia exata, segundo a Jeep é de 44 km, apenas em modo elétrico.

Falando em autonomia, em modo híbrido, é possível chegar a 927 quilômetros, com a média mecionada de 25,4 km/L de combustível no ciclo urbano e 24,2 km/L em estrada.

O desempenho do Compass equivale a de um esportivo com 500 kg a menos. Seus motores combinados geram 240 cv, porém o torque instantâneo do motor elétrico move os 1900 kg do veículo de 0-100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h.

Jeep Compass híbrido

Modos de condução

Há quatro modos de condução que ajustam os parâmetros de aceleração, assistência de direção e trocas de marchas.

No modo Auto, o são analisados continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para ajustas da melhor forma as respostas do veículo.

Apesar da neve ser algo raro no Brasil, o modo Snow é indicado para pisos com baixa aderência. O modo Sand/Mud é indicado para trilhas de estradas de terra ou areia. Em modo Sport, o Compass entrega toda a potência dos motores combinados em modo 4×4 e ajusta suspensão e direção. Além dos modos de condução padrão, o Compass possui seleção de modo 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistência para descidas).

Jeep Compass híbrido

A capacidade de carga em relação a outras versões, aumentou de 400 kg para 600 kg, devido o implemento do motor elétrico e sua capacidade de torque.

O Compass também traz duas funcionalidades somadas ao modo híbrido padrão. Nesses modos, há o modo elétrico e o modo de carregamento da bateria:

– Electric: é utilizado apenas o motor elétrico, que limita o veículo a 130 km/h e 44 km de autonomia, esse modo só é desabilitado, caso o condutor exija desempenho do veículo ou nível baixo da bateria.

– e-Save: realiza o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão. O modo passivo, mantém o nível de carregamento da bateria. A central eletrônica usa a frenagem regenerativa para manter a carga atual, com a opção de realizar o carregamento da bateria em até 80% no modo ativo.

Veja também

Jeep Renegade: Revisão dos 36 mil Quilômetros Revela Surpresas

Canal da Peça: marketplace especializado é a porta de entrada para centenas de autopeças ao mundo digital

Frenagem regenerativa

O motor elétrico trata de reduzir a velocidade do veículo quando o freio é acionado de forma suave, desta forma, é ativado o carregamento da bateria por meio do sistema de frenagem. Utilizando a opção e-Coasting, a regeneração da carga é maior, transformando energia cinética em elétrica e aumentando o poder de frenagem.

Jeep Compass híbrido

Recarga

O Compass vem equipado com um carregador doméstico portátil para conexão em tomada de 110 e 220 volts, com três pinos. Seu tempo de recarga total é de 20 horas dependendo da tensão. Também é possível utilizar o carregador de parede Weg e EnelX, com potência de 7,4 kW e carga completa em cerca de 1h40 em carga rápida ou 9 horas em carga lenta. É possível programar o carregamento ao lado do conector do veículo, para realizar a recarga em horários definidos. A Jeep também disponibilizará recargas em parceiros, como rede de estacionamentos.

Comodidade, opcionais e segurança

Os opcionais do Compass incluem: teto-solar panorâmico, assistente de estacionamento semiautônomo, sistema de controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor de placas, alerta de veículo no ponto-cego, frenagem autônoma de emergência e sete airbags.

Jeep Compass híbrido

Também há câmeras com visão em 360 graus que ficam localizadas em sob os retrovisores, grade dianteira e tampa do porta-malas.

O sistema de som possui centarl multimídia de 10,1 polegadas e conectores USB que também realizam recarga de telefones. O Compass ainda possui um assistente virtual e pode consultar detalhes de consumo, verificar tempo de recarga, dentre outros recursos com conexão via internet integrada.

Tem dúvidas sobre o Compass Híbrido? Veja a seguir mais informações com o canal Comprecar

Preços sugeridos

O Compass S 4xe será importado da Itália, com preço de R$ 360.887 para o estado de São Paulo e R$ 349.990 para o restante do Brasil.

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica