Marcando 50 anos do Lamborghini Countach, Pirelli recria o Cinturato CN12

Lamborghini-Countach-LP500-3_pirelli

O CN12 nunca mais foi produzido após equipar o protótipo Lamborghini Countach 1971: agora foi recriado para um colecionador

Foi em 11 de março, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 1971, que o protótipo do Lamborghini Countach foi revelado. O sucesso foi tão grande que a Lamborghini desenvolveu novos recursos para aumentar a produção e três anos depois, os modelos começaram a sair da fábrica em Sant’Agata Bolognese.

Há quatro anos atrás, não se tinha ideia do que a Lamborghini faria de especial para marcar os 50 anos do modelo, porém um grande fã e cliente, próximo da marca, questionou se o departamento oficial de carros clássicos da montadora – Polo Storico – poderia construir uma recriação do original. Reunindo todas as informações que possuía no carro o departamento de carros clássicos da Lamborghini começou os trabalhos, incluindo as atas das reuniões que discutiam o projeto, bem como informações contemporâneas de pessoas que até trabalharam nele. A Pirelli também foi fundamental no fornecimento de material histórico de arquivo para recriar os pneus usados no original, conhecido como Cinturato CN12.

Saiba mais:

Pneus: como saber a hora de trocar?

Pirelli apresenta tecnologia de pneus e planos para 2021

O Cinturato CN12, que uma vez equipou o protótipo Lamborghini Countach LP500 1971, está de volta à estrada após uma espera de 50 anos. A versão definitiva do Countach entrou em produção em 1974 com um pneu que tinha especificações diferentes do protótipo CN12 original, que permaneceu exclusivo do LP500. Os engenheiros da Pirelli – após um processo meticuloso de análise e pesquisa no arquivo da Fundação Pirelli – recriaram fielmente o CN12 que foi projetado na época para a obra-prima da Lamborghini.

Protótipo do Lamborghini LP500

O CINTURATO CN12 PARA O LP500 1971

A Pirelli, que trabalha com a Lamborghini desde 1963, refez os pneus usados para o protótipo LP500, que usava o Cinturato CN12 quando foi exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra. Este foi o primeiro pneu de perfil baixo, já usado pelo lendário Miura em diferentes medidas. A Pirelli desenvolveu uma versão específica deste pneu para o LP500, com uma relação altura/largura de 0,6: a mais baixa que já havia sido vista na época. Os pneus tinham a medida 245/60 R14 na frente e 265/60 R14 na traseira: exatamente as mesmas dimensões usadas para a versão reconstruída de hoje. O desenho do padrão da banda de rodagem também é idêntico, enquanto o composto e a estrutura usam a mais recente e moderna tecnologia para oferecer mais segurança com relação ao que estava disponível na época.

A revitalização do Countach LP500, que fez sua estreia no famoso Villa d’Este Concours levou mais de 25.000 horas de trabalho para dar vida ao sonho de um dos colecionadores mais dedicados da marca. O Lamborghini Countach se tornou um clássico instantâneo, lançando uma série de sugestões de design imediatamente reconhecíveis que caracterizariam os carros dos anos 1970 até agora.

A GAMA P ZERO: PNEUS DE ALTO DESEMPENHO PARA CADA LAMBORGHINI MODERNO

A colaboração histórica entre a Pirelli e a Lamborghini – duas empresas italianas – pode ser definida como um processo contínuo de inovação técnica mútua que seguiu incansavelmente ao longo das décadas. Desde os primeiros modelos Lamborghini, que usavam pneus da família Cinturato, a história continua até os dias atuais, com cada Lamborghini moderno usando os mais recentes pneus P Zero de Ultra High Performance (UHP), unindo a experiência da Pirelli nos mais prestigiosos campeonatos de automobilismo do mundo com uma colaboração contínua envolvendo os melhores fabricantes de automóveis. A gama da Lamborghini está em constante evolução, o que significa que a Pirelli continua a desenvolver pneus sob medida para atender às exigentes características de desempenho de cada modelo: do P Zero e P Zero Corsa para os coupés, spyders e roadsters, ao Scorpion para o SUV Urus.

 

Precisa de pneus Pirelli? Acesse o site da Tropical Pneus

Pneu 175/80R14 Citynet All Weather 88T - Pirelli - 1027000
Pneu 175/80R14 Citynet All Weather 88T – Pirelli
Pneu 285/35ZR20 PZero SC 104Y (*) - Pirelli
Pneu 285/35ZR20 PZero SC 104Y (*) – Pirelli
 
Pneu 215/55R17 Cinturato P1 Plus 94V - Pirelli
Pneu 215/55R17 Cinturato P1 Plus 94V – Pirelli

 

Foto de capa: divulgação

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Bicos para encher pneus
Pneus
Aro da Roda
Retentores da Roda
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica