Modelo Attivi começou a ser produzido em agosto e será exibido no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano entre 1 e 3 de setembro
A Marcopolo S.A. participa do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano, evento que será realizado entre os dias 1 e 3 de setembro de 2022, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. A fabricante vai expor o seu novo ônibus 100% elétrico Attivi, que começou a ser produzido neste mês em sua unidade fabril de Caxias do Sul, e participará, por intermédio do seu gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, do painel de Veículos Pesados no Congresso da Mobilidade e Veículo Elétricos – C-MOVE, que ocorre em paralelo com o salão.
O painel, com o tema Soluções Tecnológicas – Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos fabricantes, acontecerá no dia 1 de setembro, das 14h15 às 15h15 e terá como participantes, além do executivo da Marcopolo, Iêda Maria Oliveira, diretora da Eletra, Adalberto Maluf, da BYD, e Mike Munhato, Business Development Manager for eMobility da Mercedes-Benz do Brasil.
Renato Florence vai comentar sobre o projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.
Veja também:
Covid-19: renovação do ar em ônibus Marcopolo fica acima do exigido
O carro elétrico vai acabar com o carro a combustão e oficinas?
“Todo esse trabalho permitiu que desenvolvêssemos o ônibus 100% elétrico mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno”. De acordo com o executivo, isso foi possível pela redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, e pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação.
Ainda não conhece o Attivi? Veja a avaliação do canal Rádio Ônibus quando o ônibus ainda era um protótipo
Outro aspecto importante que será destacado pelo executivo é o trabalho da Marcopolo para garantir que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Turbinas
Filtro de ar
Filtro de cabine
Aditivos para diesel
Escapamento