O carro elétrico vai acabar com o carro a combustão e oficinas?

O carro elétrico não vai acabar com o carro a combustão

Há quem diga que os carros elétricos possuem manutenção pela metade do preço, mas isso é totalmente verdade? Oficinas e proprietários precisam se adaptar porque eles estarão cada dia mais presentes no dia a dia.

Carros elétricos são uma tendência mundial devido às exigências cada vez mais rígidas de emissões baixas de poluentes. Além disso, com maior número de fontes de energia renováveis, como eólica e hidroelétrica, começa a ser uma alternativa aos derivados do petróleo.

Apesar disso, o carro elétrico ainda possui outras peças além do motor em si, que apesar de cerca de 50 peças contra mais de trezentas de um motor à combustão moderno, ainda existem suspensões dianteira e traseira, sistemas de conforto como o ar-condicionado e direção com assistência, além do próprio sistema elétrico em si.

O carro elétrico custa muito mais caro para aquisição, mesmo sendo subsidiado em relação aos impostos, porém o custo por km é muito mais baixo, mesmo considerando a manutenção do dia a dia.

Revisão

Os carros elétricos ainda possuem diversos sistemas mecânicos que não estão ligados à propulsão do motor elétrico, como o sistema de direção com caixa e terminais de direção com pivôs.

Na suspensão, os carros elétricos ainda utilizam bandejas e bieletas, sendo necessária a conferência do estado de conservação. Molas e amortecedores também estão presentes nos carros elétricos. 

Na transmissão, ainda é utilizado o sistema com semieixos e o câmbio possui um sistema de caixa de redução.

O mais comum entre os consumidores hoje, são os híbridos que funcionam em boa parte do tempo com o sistema de baterias.

Nissan Leaf E_
Fonte: Nissan

Como exemplo, as revisões do Nissan Leaf, custam de R$ 225,00 com 10 mil quilômetros, que agrega pastilhas de freio, revisão do freio de estacionamento e filtro de ar-condicionado.

Sua revisão mais cara até os 60 mil quilômetros é a de 40 mil quilômetros, onde é inspecionada a vedação do bocal de abastecimento, fluído de arrefecimento do motor a combustão, articulações e peças de suspensão, novamente o sistema de freios é revisado e a revisão custa menos de R$ 800,00. Porém um Leaf novo parte de R$ 274.900*

Toyota Prius
Fonte: Wikimedia

No Toyota Prius, as revisões até 60 mil quilômetros não chegam a 5 mil reais, porém são mais caras de forma geral do que o Nissan Leaf. Os valores são referentes a veículos fabricados até 2019. 

10.000 km: R$ 398,89

20.000 km: R$ 633,00

30.000 km: R$ 546,00

40.000 km: R$ 987,00

50.000 km: R$ 546,00

O Toyota Prius novo parte de R$ 196.000* no estado de São Paulo. Esse valor pode variar, dependendo do estado que for adquirido.

Vale a pena investir em um carro elétrico?

Para Diego Fischer, CEO da Carupi especializada na consultoria de compra e venda de veículos, a economia a longo prazo é atrativa “embora seu valor seja mais elevado no momento da compra, os carros elétricos emanam economia a longo prazo, não só em custos de combustível, como também em manutenção e, em alguns estados, de impostos”.

Renault Zoe Elétrico
Renault Zoe, um dos modelos elétricos vendidos no Brasil – Fonte Wikipedia

Apesar da ausência de uma lei de incentivo federal, diversos estados possuem sua própria política de isenções segundo o representante da Carupi “não existe uma lei federal que obrigue a isenção do IPVA para modelos elétricos e/ou híbridos – são iniciativas de cada estado, como ocorre no Maranhão, Paraná, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e do Sul, que proporcionam o abono total do imposto. A assembleia legislativa de São Paulo aprovou a isenção de 100% para os modelos elétricos e de 50% para os híbridos. A medida ainda precisa ser aprovada pelo governador do estado e tem prazo estabelecido de cinco anos”.

Diego ainda relembra que um levantamento realizado pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) aponta que o custo por quilômetro percorrido em um veículo elétrico é de R$ 0,11 (contagem em kilowatt) frente a R$0,31 (consumo por litro) dos veículos a combustão.

Características e manutenção

Lembre-se que há vários sistemas mecânicos do veículo que não estão diretamente ligados à propulsão e precisam de manutenção preventiva e corretiva em direção, suspensão, freios e também no sistema elétrico de 12v.

Confira as características de um carro elétrico de perto pela Mec-Tec e veja algumas dicas e cuidados para realizar a manutenção

Os freios do carro elétrico podem funcionar de forma diferente do a combustão, pois ao aliviar o pé do acelerador, o veículo tende a desacelerar com mais facilidade.

Nos carros elétricos e híbridos mais modernos, os freios possuem sistema de regeneração de energia, recarregando parcialmente a bateria.

Essa tecnologia pode refletir no desgaste menor de discos e pastilhas, porém, comparando um carro elétrico com um a combustão de medidas parecidas como o totalmente elétrico JAC iEV20 contra o Fiat Uno Drive 2020, um elemento que pode influenciar é o peso total do veículo, sendo o JAC 330 kg mais pesado que o Fiat.

Elétrico ou Combustão

Fonte: Carros Na Web

Já os pneus, podem ter desgaste acentuado, tanto pelo maior peso dos elétricos atuais, quanto pelo torque. Voltando a comparar o iEV20 com o Uno, o JAC possui o dobro de torque do Fiat, além disso, o torque do carro elétrico é instantâneo, basta pisar no acelerador.

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A grande vantagem da manutenção é a ausência de alguns sensores, como sondas lambda, sensor de rotação, sensor de oxigênio, também não são necessárias correias, não possui óleo lubrificante e filtro de óleo, além de componentes internos que também estão ausentes: pistões, eixos de comandos, válvulas, virabrequim, juntas ou selos.

Veja a seguir um comparativo de um carro híbrido e um carro elétrico segundo o canal High Torque e confira os componentes mecânicos que os equipam e cuidados para a manutenção

Prós e contras do carro elétrico

Tecnicamente o carro elétrico não polui pois não emite o CO2, porém muitas vezes a produção da bateria e a produção de energia não é limpa. Em muitos locais, a eletricidade é produzida com a queima de carvão mineral, sendo apenas a energia eólica e hidroelétrica, a forma limpa.

A eficiência da potência é maior em um carro elétrico por conta da entrega do torque instantâneo, sendo a perda de energia apenas para a passagem da potência para a tração, sendo o motor elétrico com 95% de aproveitamento, contra 35% do motor a combustão.

motor eletrico nissan
Cabos no lugar de correias, porém o radiador continua nos carros elétricos, que precisam das baterias resfriadas – Fonte: Wikipedia

Apesar da eficiência de potência do motor elétrico, o peso das baterias ainda é um problema, porém há diversos projetos de células de combustível em desenvolvimento que utilizam hidrogênio para gerar energia para o motor elétrico.

Na autonomia, os carros elétricos ainda apanham dos carros à combustão e precisam de equipamentos específicos de carga rápida, o tempo de recarga ainda é muito maior do que o combustível. Um carro elétrico desenvolvido possui autonomia de cerca de 400 km com uma carga completa.

Substituição da bateria pode inviabilizar o reparo?

Na Europa, o dono de um Nissan Leaf teve problemas com a autonomia de seu Leaf com cerca de 200 mil quilômetros. Na autorizada, o valor da bateria de tração foi orçada em 9.220,12 Euros (cerca de R$ 58.000) em 2019, porém poucos meses depois o custo da bateria de 30 Kw havia passado a 30.000 Euros (R$ 191.000).

Ainda é cedo para falar sobre mercado aftermarket, porém já existem empresas oferecendo upgrades de baterias para os modelos mais comuns, aumentando a autonomia como a Muxsan.

No Brasil a frota de carros híbridos e elétricos soma até o momento pouco mais de 45 mil unidades, sendo apenas 5,2% desse montante de carros totalmente elétricos. O total da frota nacional é composta de 46,3 milhões de veículos, ou seja, apenas 0.09% é composto por híbridos e elétricos.

A falta de modelos e o custo para compra são grandes fatores a serem considerados, sendo um elétrico simples hoje, não sai da concessionária por menos de 159 mil reais com atributos de um veículo popular. Portanto, para o nosso país, a eletrificação da frota não é uma realidade a curto prazo e quando um fabricante é pontual falando que não haverá carros novos à combustão daqui 30 ou 40 anos, a tendência de propulsão dos motores pode mudar novamente.

Foto de capa: Wikipedia/Common Copyright / *valores pesquisados em maio/2021 – podem sofrer alterações.

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