Motor Ford 3 cilindros: problema crônico provoca barulho e retífica é inevitável

Motor Ford 3 cilindros vedação de válvulas e saia de pistão são problemas crônicos

Barulho característico está aparecendo nos motores 1.0 do Ford Ka com três cilindros mesmo com baixa quilometragem

O motor lançado no New Ford Ka em 2014, possui duplo comando de válvulas e um projeto com base no Ford EcoBoost, as diferenças principais ficam por conta da calibração de injeção e a aspiração natural no caso do motor nacional.

O motor 3 cilindros Ford possui correia dentada banhada a óleo e fica dentro do motor que segundo a Ford, dispensa troca antes de 240 mil quilômetros. O duplo comando de válvulas variavel (TiVCT) é uma das chaves para o grande torque do motor, mesmo sendo um 1.8 e taxa de compressão 12:1.

Um grande alerta para o usuário é que, em caso de uso severo do veículo, a indicação de troca de óleo cai pela metade neste motor. Em vez da troca a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, deve ser feita a cada 5 mil quilômetros ou três meses.

Veja também:

Falsos lubrificantes geram risco a veículos e condutores

4 problemas crônicos do New Ford Ka

No uso severo está incluído trajetos curtos abaixo de 5 quilômetros, pois o motor muitas vezes não atinge a temperatura ideal de trabalho, uso frequente em estradas de terra e tráfego pesado. O óleo ideal para o modelo deve ser o indicado no manual do proprietário, no caso, seguindo a especificação geralmente 5w20 com a homologação da fabricante (WSS-M2C948-A), sempre siga as recomendações do manual do fabricante.

Apesar da indicação da troca da correia dentada, responsável pelo sincronismo do motor ser apenas com 240 mil quilômetros, essa não é a recomendação dos mecânicos, pois a correia fica banhada no óleo lubrificante do veículo e qualquer contaminação ou mesmo, o uso do óleo fora da especificação do fabricante, pode danificar a correia precocemente e entupir o pescador da bomba de óleo com vestígios dela.

Veja a seguir o que a utilização do óleo fora da especificação pode provocar no Ford Ka 2018 1.0

Serviço
Meca Power
E-mail: Mecapower1@gmail.com
Telefones: 11 99203-1817 e 11 98668-6464

Já na Autocar Car Service, há o relato de alguns Ford Ka com motor 3 cilindros com problemas de vedação e barulho. O carro apresentado no vídeo a seguir possui 103 mil quilômetros e chegou com sintoma de falta de força e falhas.

Conferindo a fasagem do motor, foi constatado diferenças de compressão nos cilindros e problemas de vedação das válvulas.

Veja a seguir o procedimento e o diagnóstico completo do problema do Ford Ka de três cilindros com a oficina Autocar Service

Ao abrir o motor, foi verificado que havia riscos nas camisas dos cilindros e saias dos pistões, principalmente no pistão 2 em ambos os lados. Apesar dos problemas constatados nos pistões, o cabeçote não apresentava desgaste nos comandos de válvulas, o virabrequim e bronzinas também estavam em bom estado.

Serviço
Auto Car Service
.☎📲(11) 4022-2252 / (11) 94769-1601
.📧 autocar.comercial01@gmail.com
.🏁Av. Da Saudade, 130 – Vila Padre Bento, Itu, SP – 13313-000

Mesmo com o cabeçote em bom estado, como foi encontrado vazamento pelas válvulas de escape, precisou ser enviado à retífica para verificação.

Na retífica foi feito o brunimento dos cilindros, foi necessária a troca dos pistões, nova junta de cabeçote metálica, anéis de segmento, novos prisioneiros e bronzinas genuínos.

Há outros relatos sobre desgaste de saia de pistão no New Ford Ka 1.0 2017 como da oficina mecânica Car Brothers

Serviço
Instagram: @andersoncarbrother
E-mail: car.brothers@hotmail.com
Telefone: (24) 99815-6587

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Mangueiras de radiador
Motor
Válvulas termostáticas
Pistões
Bombas de óleo

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica