Motores diesel: qual a diferença entre o sistema mecânico e eletrônico?

bomba injetora ou common rail

Com normas de emissão de poluentes cada dia mais rígidas, fabricantes de sistema de injeção desenvolvem constantemente o modo de alimentação dos motores. Veja a seguir a alguns modos de alimentação dos motores diesel.

No Brasil, a utilização do diesel é autorizada apenas para utilitários, sendo o combustível mais comum em veículos de transporte. Os veículos novos precisam atender normas de poluição seguindo o que é descrito pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que a partir de 2022 exigirá novos níveis de emissões.

Para atender a estes níveis, mudanças nos sistemas de injeção serão necessárias, porém a convivência entre o sistema eletrônico common rail e mecânico de injeção direta será comum.

O controle mecânico de alimentação diesel, possui algumas limitações de regulagem. Sem uma avaliação e leitura completa, falta a regulagem mais precisa de alimentação e é comum ver um veículo a diesel fora do padrão observando a fumaça escura em seu escapamento, caracterizando mistura muito rica.

Confira a diferença entre um bico injetor eletrônico e o mecânico com a Top Diesel System

Modos de injeção

EDC – Injeção Eletrônica Diesel

bomba de injeçao edc bosch

Apesar de haver sensores para que a injeção seja monitorada, a bomba injetora ainda é o principal componente, que é eletrônica.

Ela funciona com acelerador eletrônico e o combustível é controlado dessa forma pela central de injeção.

A leitura pela ECU funciona da mesma forma que de um carro com ciclo Otto para calculo da massa de ar e combustível para a mistura.

UIS – Sistema Injetor

O sistema com bomba de alta pressão, possui um bico para cada cilindro. Esse é o sistema de injeção direta individual que possui uma válvula eletromagnética.

sistema de injeção uis diesel
1. Tanque de combustível; 2. Filtro primário de combustível; 3. Filtro de combustível; 4. Bomba de baixa e alta pressão; 5. Válvula reguladora de pressão de combustível; 6. Sensor de pressão de combustível; 7. Common rail; 8. Válvula de alívio; 9. Válvula de restrição; 10. Injetores. – Fonte: Sindirepa MT

UPS – Sistema de bomba única

Conectados a uma estrutura modular, o conjunto de bomba e bico, consegue ao mesmo tempo avaliar a pressão e condições do motor e do ambiente para a injeção regulada de forma exata.

sistemas bosch2 diesel
Tipos de sistema de injeção Diesel – Fonte: Bosch

Há um condutor de pressão conectado a injetores mecânicos pequenos, é muito utilizado com cilindros pequenos com quatro válvulas por cilindro.

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Luz de Injeção Acesa: Saiba Solucionar Este Problema!

CRS – Common Rail

Uma bomba de alta pressão está aliada a injetores individuais por cilindro, com pressão independente.

Sistema Common Rail
Sistema Common Rail – Fonte: Vectorstock

A pressão é controlada do início ao fim do ciclo de injeção, possibilitando que seja feita pré e pós injeção em tempos diferentes dependendo da necessidade do motor.

EUI – Injeção Eletrônica Unitária

O sistema é integrado à bomba e utiliza um injetor para cada cilindro. Ele substitui o conjunto de injeção tradicional dispensando o tubo de alta pressão. A injeção é controlada por uma válvula eletromagnética sob os dados colhidos pela Unidade de Controle.

eui diesel

Confira como funciona o sistema de injeção no sistema diesel com a Gynprog Diagnóstico Automotivo

Ainda ficou alguma dúvida do sistema de bomba injetora e do common rail? Confira a seguir duas vídeo aulas da Mecânica Avançada

Foto de capa: Iminco Fonte: blog Texaco

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