NGK esclarece dúvidas sobre velas especiais

Para elevar a eficiência da queima da mistura ar-combustível, a multinacional destaca a importância dos materiais nobres para reduzir efeitos nocivos ao processo de combustão

Uma das recentes evoluções percebidas nos motores a combustão interna é a aplicação cada vez mais frequente das velas de alto desempenho. De acordo com a NGK, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, as chamadas velas especiais elevam a eficiência na queima da mistura ar-combustível por serem produzidas a partir de metais nobres e resistentes, como a platina e o irídio. 

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, explica que o uso desses materiais possibilita reduzir o diâmetro e, por consequência, a massa dos eletrodos nas velas. “Isso gera um grande benefício durante a centelha da vela – aquele momento em que se inicia a queima da mistura ar-combustível. Quanto menor a massa, menos energia calorífica é retirada e maior é a eficiência de queima”, afirma.

NGK é especialista na fabricação de velas especiais de Iridium

Dúvidas dos motoristas

Amplamente utilizada em carros modernos, sobretudo com motores turbos alimentados, a tecnologia demanda cuidado na hora da manutenção. “Se o veículo já saiu de fábrica com velas especiais, a recomendação é que o motorista mantenha esses componentes e faça a revisão conforme o manual do veículo, que traz a indicação do produto adequado e do intervalo de troca”, orienta o especialista. 

Veja também:

8 defeitos mais comuns nas velas de ignição

Cabos de velas: manutenção primordial

Do contrário, a falta de manutenção no sistema de ignição – além de afetar diretamente o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes – pode comprometer outros componentes, como as bobinas de ignição e o catalisador, que têm custos muito mais elevados que o jogo de velas, “o que reforça a importância de realizar a revisão preventiva”, complementa Mori. 

Outra dúvida comum entre os motoristas envolve a aplicação das velas de platina ou irídio em veículos mais antigos, o que é permitido de acordo com a NGK, que oferece ao mercado de reposição uma série de velas especiais disponíveis entre a linha G-Power, com eletrodo central de platina, e a linha Iridium IX, com eletrodo central de irídio.

“Tanto as velas G-Power quanto as velas Iridium IX oferecem grandes benefícios aos motores, como partidas mais rápidas, maior estabilidade de marcha lenta e acelerações melhores”, destaca o especialista. A NGK disponibiliza aos reparadores aplicativo para consulta das aplicações e aos condutores informações no site www.ngkntk.com.br.

Já viu um teste de velas comuns vs velas de Iridium? Confira o vídeo da F.P GARAGE


Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Vela de ignição
Cabo de ignição
Bobina de ignição
Distribuidores de ignição
Comutador de ignição

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica