Por que os motores V8 aquecem?

por que os motores v8 esquentam

Os motores V8 dos automóveis antigos possuem ventoínha mecânica e muitas vezes, recebem atualizações para conter o aquecimento. Porém nem sempre isso funciona, veja a seguir o motivo

Não é de hoje que temperatura é muitas vezes, o calcanhar de Aquiles dos veículos, seja de baixa cilindrada, com alta eficiência, como também motores grandes como os famosos V8.

Diversos recursos para manter o veículo com temperatura controlada foram desenvolvidos ao longo dos anos. No início, os motores apresentavam uma ventoinha mecânica acoplada à polia do virabrequim, para que, quanto mais giro era empregado ao motor, mais essa ventoinha sugava o ar, funcionando como um exaustor para os veículos arrefecidos a água.

Sistema de ventoinha viscosa – Fonte: Dodge Charger

O sistema foi atualizado com a utilização de polia viscosa, que por meio da medição da temperatura, expande uma mola que controla sua válvula interna e realiza a circulação do fluído, conectando-se à hélice da ventoinha e realizando seu funcionamento com velocidade maior, a fim de reduzir a temperatura do motor.

Veja também:

5 Motivos Para Não Utilizar Água da Torneira no Radiador!

Revisão do sistema de arrefecimento: 3 dicas para limpeza e troca do fluído

Outra forma também muito conhecida é a utilização de ventoinhas elétricas no radiador que por meio de uma válvula solenoide, realizam o funcionamento da ventoinha de acordo com a temperatura que é lida e a qual foi configurada. Apesar disso, nem sempre o problema de aquecimento se resolve com um bom sistema de ventilação.

Para melhorar o arrefecimento, proprietários de veículos antigos, recorrem a radiadores de alumínio com maior capacidade. O alumínio possui troca de calor mais rápida do que o ferro e contribui para o controle da temperatura.

Mas não é apenas um radiador maior, feito em alumínio que vai salvar o arrefecimento do motor V8, como explica a seguir Arthur Lima, proprietário da WOT Preparações

Quando o radiador é submetido a água sem aditivo, essa água carrega resíduos do bloco do motor, que no caso dos veículos antigos, geralmente são feitos em ferro. A água contaminada, pode comprometer radiador, bomba d’água, válvula termostática, mangueiras, selos, dentre outros componentes.

Radiador de alumínio comprometido por água contaminada

Foto de capa: Wikimedia/Greg Gjerdingen

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas termostáticas
Motor
Bomba d’água
Líquidos de Arrefecimento
Radiador
Mangueiras

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica