Revisão do sistema de arrefecimento: 3 dicas para limpeza e troca do fluído

Revisão do sistema de arrefecimento 3 dicas para limpeza e troca do fluído

Inspecionar periodicamente o sistema de arrefecimento é tarefa para todos os donos de automóveis e precisa estar nas revisões dos veículos. Veja a seguir como realizar a limpeza do sistema

Ao longo da vida útil do veículo, podem surgir defeitos em mangueiras, radiador, dentre outros problemas no sistema, como bomba d’água e válvula termostática. Muitas vezes, após a manutenção, o aditivo de radiador é ignorado e a curto prazo, comprometerá o estado de conservação de todo o sistema.

O motor é feito de componentes em metal e borracha, materiais que em contato com a água pura, aquecida, se deterioram rapidamente. Nesse momento entra em ação o aditivo de radiador.

Veja também

3 dicas da importância do aditivo para o Radiador: faça o teste em casa!

5 Motivos Para Não Utilizar Água da Torneira no Radiador!

O principal motivo para que os carros saiam de fábrica com aditivo no sistema de arrefecimento é a preservação deste sistema. Os motores arrefecidos a líquido, possuem componentes metálicos, plástico, borracha e mecanismos que se movimentam para a circulação correta do fluído em mangueiras, radiador e bloco do motor.

O líquido de arrefecimento deve ser analisado visualmente: se estiver com coloração marrom, pode indicar ferrugem, deve-se circular água dentro do reservatório do radiador, com o intuito de limpá-lo, até que a água que escorrer pela mangueira solta saia transparente. Porém, além do reservatório, a coloração marrom indica ferrugem em todo o sistema, sobretudo que o radiador deve estar impregnado por ela.

Confira as dicas da Panda Garage quais são os passos a seguir para realizar uma boa limpeza e troca de aditivo de radiador

O radiador é o dispositivo responsável pela troca de calor da água que circula no sistema. Composto de metal ou alumínio, ele recebe ar frio diretamente ou é induzido através de ventoinhas no carro. Em sua extensão, possui canos por onde a água circula, entrando quente e saindo fria. O radiador é uma das peças que mais sofre quando não é utilizado aditivo no radiador.

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, pode-se abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar. Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
Mas é importante levar em conta: se, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque provavelmente existe um vazamento no sistema. Nesse caso, o carro deve ser levado para uma análise em oficina mecânica. Há também selantes de radiador que podem ser utilizados junto com a troca do fluido de arrefecimento. Essa é uma medida paliativa, porém é útil quando o vazamento é pequeno.

Veja um teste prático com a LB garage do selante para sistema de radiador que deve ser utilizado junto com o aditivo

A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.

Com a mistura pronta, finalmente pode-se colocar o líquido no reservatório. Encha-o até o registro máximo e rosque a tampa para fechar.

Só então ligue o motor do veículo, deixando a máquina funcionar até que a ventoinha seja acionada. Confira se não existe vazamento.

Veja a realização da troca do líquido de arrefecimento do radiador do VW Gol G6

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba D’água
Motor
Cabeçote
Radiador e Arrefecimento
Acabamento do Radiador
Conexões do Arrefecimento
Valvulas Termostática

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica