Muitas vezes pode-se otimizar o tempo de serviço e o custo do reparo por meio de novos métodos! E trocar o retentor de válvula encaixa nesses sistema
O retentor de válvula é responsável por vedar a haste da válvula, garantindo que não haja passagem de óleo para dentro da câmara de combustão.
Por conta de movimentação constante das válvulas de admissão e válvulas de escape, é natural que com o passar do tempo haja o desgaste do componente vedante.
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A membrana, que é responsável pela vedação, com o passar do tempo, pode ficar ressecada e acabar se rompendo por isso.

Fonte: DGE
Geralmente este ressecamento ocorre quando o óleo usado no motor é de má qualidade ou não está dentro das especificações do fabricante, porém além do óleo, o uso de combustível adulterado também pode ocasionar o ressecamento deste componente.
A não vedação da haste da válvula ocasiona o consumo excessivo de óleo. Fica visível tal problema por conta de alteração na fumaça que sai pelo sistema de escape do veículo.
Para realizar a troca deste componente sem abrir o cabeçote é necessário seguir alguns passos:
- Desmontar a tampa do cabeçote
- Instalar as ferramentas de sincronismo
- Desmontar o conjunto de corrente / correia dentada
- Remover os eixos de comando de válvulas
Retirada do diafragma
- Inicie pelo segundo cilindro, colocando este em PMI
- Pressurize a câmara, isso fará com que a válvula se mantenha forçada para cima devido a diferença de pressão
- Retire a trava da válvula
- Retire a mola da válvula
- Retire o retentor
- Troque o retentor por um novo
Repita o processo para os demais cilindros, e termine a montagem realizando o procedimento reverso à desmontagem.
Troca de retentor BMW 118i do canal Miki Motors Imports
Créditos da foto de capa: The Midnight Workshop
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