EGR e SCR: Soluções Na Redução de Poluentes em Motores Diesel

Válvula EGR e SCR

Fique por dentro dos dois principais sistemas de redução de emissões de poluente que equipam os motores Diesel atuais.

A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) realiza o controle dos gases poluentes que são gerados a partir da combustão interna dos motores Diesel.

Ela realiza a recirculação de uma parte dos gases de escape que retornam para dentro da câmara de combustão do motor.

Válvula EGR
Válvula EGR

Fonte: Regicar Auto Peças

As principais características do sistema EGR são:

  • Não requer reagentes químicos
  • Realiza a recirculação de parte dos gases de escapamento até a câmara de combustão, para redução dos gases NOx
  • Utiliza o mesmo sistema de arrefecimento do motor
  • É mais sensível ao teor de enxofre presente no Diesel

O EGR conta com o sistema DOC (Diesel Oxidation Catalyst ou Oxidação Catalítica do Diesel) que tem como principal função elevar a temperatura dentro do filtro de particulado, afim de queimar o excesso de particulado que foi acumulado dentro do filtro.

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Após a temperatura ser elevada o excesso de particulado que foi queimado pela elevação de temperatura é expelido em forma de gás pelo cano de escape.

Ele possui materiais nobres em seu interior que são o principal agente oxidante, sendo utilizado para remover grandes quantidades de hidrocarbonetos e CO.

Como o sistema EGR se utiliza do líquido de arrefecimento do motor para arrefecer o gás de escape, há a necessidade de ser muito bem dimensionado o radiador deste motor para evitar superaquecimento.

Já o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) converte óxidos de nitrogênio (NOx) em nitrogênio diatômico (N2) mais água.

O reagente Arla 32 é adicionado na trajetória dos gases de escape e absorvido pelo catalisador, sendo o facilitador da reação química.

As principais característica do sistema SCR são:

  • Sistema robusto
  • Utiliza o reagente químico Arla 32
  • Possui um tanque para o Arla 32
  • Utiliza Central Eletrõnica
  • Possui bico de injeeção de Arla 32 na tubulação do escapamento
  • Não compartilha o sistema de arrefecimento do motor
  • Não necessita de modificações mecânicas

O Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) tem como função reduzir quimicamente as emissões de NOx nos veículos equipados com motores Diesel.

O produto não é tóxico, inflamável e nem nocivo à saúde ou ao meio ambiente.

Sistema SCR
Sistema SCR

Fonte: Operaction

Confira mais informações no vídeo abaixo que selecionamos para você.

EGR e SCR: Duas soluções para um ar mais limpo do canal O Mecânico

Crédito da foto de capa do Blog: American Legal News

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