Sigma Sport Car: O Primeiro Hot Rod de Pista do Brasil!

Sigma Sport Car

Veja está matéria especial sobre a história da Sigma, seus carros e como ela se tornou a pioneira no ramo de sistemas de frenagens do Brasil! Confira neste post!

A Sigma Sport Car é uma empresa de origem brasileira dos irmãos Luiz e Ricardo Rodrigues da Silva e que surgiu em 2007.

Sigma Sport Car
Sigma Sport Car

Fonte: Canal da Peça

Luiz, como engenheiro mecânico e Ricardo como projetista e ex-piloto de corrida, juntaram ” a fome com a vontade de comer” e a partir do hobby de um dos irmãos surgiu o meio de trabalho que fez sucesso e faz até hoje entre os dois.

Como surgiu a Ideia de fabricar o próprio carro?

A empresa foi criada a partir de outra chamada Sigmatronic Tecnologia Aplicada Ltda, que tem quase três décadas de experiência no mercado no ramo de prestação de serviços de manutenção e montagem industrial.

A Sigma levou o intuito de construir algo especial e com isso levo o lema de construir um “lobo em pele de cordeiro” ao pé da letra.

Estrutura da Carroceria
Estrutura da Carroceria

Fonte: Canal da Peça

Apostando no ramo dos Hot Rods, eles buscaram construir um automóvel que só tenha basicamente a carroceria de um “carro de rua” e o resto seja extremamente voltado para pista!

Modelo Sigma
Modelo Sigma

Fonte: Canal da Peça

Praticamente todo o carro é confeccionado por eles, desde a carroceria, motor, parte elétrica e principalmente os freios.

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Foi a partir da construções dos carros, que a marca também se tornou forte no ramo de desenvolvimento de sistema de frenagem.

Pinças de Freio e Discos
Pinças de Freio e Discos

Fonte: Canal da Peça

Ela se tornou a pioneira no desenvolvimento em sistemas de pinças e discos no Brasil.

Discos e Pinças
Discos e Pinças

Fonte: Canal da Peça

A Sigma enxergando o cenário da falta de produtos nacionais de alta performance no setor de freios começou a fazer estudos com pilotos e frequentar o cenário de track-days e etapas de categorias que acontece em Interlargos como a Old Stock Car.

Old Stock Car e Freios Sigma
Old Stock Car e Freios Sigma

Fonte: Canal da Peça

A partir dos estudos feitos pela marca e com a coleta de dados, ela pode desenvolver o seu carro e os próprios freios de seus veículos, além de disponibiliza-los para os carros de corrida principalmente para os Opalas que competem, e também para projetos específicos por encomenda.

Pinças Sigma
Pinças Sigma

Fonte: Canal da Peça

O seu diferencial na área de sistema de freios, são as pinças que contam com 8 pistões garantindo o máximo de aderência das pastilhas nos discos frisados e que também são desenvolvidos pelos mesmos.

Freios Sigma
Freios Sigma

Fonte: Canal da Peça

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O carro para ter melhor performance na pista em frenagens também foi adotado o sistema brake bias, com isso a frenagem conseguia ser dividida na dianteira e traseira, de acordo com o a precisão desejada para o circuito.

Brakes Bias
Brakes Bias

Fonte: Canal da Peça

Como funciona o Brake Bias?

O carro da Sigma é diferente dos demais Hot Rods, porque o carro é criado do zero, não existe adaptações de outros modelos de veículos, e , tudo é feito artesanalmente e desenvolvido como um projeto de montadora multinacional.

Fabricação Artesanal
Fabricação Artesanal

Fonte: Canal da Peça

O automóvel Sigma acaba tendo um diferencial dos demais Hots comuns porque visam performance e não são fabricados através de adaptações, os famosos “cabritos” usando chassi de outros carros e sendo mais automóveis para exposições e não para pista.

Motor V8
Motor V8

Fonte: Canal da Peça

O power train que os equipa é o motor V8 Chevrolet de quase 400 cv e o câmbio manual de 6 marchas ou automático, dependendo da escolha do cliente.

Motor V8 GM
Motor V8 GM

Fonte: Canal da Peça

Sua suspensão é de pista, chamada Push Rod, que foi desenvolvida sempre para empurrar o solo diferente da comum que só serve para absorver o impacto em geral.

Fabricação de Suspensão
Fabricação de Suspensão

Fonte: Canal da Peça

Como funciona a suspensão de um carro de corrida?

https://www.youtube.com/watch?v=rj6EehIgbAI

Este tipo de suspensão foi pensado para não ocorrer tanta rolagem da carroceria durante as curvas e ter uma ótima performance do carro em circuitos como rallys de regularidade.

Confira mais sobre a história da marca e sobre os seus carros Sigma neste vídeo!

Créditos de Foto de Capa do Blog: Canal da Peça

Créditos de Matéria: Canal da Peça

Créditos de Vídeos: Canal da Peça

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