Veja está matéria especial sobre a história da Sigma, seus carros e como ela se tornou a pioneira no ramo de sistemas de frenagens do Brasil! Confira neste post!
A Sigma Sport Car é uma empresa de origem brasileira dos irmãos Luiz e Ricardo Rodrigues da Silva e que surgiu em 2007.
Fonte: Canal da Peça
Luiz, como engenheiro mecânico e Ricardo como projetista e ex-piloto de corrida, juntaram ” a fome com a vontade de comer” e a partir do hobby de um dos irmãos surgiu o meio de trabalho que fez sucesso e faz até hoje entre os dois.
Como surgiu a Ideia de fabricar o próprio carro?
A empresa foi criada a partir de outra chamada Sigmatronic Tecnologia Aplicada Ltda, que tem quase três décadas de experiência no mercado no ramo de prestação de serviços de manutenção e montagem industrial.
A Sigma levou o intuito de construir algo especial e com isso levo o lema de construir um “lobo em pele de cordeiro” ao pé da letra.
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Apostando no ramo dos Hot Rods, eles buscaram construir um automóvel que só tenha basicamente a carroceria de um “carro de rua” e o resto seja extremamente voltado para pista!
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Praticamente todo o carro é confeccionado por eles, desde a carroceria, motor, parte elétrica e principalmente os freios.
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Foi a partir da construções dos carros, que a marca também se tornou forte no ramo de desenvolvimento de sistema de frenagem.
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Ela se tornou a pioneira no desenvolvimento em sistemas de pinças e discos no Brasil.
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A Sigma enxergando o cenário da falta de produtos nacionais de alta performance no setor de freios começou a fazer estudos com pilotos e frequentar o cenário de track-days e etapas de categorias que acontece em Interlargos como a Old Stock Car.
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A partir dos estudos feitos pela marca e com a coleta de dados, ela pode desenvolver o seu carro e os próprios freios de seus veículos, além de disponibiliza-los para os carros de corrida principalmente para os Opalas que competem, e também para projetos específicos por encomenda.
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O seu diferencial na área de sistema de freios, são as pinças que contam com 8 pistões garantindo o máximo de aderência das pastilhas nos discos frisados e que também são desenvolvidos pelos mesmos.
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O carro para ter melhor performance na pista em frenagens também foi adotado o sistema brake bias, com isso a frenagem conseguia ser dividida na dianteira e traseira, de acordo com o a precisão desejada para o circuito.
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Como funciona o Brake Bias?
O carro da Sigma é diferente dos demais Hot Rods, porque o carro é criado do zero, não existe adaptações de outros modelos de veículos, e , tudo é feito artesanalmente e desenvolvido como um projeto de montadora multinacional.
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O automóvel Sigma acaba tendo um diferencial dos demais Hots comuns porque visam performance e não são fabricados através de adaptações, os famosos “cabritos” usando chassi de outros carros e sendo mais automóveis para exposições e não para pista.
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O power train que os equipa é o motor V8 Chevrolet de quase 400 cv e o câmbio manual de 6 marchas ou automático, dependendo da escolha do cliente.
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Sua suspensão é de pista, chamada Push Rod, que foi desenvolvida sempre para empurrar o solo diferente da comum que só serve para absorver o impacto em geral.
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Como funciona a suspensão de um carro de corrida?
https://www.youtube.com/watch?v=rj6EehIgbAI
Este tipo de suspensão foi pensado para não ocorrer tanta rolagem da carroceria durante as curvas e ter uma ótima performance do carro em circuitos como rallys de regularidade.
Confira mais sobre a história da marca e sobre os seus carros Sigma neste vídeo!
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