Aprenda a solucionar os problemas crônicos que mais acontecem nos câmbios 6t30 presentes nos carros Cruze, Onix, Sonic, Spin, Captiva, Malibu, e Cobalt da Chevrolet.
O câmbio automático 6t30 é um tanto quanto querido pela General Motors, presente em boa parte de seus carros.
Este câmbio acompanha quase toda a linha nacional como: Cruze, Cobalt, Spin, Sonic, Onix, Captiva, até mesmo, carros da marca em outros países, por exemplo o Malibu.
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Por ser aplicado em uma grande quantidade de veículos, é possível perceber quais os problemas crônicos no câmbio automático 6t30, e preparamos uma lista com os problemas mais comuns.
Problemas crônicos do câmbio 6t30
Um dos problemas mais comuns que o câmbio 6t30 apresenta é quando o anel mola, presente no tambor do eixo de entrada, sofre avarias devido seu trabalho.
Fonte: Clicparts
O anel mola é responsável por manter todo o conjunto de discos de embreagem fixos em seu lugar de operação, quando este anel começa sofrer fadiga, uma série de defeitos começam a aparecer no funcionamento do câmbio:
- A pressão hidráulica deixa de ser efetiva
- Os discos de marcha tendem a patinar da segunda para a terceira marcha, da quarta para a quinta e quando engatado a ré, é comum ouvir um estalo forte, ocasionando trancos no veículo
- Vibração acima do normal
- Trancos mínimos na troca de marchas
O problema maior que pode ocorrer é caso este anel se rompa.
Fonte: Automático São Paulo
Neste caso o câmbio inteiro pode ser comprometido, na maioria das vezes este anel começa a se deslocar pelo sistema danificando as demais peças.
Confira no vídeo abaixo os problemas presentes no câmbio automático 6t30.
Transmissão 6T30 – Problemas comuns nesta transmissão. canal Car Pulse
Como solucionar?
Para solucionar este problema, a troca do anel mola é inevitável, como mencionado no vídeo acima.
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Aconselha-se a troca assim que os sintomas do defeito são apresentados evitando a quebra da peça e possível comprometimento dos demais itens do câmbio.
Problemas de ajuste eletrônico
Outro problema comum no câmbio é quando o sistema de comando passa a falhar na seleção de marchas e no engate.
Esse problema ocorre devido a um defeito no computador de comando do câmbio.
Como solucionar?
Este problema é solucionado apenas com o uso de scaner automotivo.
Fonte: Hart
É necessário baixar a configuração padrão do sistema de comando do câmbio, disponível pelo fabricante do seu scaner. De preferência para a configuração a partir de 2013, e com auxílio do instrumento atualize o sistema presente no veículo.
Confira no vídeo abaixo onde mostramos como fazer este procedimento.
Ajuste completo do cambio automático cruze 6t30 do canal Leomatic
Crédito foto de capa do Blog: Grupo Itavema
Foto de capa do Facebook – divulgação Chevrolet
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