Solucione os problemas crônicos do câmbio GM 6t30

Solucione os Problemas Crônicos do Câmbio GM 6t30

Aprenda a solucionar os problemas crônicos que mais acontecem nos câmbios 6t30 presentes nos carros Cruze, Onix, Sonic, Spin, Captiva, Malibu, e Cobalt da Chevrolet.

O câmbio automático 6t30 é um tanto quanto querido pela General Motors, presente em boa parte de seus carros.

Este câmbio acompanha quase toda a linha nacional como: Cruze, Cobalt, Spin, Sonic, Onix, Captiva, até mesmo, carros da marca em outros países, por exemplo o Malibu.

Veja também:

Óleo de Câmbio Automático: Trocar ou Não Trocar?

Tutorial Como Fazer a Troca do Óleo do Câmbio do Passat Alemão

Por ser aplicado em uma grande quantidade de veículos, é possível perceber quais os problemas crônicos no câmbio automático 6t30, e preparamos uma lista com os problemas mais comuns.

Problemas crônicos do câmbio 6t30

Um dos problemas mais comuns que o câmbio 6t30 apresenta é quando o anel mola, presente no tambor do eixo de entrada, sofre avarias devido seu trabalho.

Tambor da Direta do Câmbio Automático 6T30
Tambor da Direta do Câmbio Automático 6T30

Fonte: Clicparts

O anel mola é responsável por manter todo o conjunto de discos de embreagem fixos em seu lugar de operação, quando este anel começa sofrer fadiga, uma série de defeitos começam a aparecer no funcionamento do câmbio:

  • A pressão hidráulica deixa de ser efetiva
  • Os discos de marcha tendem a patinar da segunda para a terceira marcha, da quarta para a quinta e quando engatado a ré, é comum ouvir um estalo forte, ocasionando trancos no veículo
  • Vibração acima do normal
  • Trancos mínimos na troca de marchas

O problema maior que pode ocorrer é caso este anel se rompa.

Anel Mola do Câmbio 6T30
Anel Mola do Câmbio 6T30

Fonte: Automático São Paulo

Neste caso o câmbio inteiro pode ser comprometido, na maioria das vezes este anel começa a se deslocar pelo sistema danificando as demais peças.

Confira no vídeo abaixo os problemas presentes no câmbio automático 6t30.

Transmissão 6T30 – Problemas comuns nesta transmissão. canal Car Pulse

Como solucionar?

Para solucionar este problema, a troca do anel mola é inevitável, como mencionado no vídeo acima.

Veja também:

4 dicas de utilização da alavanca seletora do câmbio Tiptronic 

Câmbio Tiptronic: Procedimento para manutenção

Aconselha-se a troca assim que os sintomas do defeito são apresentados evitando a quebra da peça e possível comprometimento dos demais itens do câmbio.

Problemas de ajuste eletrônico

Outro problema comum no câmbio é quando o sistema de comando passa a falhar na seleção de marchas e no engate.

Esse problema ocorre devido a um defeito no computador de comando do câmbio.

Como solucionar?

Este problema é solucionado apenas com o uso de scaner automotivo.

Scaner Automotivo PDL 4000
Scaner Automotivo PDL 4000

Fonte: Hart

É necessário baixar a configuração padrão do sistema de comando do câmbio, disponível pelo fabricante do seu scaner. De preferência para a configuração a partir de 2013, e com auxílio do instrumento atualize o sistema presente no veículo.

Confira no vídeo abaixo onde mostramos como fazer este procedimento.

Ajuste completo do cambio automático cruze 6t30 do canal Leomatic

Crédito foto de capa do Blog: Grupo Itavema
Foto de capa do Facebook – divulgação Chevrolet

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica