Confira o passo a passo para melhorar a alimentação dos motores Diesel MWM 2.8 Sprint 4.07 e aumente o desempenho do motor
O sistema de alimentação dos motores é responsável por levar o combustível presente no tanque de combustível até a bomba injetora, bicos injetores ou carburador, dependendo do recurso adotado e está diretamente ligado ao desempenho e consumo de combustível.
Veja Também:
Veja as Diferenças Entre um Honda Civic SI Turbo e um Aspirado!
Veja Dicas para Não Cometer Erros na Preparação de um Motor
Em motores diesel a alimentação trabalha com duas bombas normalmente. A de baixa pressão, que gera entre 1,5 e 3,5 bar, são utilizadas para enviar combustível até a bomba de alta pressão na linha de combustível, que pode variar de 900, até 1300 bar em seu pico de funcionamento.
Fonte: Mecânica 2000
O motor MWM Sprint 2.8 mecânico, também conhecido como MWM Sprint 4.07 TCM, está presente em diversos veículos como: Nissan Frontier, GM S10, Troller T4, entre outros.
Pensando na sua aplicação e na quantidade de veículos que o utilizam, listamos um tutorial para melhorar a alimentação dos motores MWM Sprint 4.07 TCA (MWM 2.8).
Catálogo de peças MWM:
Procedimentos técnicos para desmontagem, inspeção técnica e montagem do motor:
O tutorial se refere a melhoria da alimentação de baixa pressão, utilizando uma bomba elétrica de combustível, que possui maior pressão, desde o tanque.
Para este tutorial será necessário uma bomba de combustível elétrica e externa de Gol GTI com seu respectivo pré-filtro diesel para proteger a bomba. Um catch tank, uma linha de combustível que seja compatível com a pressão de trabalho e um regulador de pressão.
Tutorial Completo Para Melhorar a Alimentação do MWM Sprint 4.07 TCA (MWM 2.8)
- No fundo do tanque, faça o trabalho para o catch tank.
- Conecte o filtro de combustível à nova linha e instale no cash tank
- Instale o dosador de pressão e o regule para 0,6 a 1 bar
- Instale a bomba de combustível em um suporte
- Ligue todo o conjunto
- Instale a nova linha no veículo
Catch Tank adaptado ao tanque de combustível – Fonte Mão Na Roda 4×4
Pre-filtro colocado na conexão do catch tank – Fonte: Mão na Roda 4×4
Bomba de combustível elétrica externa e suporte para que seja preso ao tanque. Fonte: Mão na Roda 4×4
Catch tank deve ficar na parte inferior do tanque e a bomba, pode ser montada na lateral. Fonte: Mão na Roda 4×4
Como o sistema deve ficar no veículo. Fonte: Mão na Roda 4×4
Fonte: Blog Mão na Roda 4×4
Resultados Obtidos
A potência e torque do motor aumentaram cerca de 10%, a marcha lenta do motor ficou mais silenciosa e o torque disponível em ocasiões que é mais necessário aumentou, porém junto com os benefícios o consumo aumentou cerca de 10%.
Confira o vídeo abaixo do funcionamento do sistema de alimentação do motor diesel MWM Sprint 2.8:
Funcionando o MWM 2.8 no Engesa Galego do canal Uxío Mtz
Veja a montagem de um motor MWM Sprint
Nota: este é um tutorial informativo e não tem como objetivo guiar todos os passos da execução do trabalho. Consulte sempre um mecânico profissional.
Crédito foto de capa do blog: Pinterest
Crédito da matéria: Blog Mão na Roda 4×4
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Bomba de Combustível
Carburadores
Bicos Injetores
Filtro de Combustível
Tanque de Combustível