Veja como aumentar a resistência da junta de cabeçote!

Veja como aumentar a resistência da junta de cabeçote

De concepção simples, o o-ring é um reforço que começou nos carros de competição e hoje é amplamente utilizado. Confira

A junta de cabeçote é responsável por garantir a vedação das câmaras de combustão, isolando galerias de água que fazem a refrigeração do motor, galerias de óleo que passam por bloco e cabeçote para a lubrificação e dessa forma, impedindo que os fluídos se misturem.

A composição da junta de cabeçote pode conter celulose, cobre, amianto ou aço, porém, hoje as mais comuns que são encontradas são juntas de fibra com hastes metálicas ou a de aço.

Com a necessidade cada vez maior de taxa de compressão para elevar a potência, as juntas de cabeçote passaram por atualizações ao longo dos anos.

Veja também:

Qual é a Melhor Junta de Cabeçote? Comum ou Aço?

Por que deve-se trocar os parafusos de cabeçote após a retífica?

As juntas de fibra hoje em dia, possuem um anel metálico para que, com a vedação, exista uma resistência maior próximo dos cilindros. A vantagem da junta em fibra é uma margem maior para problemas de planicidade de cabeçote e bloco.

Junta de cabeçote em fibra

A junta de aço possui uma resistência muito maior a calor e é muito utilizada em carros com alta taxa de compressão. No caso da junta de cabeçote em aço, a margem para problema de planicidade é mínimo.

Comparação da junta de cabeçote em fibra e em aço

Para lidar com problemas de junta de cabeçote, foi desenvolvido um novo método para suportar grandes taxas de compressão dinâmicas, que estão presentes nos carros com preparação e potência acima do especificado pela fabricante do motor. Neste caso, é utilizado um anel de vedação individual (o-ring).

A definição de o-ring no dicionário é um anel de vedação, podendo ser feito de diversos materiais. No caso de motores, o o-ring é feito em aço inoxidável ou cobre, para cada câmara de combustão, independente do restante da junta de cabeçote.

O o-ring é encaixado no bloco do motor ou cabeçote, aumentando a resistência a altas taxas de compressão e temperaturas

Segundo Artur Lima, da WOT preparações, é feito um retrabalho no bloco do motor para o encaixe do anel o-ring e dessa forma, ganha-se resistência exponencial para altas taxas de compressão.

Veja a seguir a explicação do Artur Lima da WOT sobre a utilização do sistema de o-ring para junta de cabeçote

O o-ring pode ser feito sob medida, dependendo do tipo de necessidade do motor, portanto os motores com grande preparação, que utilizam acima de 4 bar de pressão de turbo, costumam utilizar anéis mais altos, com cava tanto no cabeçote quanto no bloco para a vedação. Normalmente o o-ring é feito para a altura da junta de cabeçote original.

Anel o-ring feito no Sapinho Preparações (fonte: Sapinho)

Porém nem tudo são flores, como a junta de cabeçote é o elo mais fraco de um bloco de motor, ela também funciona como uma espécie de “fusível”, onde qualquer problema de alimentação ou arrefecimento, que eleve de sobremaneira a temperatura do motor, a junta de cabeçote de fibra ou aço se rompe, dessa forma, preservando boa parte das peças internas do motor. No caso do sistema com o-ring, devido sua resistência maior a temperaturas, é possível que um grande problema de aquecimento, danifique pistões e válvulas.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Cabeçote
Parafusos de cabeçote
Junta de Cabeçote
Pistões

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica