De concepção simples, o o-ring é um reforço que começou nos carros de competição e hoje é amplamente utilizado. Confira
A junta de cabeçote é responsável por garantir a vedação das câmaras de combustão, isolando galerias de água que fazem a refrigeração do motor, galerias de óleo que passam por bloco e cabeçote para a lubrificação e dessa forma, impedindo que os fluídos se misturem.
A composição da junta de cabeçote pode conter celulose, cobre, amianto ou aço, porém, hoje as mais comuns que são encontradas são juntas de fibra com hastes metálicas ou a de aço.
Com a necessidade cada vez maior de taxa de compressão para elevar a potência, as juntas de cabeçote passaram por atualizações ao longo dos anos.
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As juntas de fibra hoje em dia, possuem um anel metálico para que, com a vedação, exista uma resistência maior próximo dos cilindros. A vantagem da junta em fibra é uma margem maior para problemas de planicidade de cabeçote e bloco.
A junta de aço possui uma resistência muito maior a calor e é muito utilizada em carros com alta taxa de compressão. No caso da junta de cabeçote em aço, a margem para problema de planicidade é mínimo.
Para lidar com problemas de junta de cabeçote, foi desenvolvido um novo método para suportar grandes taxas de compressão dinâmicas, que estão presentes nos carros com preparação e potência acima do especificado pela fabricante do motor. Neste caso, é utilizado um anel de vedação individual (o-ring).
A definição de o-ring no dicionário é um anel de vedação, podendo ser feito de diversos materiais. No caso de motores, o o-ring é feito em aço inoxidável ou cobre, para cada câmara de combustão, independente do restante da junta de cabeçote.
Segundo Artur Lima, da WOT preparações, é feito um retrabalho no bloco do motor para o encaixe do anel o-ring e dessa forma, ganha-se resistência exponencial para altas taxas de compressão.
Veja a seguir a explicação do Artur Lima da WOT sobre a utilização do sistema de o-ring para junta de cabeçote
O o-ring pode ser feito sob medida, dependendo do tipo de necessidade do motor, portanto os motores com grande preparação, que utilizam acima de 4 bar de pressão de turbo, costumam utilizar anéis mais altos, com cava tanto no cabeçote quanto no bloco para a vedação. Normalmente o o-ring é feito para a altura da junta de cabeçote original.
Porém nem tudo são flores, como a junta de cabeçote é o elo mais fraco de um bloco de motor, ela também funciona como uma espécie de “fusível”, onde qualquer problema de alimentação ou arrefecimento, que eleve de sobremaneira a temperatura do motor, a junta de cabeçote de fibra ou aço se rompe, dessa forma, preservando boa parte das peças internas do motor. No caso do sistema com o-ring, devido sua resistência maior a temperaturas, é possível que um grande problema de aquecimento, danifique pistões e válvulas.
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