Qual é o melhor tipo de junta de cabeçote? Aço ou de fibra? Qual a diferença entre elas?
Os motores são divididos em duas partes fixas, bloco e cabeçote. O item responsável pela união desses dois componentes é a famosa junta.
A junta do cabeçote foi desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, porém isso não acontece na maioria das vezes.
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A durabilidade da junta depende de seguir à risca a manutenção preventiva e grande parte dos proprietários não tem a preocupação com estes cuidados que prolongam a vida útil dessas peças. O preço a ser pago é o da manutenção corretiva.
Na maior parte dos casos, a queima da junta se dá a problemas no sistema de arrefecimento que ocasionam alta temperatura de funcionamento.
As polias, bomba d’água, radiador e mangueiras sofrem desgaste e precisam ser verificados periodicamente. O líquido de arrefecimento tem papel fundamental na manutenção de todo o sistema e o uso de aditivo é um dos responsáveis por prolongar a vida útil destes componentes. Quando isso não ocorre a queima da junta é uma consequência devido ao superaquecimento.
Existem dois tipos de junta de cabeçote:
- Fibra ou cerâmica: é composta de papelão compactado com hastes de metais;
- Aço: feita do próprio material que é denominada.
Veja a seguir com o pessoal da Made for Street a diferença entre os dois tipos de junta de cabeçote
Entenda melhor qual é a diferença na prática dos dois tipos de juntas e saiba qual é a melhor opção por meio do canal da High Torque
Créditos da foto de capa do blog: Shutterstock
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