VW Brasilia: um Hatch ou uma Minivan? 40 Anos de Polêmica!

Com a necessidade de inovar, mas aproveitar ao máximo o que a VW oferecia, a história da VW Brasilia começa nos anos 70.

O projeto de Rudolph Leiding, presidente da Volkswagen do Brasil no início da década de 70 deu certo, a VW Brasília foi um sucesso! Porém, ela é Hatch ou uma Minivan?

Apesar de o executivo alemão ter assumido o controle do grupo mundial antes de ver o carro ganhar as ruas brasileiras, sua intenção era desenvolver um novo automóvel para suceder o Fusca.

No Brasil, o VW Fusca, assim como a VW Kombi e VW Variant foram sucesso de vendas pela montadora alemã, porém os outros modelos (VW-1600, Karmann-Ghia TC e TL), não chegaram a surpreender.

VW Brasilia 1973
VW Brasilia 1973 (fonte – Wikipedia)

O que seria esse novo carro?

O novo veículo produzida pela Volkswagen, deveria ser econômico e com amplo espaço interno. Em 1973, a Brasilia era apresentada ao público depois de diversos testes. No ano de 1973 ocorreram outros lançamentos na indústria automobilística brasileira:

VW Brasilia
VW Brasilia

Fonte: Antigo verde amarelo

Na época de seu lançamento, a imprensa não sabia diferenciar se a Brasilia e era uma miniperua, mini Variant e ainda o apelidaram de “anti-Chevette”.

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O interessante da VW Brasilia eram suas linhas modernas e ampla visão periférica que seus vidros proporcionavam, se diferenciando bastante da perua Variant.

VW Brasilia
VW Brasilia

Fonte: Autickar

Ficha técnica do VW Brasilia

Confira alguns dados técnicas da Brasilia, da Quatro Rodas:

Dados técnicos Brasilia
Dados técnicos Brasilia

Fonte: Quatro Rodas

O interessante da Brasilia era que o veículo possuía uma terceira porta, sendo assim a VW classificou como perua com o intuito de pagar menos impostos.

Apesar disso, a Brasilia era um automóvel hatchback como o Fiat 147 e o VW Gol.

 Função da terceira porta, a VW o classificou como perua para receber menor tributação
Função da terceira porta, a VW o classificou como perua para receber menor tributação

Fonte: Twitter

Frente, lateral e traseira da Brasilia

A frente do carro possui quatro faróis redondos e ainda contava com luzes direcionais no para-choque dianteiro.

Logo abaixo do vidro lateral traseiro estavam localizadas as entradas de ar para a refrigeração do motor.

Na parte de trás, abaixo do para-choque, uma pequena grade escondia o silenciador de única saída.

Interior da Brasilia

O mais interessante do projeto da Brasília era comportar até 5 passageiros com conforto, diferente do Fusca que foi usado como base para o projeto.

As malas ou objetos eram colocados no compartimento dianteiro, pois não havia o segundo porta-malas localizado atrás como na Variant.

Devido o compartimento do motor ficar incorporado ao interior do veículo, sendo coberto por uma tampa emborrachada e isolante térmico e acústico, o nível de ruido era um dos seus pontos fracos.

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Comparativo: Fusca x Fiat 147 x Brasilia x Chevette

Existia sobre a tampa do motor um pequeno espaço para colocar as malas, porém isso representava perigo tanto para os ocupantes do veículo como para o motorista, pois em caso de freadas bruscas ou colisão poderiam machucar os ocupantes do veículo.

Era possível colocar o bagageiro no teto, item comum da época, como uma forma de aumentar a capacidade de carga.

O estepe ficava na dianteira, como adotado em outros veículos com motor arrefecido a ar da fabricante.

VW Brasilia
VW Brasilia

Fonte: Carros antigos

Painel e direção

O interior da Brasília era simples porém o desenho era muito bem resolvido. No painel estava localizado o velocímetro, marcador de combustível e como item opcional, um relógio.

Painel Brasilia 1973Painel Brasilia 1973 (Wikipedia)

Painel VW Brasilia
Painel VW Brasilia 1978

Fonte: Quatro Rodas

O volante tinha cerca de 40 cm de diâmetro e na tampa do cinzeiro estava localizada a posições das marchas.

Os bancos tinham um desenho e linhas simples.

VW Brasilia em detalhes

VW Brasilia em detalhes

Fonte: Auto Portal

A Brasilia chegou como opção um pouco mais cara que o Fusca, mas a intenção era substitui-lo no decorrer do tempo.

O motor que equipava a Brasilia era o refrigerado a ar 1.6 litros de quatro cilindros opostos com carburador simples e era capaz de produzir aproximadamente 60 cv.

Motor VW
Motor VW

Fonte: Macfuca

A VW também posicionou o motor assim como o do Fusca, na traseira do veículo, proporcionando melhor aderência e tração, sendo ainda extremamente econômico, relatando cerca de 14 km rodados com um litro de combustível.

A Brasilia em competições

Em 1973 participou do World Cup Rally (Rali Copa do Mundo), porém não chegou em uma boa colocação.

A Brasilia 1973, com o número 17 estampado na porta e com as cores da Gulf deixou muitos veículos comendo poeira na Divisão 3.

Ingo Hoffmann ganhou em 1974 na classe A (motores até 1.600 cm3).

A Brasilia de Ingo deixou carros bem mais potentes comendo poeira na Divisão 3
A Brasilia de Ingo deixou carros bem mais potentes comendo poeira na Divisão 3

Fonte: Em foco

Brasilia de Ingo Hoffmann deixou carros bem mais potentes comendo poeira na Divisão 3
A Brasilia de Ingo deixou carros bem mais potentes comendo poeira na Divisão 3

Fonte: Em foco

Brasilia de Ingo Hoffmann na divisão 3 de 1975 do canal Rodrigo Lombardi

Melhorias e vendas

A Brasilia foi um sucesso de vendas entre jovens e famílias, em 1975 foram comercializadas cerca de 126.000 unidades.

A defasagem em relação à concorrência por conta do baixo desempenho era atendida a partir de 1976, com a adoção de dupla carburação no lugar de um único carburador. A mudança rendeu 65 cv e a sobrevida do modelo.

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Em alguns modelos houve a tentativa de melhorar o isolamento acústico, porém o problema não foi resolvido.

Em 1977, a Brasilia trazia novidades como: painel imitando madeira, porta-luvas com tampa e novo estofamento.

No ano de 1978 ganhava certos requintes:

  • Ressaltos sobre o capô
  • Lanternas traseiras novas , com um desenho frisados
  • Para-choques com ponteiras de plástico nas laterais

No interior, a Brasilia tinha almofada central como o VW Passat e desembaçador elétrico opcional do vidro traseiro.

Não contava mais com os frisos finos que percorriam o emblema VW dianteiro.

Confira um VW Brasília com muita paixão investida

Brasilia 1978 do canal Marcelo Tonella 

O modelo de 5 portas!

Em 1979 a versão 4 portas foi exportada para Nigéria, Portugal e Filipinas, porém não caiu no gosto dos brasileiros, ela era mais utilizada por taxistas do que por famílias.

Acabou a gasolina, e agora?

Devido a crise do petróleo, as fábricas necessitavam encontrar soluções para que seus veículos fossem ecobômicos.

A solução foi o acelerador de duplo estágio que passou a equipar o modelo em 1977. Porém, como era extremamente desconfortável para o motorista pisar, o recurso utilizado pela VW levava o motorista a pisar com menos força no pedal.

Muitos motoristas retiravam a mola, devido ao desconforto.

Os concorrentes como o Fiat 147 e o Chevette Hatch por serem mais modernos e econômicos se sobresaíram.

Com a modernização da frota e o lançamento do VW Gol, a Brasilia parou de ser produzida em Fevereiro de 1982.

Foram mais de um milhão de exemplares produzidos e 950.000 vendidos no mercado interno.

Curiosidade sobre a Brasilia Amarela!

Foi um carro icônico nos 90, por causa da banda Mamonas Assassinas que personalizou uma Brasilia.

A Brasilia foi homenageada em uma música da banda que rendeu milhares de discos vendidos na época.

Brasilia amarela Mamonas Assassinas
Brasilia amarela Mamonas Assassinas

Fonte: Esquenta Cidade

Brasilia amarela Mamonas Assassinas
Brasilia amarela Mamonas Assassinas

Fonte: Esquenta Cidade

Brasilia amarela Mamonas Assassinas
Brasilia amarela Mamonas Assassinas

Fonte: Esquenta Cidade

Brasilia amarela Mamonas Assassinas
Brasilia amarela Mamonas Assassinas

Fonte: Esquenta Cidade

Um rolê na Brasilia amarela dos Mamonas Assassinas do canal Fofocas e notícias

Créditos foto de capa Blog: Rafael Micheski

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