10 Diferenças Entre o GTi e GTS Que Todo Dono de AP Deve Saber!
Em 1989, ano de seu lançamento, o Gol GTi era um dos carros mais caros do cenário brasileiro. Mas, para quem buscava performance e exclusividade, isso não era um problema. O Gol GTi era mais rápido que seus concorrentes diretos, fazendo 0-100 km/h na casa dos 9,2 segundos e sua potência era apenas 1 cv a menos que o Opala Diplomata 4.1 (não estamos falando de torque, nesse caso).
Gol GTi
O motor 2.0 do GTi tinha peculiaridades.
Apesar do projeto de injeção eletrônica e etanol já estarem rondando os centros de desenvolvimento das montadoras nos anos 80 (caso do escort CHT, por exemplo), o Gol GTi aceitava trabalhar somente com gasolina, e foi assim até o fim de sua carreira. Sendo o Monza, no final de 1991 o primeiro carro a oferecer injeção eletrônica monoponto abastecido com etanol, posteriormente, com a injeção multiponto, o Omega.
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Além do motor com injeção, o motor do GTi recebia tuchos hidráulicos enquanto o Gol GTS permanecia com tuchos mecânicos. Tornando o Gol GTi mais silencioso, em relação ao Gol GTS.
Confira um pouco mais sobre o Gol GTI neste vídeo do canal Renato Bellote!
A potência do Gol GTi era de 120 cv a 5600 rpm, apresentando torque de 18,35 mkgf a 3.200 rpm fornecendo respostas imediatas quando pisava-se no acelerador.
As retomadas de velocidade eram muito rápidas, garantindo maior segurança em ultrapassagens.
Ao ultrapassar os 6.000 rpm por conta do descarregamento dos tuchos do cabeçote, sentia-se uma grande perda de potência. Algo que no GTS, apesar das vibrações, não teria problemas.
Gol GTS
O Gol GTS dotado também com o motor AP com o mesmo comando de válvulas do GTi porém, carburado, não negava fogo em relação ao GTi, mesmo não sendo tão forte o mesmo conseguia uma performance que não se diferenciava tanto em relação ao irmão.
A sua potência era maior também do que a disponibilizava em seu catálogo, que informava um motor de 99 cv sendo que a real beirava ao 106 cv.
Isto acontecia devido a alícota de impostos da época, e era feita este tipo de manobra para que o modelo fosse mais acessível.
Mesmo com o apelo esportivo, o Gol GTS possuía os discos de freios dianteiros sólidos, sofrendo mais em situações de frenagem, em comparação ao GTi.
Gol GTi e Gol GTS
O painel de ambos os carros era praticamente o mesmo, o conhecido e aclamado por todos os amantes dos VW, o painel satélite que, dava um ar sofisticado e moderno para os modelos da época. A diferença ficava pela iluminação, laranja no GTS e vermelha no GTi.
Gol GTi & Gol GTS no canal Renato Bellote
O GTi possuía vidros e retrovisores elétricos de série, porém eram itens opcionais no GTS.
Ambos também tinham os bancos Recaro, volante de quatro raios e quatro botões de buzina (4 Bolas) e o toca fitas que era febre na época.
Ambos possuíam ótima estabilidade e um excelente conjunto de suspensão que garantia a segurança e conforto do veículo.
Em relação ao câmbio, apresentava a embreagem razoavelmente dura, prejudicando a condução pelo motorista, porém era um defeito típico nos modelos de época da Volkswagen.
Ficha Técnica do GTi e GTS
Gol GTS | Gol GTi | |
Motor | diant., longit., 4 cil. em linha, 1781 cm³, 81 x 86,4 mm, carburador de corpo duplo, álcool, 99 cv a 5 600 rpm, 14,9 mkgf a 3 600 rpm | diant., longit., 4 cilindros em linha, 1 984 cm³, 82,5 x 92,8 mm, injeção, gasolina, 120 cv a 5 600 rpm, 18,35 mkgf a 3 200 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Direção | mecânica, pinhão e cremalheira. Diâmetro de giro: 10,2 m | mecânica, pinhão e cremalheira. Diâmetro de giro: 10,2 m |
Suspensão | dianteira: McPherson; traseira: semi-independente com eixo em V trabalhando em torção | dianteira: McPherson; traseira: semi-independente com eixo em V trabalhando em torção |
Freios | disco sólido na dianteira e tambor na traseira | disco ventilado na dianteria e tambor na traseira |
Diferenças entre o Gol GTi e GTS
GOL GTI | GOL GTS |
Motor AP 2.0 | Motor AP 1.8 |
Comando 49H | Comando 49G |
Tucho Hidráulico | Tucho Mecânico |
Somente a Gasolina | Gasolina e Álcool |
Bancos Recaros com Encosto Vazado | Banco Recaro com Encosto Normal |
Painel de Instrumento cor Vermelha | Painel de Instrumentos cor Laranja |
Disco Ventilado na Dianteira | Disco Solido na Dianteira |
Velocidade Máxima 175,3 KM/H | Velocidade Máxima 168,3 KM/H |
Fonte: Quatro Rodas
No Final das Contas
Qual é a sua escolha? Gol Gti ou Gol GTS?
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Crédito foto de capa: Rafael Micheski
Crédito do Texto: Revista Quatro Rodas
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