Graças a injeção eletrônica, podemos misturar álcool e gasolina em qualquer proporção, mantendo o perfeito funcionamento do motor Flex do veículo.
No ano de 2003, era lançado o primeiro carro bicombustível do Brasil: Volkswagen Gol 1.6 com motor Flex.
Ao longo dos anos foram feitos diversos aprimoramentos no funcionamento e eficiência desse sistema.
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O motor flex consegue dosar a quantidade correta de combustível presente no motor a partir da análise de dados, realizada pela ECU (Engine Control Unit – Udidade de Controle do Motor), recebido de diversos sensores encontrados no motor do veículo.
Os sensores que atuam são: sonda lâmbda, sensor de fluxo de ar (MAF), sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP),sensor de rotação do motor, sensor de temperatura do motor, sensor de temperatura do ar de admissão e sensor de posição da borboleta (TPS).
Os atuadores comandados pela ECU são: motor de passo de controle de marcha lenta (IAC), bomba de combustível, bicos injetores, bobina de ignição e vela de ignição.
Confira na matéria Como Funciona a Injeção Eletrônica tudo sobre estes sensores, atuadores e como eles trabalham em conjunto com auxílio da ECU.
Como Funciona? Consumo: Álcool x Gasolina do canal Mecânica Descomplicada
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Crédito da foto de capa: Imagesthai
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